sábado, 13 de junho de 2009

O comunismo morreu?

Pelo retrospecto das últimas notícias, tudo indica que o comunismo (ou o que resta dela) continua mais vivo do que nunca. Basta que olhemos para o panorama politico de vários países, como a China, o Vietnã, a Coréia do Norte, Cuba, etc., todos eles dominados pelo partido único, o PC. Aliás, se voltarmos nossos olhos para a velha Rússia não veremos coisa muito diferente, pois lá quem manda ainda são os comunistas, é o PC quem governa o país. E nos outros países, o que foi feito do velho e caduco partido comunista? Morreu esclerosado? Ou continua vivo, mostrando seus dentes afiados através de alguns representantes esparsos pelo mundo?
Realmente, é de assustar como é que ainda tem gente que defende regimes tão desumanos como o socialista ou o comunista, mas é uma realidade patente em várias partes do mundo. Inclusive no Brasil, onde vários dirigentes sindicais e políticos de esquerda ainda "sonham" (pare eles um sonho, para o povo um pesadelo) com o seu fabuloso regime. Um exemplo, dentre muitos, podemos ver nesta notícia estampada pela "Folha de São Paulo":

Líder sindical na USP já fez 12 greves e prega revolta armada

Na pauta de reivindicações de funcionários grevistas da USP, o primeiro item, escrito em negrito e letras maiúsculas sob o título "questões políticas", é a "readmissão do diretor do sindicato Brandão".
O Brandão em questão é o ex-servidor Claudionor Brandão, 52, um dos cabeças do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) e da atual paralisação, que completa hoje 40 dias.
Membro de um grupo denominado "Liga Estratégia Revolucionária", uma dissidência do PSTU, ele acredita que só com a revolução seja possível alcançar o comunismo.
Ex-servidor da USP Claudionor Brandão, 52, um dos cabeças do sindicato dos trabalhadores da universidade e da atual paralisação, que completa hoje 40 dias.
Revolução armada? "Você viu as bombas do coronel Longo? Acha que é possível derrotar aquilo só com palavras?", diz, referindo-se ao confronto com a Polícia Militar na última terça na USP (saldo de dez feridos). O tenente-coronel Cláudio Longo dirigiu a operação.
No episódio, Brandão foi detido por desacato e resistência à prisão. Ele afirma que apenas tentou dialogar com o policial que prendia um colega. Foi solto no mesmo dia, após a realização de um "termo circunstanciado". A ele juntam-se outros sete boletins de ocorrência (por ameaça, invasão, dano ao patrimônio e atentado violento ao pudor, entre outros), outro termo circunstanciado e três inquéritos policiais.
"Qualquer diretor sindical ativo tem um monte de processos. Todos foram arquivados por falta de provas. Nunca fui preso." A Secretaria da Segurança Pública afirmou que não teria ontem como verificar o andamento dos casos.
Desde 1987, trabalhava na antiga prefeitura da universidade, reparando e instalando aparelhos de ar condicionado. Acabou demitido em dezembro passado, após um processo administrativo iniciado em 2005.
Foi acusado de "ter invadido uma biblioteca, ameaçado as pessoas e colocado em risco o acervo", conta. Na ocasião, entrou na biblioteca da faculdade com mais 50 funcionários da FAU para levar os servidores do local para um piquete.
A reitoria da universidade não se manifesta sobre os motivos que levaram à demissão por uma "proibição legal".
A punição terminou em demissão por causa da reincidência: em outubro, ele havia sido condenado a 20 dias de suspensão por outro processo administrativo de 2006, quando apoiou um protesto de trabalhadores terceirizados e foi acusado de "desvio da função sindical", segundo ele. "A demissão é perseguição política."
Filiado ao sindicato desde 1988, já foi três vezes da diretoria. Participou de 12 greves e diz que "o diálogo [com a reitoria] ficou cada vez mais difícil". Um exemplo, diz, é a entrada da PM na USP. "É a prova da incapacidade da reitora Suely Vilela de resolver os problemas da universidade." Segundo ele, se ela não ceder, a greve continuará.
Em 1998, foi candidato a deputado estadual pelo PSTU; teve 439 votos. Desde a demissão, vive com R$ 2.600, pagos pelo sindicato -mesmo valor que recebia como servidor da USP.

Nenhum comentário: