terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

PROBLEMAS DA VIDA MODERNA (IV)

O anonimato despersonalizante das metrópoles modernas

Continuamos a divulgação de trechos da reportagem publicada pelo jornal “Diário de São Paulo”, nos dias 24 e 28 de outubro de 1964:
“Outro fator de neuroses e desequilíbrios emocionais que uma cidade como São Paulo provoca é, segundo a opinião do sr. Wilhelm Kenzler, “o fato da pessoa não poder ser ela própria, não ter valor pelo que é e só em função de posições que ocupe ou bens materiais que tenha”. Isto provoca certas distorções na personalidade, pois incentiva a competição e torna a sociedade mais materializada a desumana. Acha o analista que todas as pessoas precisam ter a coragem de renunciar em parte aos valores que a cidade impõe e a vida industrializada fomenta, e cultivar mais seus valores básicos, íntimos, que geralmente numa cidade como São Paulo ficam esquecidos. Entre esses valores básicos está a vida familiar. (...) Deve também procurar integrar-se em pequenos grupos que tenham os mesmos centros de interesses (...). (...) tanto quanto possível, levar a vida de cidade pequena dentro de São Paulo.
“De tal forma o paulistano desvirtuou seu sistema de viver, que dentro de sua constante pressa e vida alucinada, ele chega a condenar o “bate-papo” ou a criticar os brasileiros de outras cidades, que gastam um tempo enorme em “conversa fiada”.
“Pois o “bate-papo” sem compromisso, sem horário, e sem um motivo determinante é fator de equilíbrio emocional. (...) No entanto, a televisão, o cinema, são causas de neuroses porque são distrações em que a pessoa é apenas espectador e, portanto, consumidor, não participando, não permitindo relacionamento. E quando a pessoa não consegue se relacionar de forma sadia, geralmente vai procurar ambientes onde o relacionamento seja mais fácil, como o jogo, os vícios, a boemia, a prostituição, etc. Da mesma forma, quando o homem não encontra satisfação na vida de adulto, regride à infância. Vai beber bastante, fumar demais, jogar, procurar formas mais fáceis de auto-realização. Isto se verifica enormemente numa cidade como São Paulo".

Repetimos: hoje isto se verifica em toda cidade grande como São Paulo... em qualquer país do mundo é a mesma coisa.

Nenhum comentário: