domingo, 14 de setembro de 2008

Fundador dos Arautos do Evangelho é nomeado Monsenhor pelo Papa

A Basílica de Santa Maria Maior (do italiano Basilica di Santa Maria Maggiore), ou Basílica de Nossa Senhora das Neves, ou ainda Basílica Liberiana, é uma das basílicas patriarcais de Roma.Foi construída entre os anos 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso (em 431).Entretanto, a data da fundação da basílica remete ao pontificado do Papa Libério (352-366).É a primeira Igreja dedicada a Virgem Maria no Ocidente, e uma das mais belas e adornadas de toda a cidade. Uma das interessantes características de Sta. Maria Maior é a de ter o campanário mais alto de Roma, com cerca de 75 m de altura.A exuberância desta basílica é representada pela mais pura perfeição artística e se torna num dos mais convidativos locais para recolhimento e oração.
A origem do Cabido Liberiano remonta ao século XII, contando atualmente com 31 Cônegos, 7 dos quais são honorários. Por tratar-se de uma Basílica Papal, os membros do Cabido são criados pelo Sumo Pontífice, sendo-lhes conferida a dignidade de Protonotários Apostólicos supranumerários.
Foi nessa igreja rica em significados para a Igreja que o padre João Scognamiglio Clá Dias, Fundador e Presidente dos Arautos do Evangelho, foi nomeado cônego nesta data, 14 de setembro de 2008. Monsenhor João S. Clá Dias, EP, foi elevado a cônego da referida basílica papal por Bula de Bento XVI, tendo sido admitido pelo Cabido Liberiano da Basílica Papal de "Santa Maria Maggiore", que é presidido pelo Cardeal Francis Bernard Law. A solene cerimônia ocorreu na Capela Sforza, seguida depois por uma Celebração Eucarística presidida pelo mesmo Cardeal e concelebrada por Mons. João Clá, pelos membros do Cabido Liberiano e numerosos sacerdotes
Nesta histórica e belíssima basílica, encontram-se expostas à veneração dos fiéis algumas das mais veneráveis relíquias da Cristandade: as tábuas da Manjedoura do Presépio, em que repousou Jesus Menino na noite de Natal.
Relíquia da Manjedoura do Menino Jesus exposto em Santa Maria Maggiore.

Nenhum comentário: