sábado, 2 de fevereiro de 2008

Minhas credenciais

O título deste blog deve ser facilmente assimilado para um certo grupo de pessoas, mas não para a maioria - "quodlibeta" não é uma palavra de uso comum, trata-se de um termo antigo, muito antigo mesmo, mas que, trocando em miúdos, significa uma conversa amigável, uma palestra informal ou um bate-papo entre pessoas que comungam os mesmos ideais ou que estudam as mesmas matérias, num momento de distensão. Sendo assim, pretendo aqui entreter-me com alguns amigos sobre aqueles temas que nos são comuns e que promovam um enriquecimento maior de nossa cultura e dos nossos conhecimentos gerais.
Mas quem somos nós? O que há de comum para identificar o comunicador com quem está se comunicando? O ponto principal para elucidar esta questão está junto ao comunicador; desta forma, o leitor deverá saber com quem está se comunicando, isto é, qual é seu pensamento, sua filosofia, sua maneira de ver a vida. Logo depois, percebendo a similaridade de idéias, ou, pelo menos, sua proximidade, procurará entreter-se com ele.
Antes de tudo, sou católico: nasci, fui criado, educado, vivo e vou morrer na fé católica. Minha fé não é só baseada na missa domingueira, embora a Santa Missa seja o cerne principal de nossa religião: meus princípios religiosos abrangem toda uma visão do universo, da sociedade, da cultura, da civilização, da pessoa humana, etc. Desta forma, é como católico que analiso os problemas sociais, étnicos, morais, políticos, etc. Muitos verão nestas análises algum alinhamento ideológico com várias correntes afins com os católicos, como o anticomunismo, o antiprotestantismo, a seriedade de princípios morais, a luta pela vida e contra o aborto e a eutanásia, mas tudo será centralizado numa única linha de pensamento, isto é, a Doutrina Social da Igreja. Isto será sempre assim porque, como pretendo ser fiel à minha religião, devo, antes de tudo, seguir rigorosamente o que ensina a Igreja Católica através dos documentos pontifícios, de seus doutores, de seus santos, de seus bispos, etc.
Caro amigo, mesmo que você não seja católico não gostaria também de participar de meu "quodlíbeta?". Quem sabe, aqui neste espaço você poderá encontrar algo que anda procurando para elucidar alguma dúvida, alguma questão, ou então, melhor ainda, poderá trazer algo de novo para que nosso convívio seja o mais ameno, mais agradável possível.
Mas se você comunga com os mesmos ideais da Santa Igreja Católica, melhor ainda! Seja benvindo! Tenho certeza de que vai tirar muito proveito dos temas aqui abordados.

Nenhum comentário: