quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Erigido templo da ciência, uma nova religião?

De vez em quando o blog Desafiando a Nomenklatura Científica divulga coisas estarrecedoras do mundo cienfítico. Esta última, apanhada na publicação americana New Scientist, desconcerta os espíritos mais lúcidos. É que em Berkeley, Califórnia, a ciência vai ter nada mais nada menos do que um "templo da religião da ciência". É uma história que vem se repetindo aos longo dos anos: sempre se cria um ou mais "templos" e com isso se pretende confrontar principalmente o Cristianismo, oferecendo a algumas pessoas uma opção de fé que dizem "mais racional". Até mesmo uma oração ao "santo" Darwin já foi composta para ser rezada naquele "templo", e composta dessa forma: “Louvado seja Darwin! Hoje nós estamos aqui reunidos para agradecer aqueles cientistas que nos deram algo para sustentar nossos espíritos neste tempo de vacuidade religiosa. Agora que nós cremos que existe tal coisa como espírito, ou alma, mas você sabe o que eu quero dizer com isso.”
Ironizando a "religião" da ciência, assim comenta a certa altura o autor do blog:
"Gente, eu fiquei estupefato diante desse cientificismo desbragado que ocorre diante de nossos olhos numa cultura que se diz laica e científica. Esse tipo de “oração” sem dúvida que dará início a uma série de “sermões científicos” pelo Rev. Richard Dawkins, Rev. Daniell Dennett et caterva, lá no “Atheon”, um prédio de dois andares em Berkeley, justamente na saudosa Berkeley dos radicais como Ângela Davis [Cara, me belisca que eu não tô acreditando nessa, mano!] com o objetivo de “fornecer uma casa
para pessoas racionais na Califórnia”. O templo é uma obra de arte, mas apóia o cientificismo.
Depois segue uma citação do website do Atheon :
“O Atheon é um templo secular devotado à adoração científica. Trazendo satisfação espiritual através da exposição da mais recente pesquisa em áreas desde a cosmologia à mecânica quântica, o Atheon oferece uma alternativa não denominacional às religiões teocêntricas como o judaísmo, cristianismo, e islamismo. O nosso credo é fazer a fé racional". Fica assim cada vez mais patente que evolucionismo, cientificismo racional (ou racionalismom, como queiram), laicismo, etc., etc, e tantos "ismos" que acompanham a mentalidade moderna de tudo o que é moda em matéria de ciência e razão, nada mais é do que uma filosofia, uma religião, um credo... acredite quem quizer!

Nenhum comentário: