sábado, 27 de setembro de 2008

Imagem de Nossa Senhora Aparecida visita Fortaleza


Criada aos 8 de dezembro de 1958, através do decreto 131/58 de D. Antonio de Almeida Lustosa, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, do Montese, em Fortaleza, completa, neste ano de 2008, seus 50 anos de existência, portanto está fazendo seu Jubileu de Ouro. Esta paróquia surgiu como fruto de um trabalho pioneiro e missionário de um valoroso sacerdote, conhecido como Padre Francisco, nos idos de 58, quando houve uma das grandes secas no Ceará. Com o incentivo da piedade popular, novenas e peregrinações, o local onde hoje é a igreja era "acampamento" de flagelados da seca, transformado posteriormente num templo católico. Para festejar a data de seu jubileu, seu 5º pároco, Pe. Severino Guedes, proclamou em Carta Pastoral Paroquial o "1º Ano Eucarístico, Missionário e Mariano" de sua história, que teve início no dia 8 de dezembro de 2007 e se estenderá até igual data de 2008, humilde e devidamente acatada pelo novo pároco, Pe. Gabriel Brilhante Holanda. Para tanto, foi preparado um calendário de atividades litúrgicas, materiais e sociais que vão desde as celebrações especiais, seminários eucarístico e mariano, missões populares até a construção de um ícone em frente à Matriz, comemorativo ao cinqüentenário, e a lançamento de livros sobre a Paróquia, sobre Jesus Cristo, de cantos e da própria festa. O ponto alto do jubileu será "Festa da Padroeira dos 50 anos" a ser aberta no dia 2 de outubro, com a vinda da imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, do próprio Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.
Chegou nesta segunda-feira (22) a Fortaleza a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A presença da Imagem, pela primeira vez no Ceará, como parte das comemorações do jubileu de ouro da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Montese. No início da tarde, a imagem foi recebida por milhares de fiéis no terminal antigo do Aeroporto Pinto Martins. Os devotos da padroeira fizeram fila para reverenciar a presença da Santa na Capital. Do aeroporto, uma procissão seguiu, pelas ruas do Montese, até chegar à paróquia. A imagem foi levada por um caminhão do Corpo de Bombeiros, nas mãos do padre Antônio Clayton Santana, que conduziu a imagem desde o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, do município de Aparecida, no Estado de São Paulo, e cumpre a missão de acompanhar a Santa em sua passagem por Fortaleza.
A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida ficará em Fortaleza até o dia 3 de outubro. Além de missas na Paróquia do Montese, a imagem também estará presente nas celebrações de três capelas do bairro Serrinha (de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Guadalupe, e das Vitórias); na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no Joaquim Távora; na Igreja do Imaculado Coração de Maria, no Henrique Jorge; e na Paróquia do Senhor do Bonfim, no Monte Castelo. Veja o vídeo sobre a chegada da imagem divulgado pelo "Diário do Nordeste" no youtube.

Nenhum comentário: