terça-feira, 29 de dezembro de 2020

MEDITAÇÕES PARA O ADVENTO (XXXI)

 



    COMENTÁRIOS DE SÃO TOMÁS DE AQUINO

 BRILHO DA ALMA PENITENTE

 Em um sentido místico, podemos considerar que a entrega da Bem-Aventurada Virgem Maria significa a entrega da alma penitente, como é dito em Isaías: “Por causa do teu temor, Senhor, nós concebemos e demos à luz um espírito de saúde” (de boas obras) (26, 18). Misticamente apropriado para este nascimento é o local do nascimento de Cristo, isto é, Belém. É por isso que São Bernardo diz: "Se fores também Belém pela contrição do coração, de modo que as tuas lágrimas sejam seu pão dia e noite, e esta refeição traz alegria contínua (Belém é interpretada como casa do pão), e se fores Judá pela confissão e cidade de David pelas obras de satisfação, Cristo nascerá em você, e se encherá de alegria seu coração pela graça no presente e pela glória no futuro. "

Mas deve-se notar que, após a entrega da penitência, a alma penitente deve se embrulhar com as fraldas da caridade contra a falta de jeito do pecado, que consiste na desordem interna da alma; deve reclinar pelo amor da humildade contra o orgulho, que é uma aversão; e ficar na manjedoura de aspereza por uma penitência proporcional ao deleite do pecado, que é uma orientação para o mal.

Da primeira coisa que é dito em Provérbios: A caridade cobre todas as faltas (10, 12). Mas devemos nos envolver com esse pano em todos os lugares: primeiro, para amar a Deus que está acima de nós; segundo, para nós mesmos; depois, para o que está ao nosso lado, ou seja, para nosso vizinho; Quarto, para o que está abaixo de nós, é digamos, ao nosso corpo. Essas quatro coisas devem ser amadas com caridade, como diz Santo Agostinho.

Sobre este último, lemos no Salmo (50, 19): Para o coração contrito e humilhado, não o desprezarás, ó Deus. É por isso que diz São Bernardo: “A humildade merece a estima de Deus, submete-nos a Deus, somos atraídos pelo prazer de Deus, como disse a Bem-Aventurada Virgem: Porque olhou para a baixeza do sua escrava.”(Lc 1,48).

Quanto ao terceiro, o Evangelho diz: Então dê frutos digno de penitência (Lc 3,8). E São Bernardo: “Fuja da volúpia, porque nela a morte é emboscada às portas de deleite. Faça penitência, porque através dela virá o reino de Deus. Isso é o que o estábulo prega para você, a manjedoura chama, dizem aqueles membros infantis, suas lágrimas e choramingos o anunciam. " (De Humanitate Christi).

  (Extraído de “MEDULLA S. THOMAE AQUITATIS PER OMNES AMNI LITURGICI SEU MEDITATIONES EX OPERIBUS S. THOMAE DEPROMPTAE.- Recopilação de Fr. Mezar, OP, e tradução do latim para o espanhol por Luís M. de Cádiz)

 

 MEDITAÇÕES DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO PARA A OITAVA DE NATAL E OS DIAS SEGUINTES ATÉ A EPIFANIA.

- DO NASCIMENTO DE JESUS

Andei errante, como ovelha, que se desgarrou; busca o teu servo. Senhor, sou essa pobre ovelha que, para seguir seus gostos e caprichos, se perdeu  miseravelmente; mas vós, Pastor e Cordeiro divino, viestes do céu para salvar-me imolando-vos sobre a cruz como vítima de expiação por meus pecados: Eis o Cordeiro de Deus, eis o que tira o pecado

Se quero pois corrigir-me, que tenho a temer? não devo confiar inteiramente em vós que nascestes justamente para salvar-me? Eis que Deus é meu Salvador; agirei com confiança e nada temereis. E que maior prova de misericórdia poderíeis dar-me, meu doce Redentor, para obrigar-me a confiar em vós, do que o terdes vos dado a mim? Ó caro Menino, quanto sinto ter-vos ofendido! Eu vos fiz chorar no estábulo de Belém, mas, sabendo que viestes para me buscar, lanço-me aos vossos pés; e embora vos veja tão aflito e humilhado nesse presépio em que repousais sobre palha, reconheço-vos por meu Rei e meu soberano Senhor. Ouço os vossos ternos vagidos, que me convidam a amar-vos, e me pedem o coração; ei-lo, Jesus, estou agora aos vossos pés para vo-lo oferecer; transformai-o e inflamai-o, já que viestes ao mundo para abrasar os corações de vosso santo amor. Ouço-vos dizer-me do presépio: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração; e eu respondo: Ah! meu Jesus, se não amo a vós que sois meu Senhor e meu Deus, a quem amarei então? Vós vos declarais minha propriedade pois que nasceis para vos dar todo a mim; e eu recusaria ser vosso? Não, meu amado Senhor, dou-me todo a vós, e amo-vos de todo o meu coração. Sim, amo-vos, amo-vos, amo-vos, ó Bem supremo, único amor de minha alma! Por favor, recebei-me hoje, e não permitais eu cesse jamais de amar-vos. Ó Maria, minha Soberana, eu vos conjuro pela alegria de que fostes inundada a primeira vez que os vossos olhos viram vosso divino Filho em seu nascimento e os vossos braços o apertaram contra o vosso seio materno, pedi-lhe aceite a oferta que lhe faço de mim mesmo, e me prenda a ele para sempre pelo dom de seu santo amor.

(SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO - “Encarnação, Nascimento e Infância do Menino Jesus” – de Santo Afonso Maria de Ligório – Coleção Clássicos da Espiritualidade Católica, págs. 179/180)

 

 


Nenhum comentário: