domingo, 6 de dezembro de 2020

MEDITAÇÕES PARA O ADVENTO (VIII)

 




 Segundo domingo do Advento 

 COMENTÁRIOS DE SÃO TOMÁS DE AQUINO

 - A PENITÊNCIA

 Fazei penitência porque o reino dos céus está próximo (Mt 3, 2).

I. Fazei penitência. São João Batista anuncia com isso uma nova vida, como diz Santo Agostinho: “Quem está em dívida com a sua vontade não pode começar uma nova vida, se você não se arrepender da vida passada." É por isso que São João convida primeiro à penitência e depois anuncia a salvação: o reino dos céus se aproximou, faça penitência porque ele obtém o perdão dos pecados. E São João Crisóstomo diz: “Quando o Filho de Deus nasce, Deus faz uma pregação ao mundo. "

Deve-se notar que uma coisa é fazer penitência e outra é arrepender-se. Se arrepende quem chora os pecados e se empenha em não cometer o que é digno de pranto. Todo o significado e força da palavra arrepender-se é o propósito de firmeza de vontade. Arrepender-se quer dizer: não cometa o que é digno de pranto, esteja determinado a não cometer pecados; pois isso é essencial para o arrependimento. Mas "fazer penitência" é satisfazer pelos pecados, como disse o Evangelho (Lc 3,8): “Fazei, pois. frutos dignos de penitência”. Aqui se trata de penitência após o batismo. Pelo que diz São Pedro (Atos 2, 38):  Arrependei-vos, no sentido de uma preparação para alcançar a salvação.

II. Ele chegou mais perto. Nunca nas Escrituras do Antigo Testamento encontrar uma promessa do reino dos céus. São João Batista é o primeiro que o anuncia, como convém à sua dignidade.

O reino dos céus é entendido de quatro maneiras:

1º) Às vezes a presença de Cristo em nós é entendida por graça: O reino de Deus está dentro de você (Lc 17:21). É dito reino do céu, porque o estado de graça é em nós o caminho do reino celestial.

2ª) Outras vezes significa a Sagrada Escritura. Nesse sentido, diz São Mateus (21, 43): O reino de Deus será tirado de você, isto é, a Sagrada Escritura. E é chamado de reino porque é a lei que conduz ao reino.

3º) Às vezes também se aplica à Igreja militante: O reino do céu é como uma rede que, lançada ao mar, reúne todos os tipos de peixes (Mt 13, 47). E ela é chamada de rainha do céu, porque ela é constituída ao modo da Igreja Celestial.

4°) Finalmente, a corte celestial é chamada de reino dos céus: Eles virão muitos do Oriente e do Ocidente, e se estabelecerão com Abraão, Isaac e Jacó no reino dos céus (Mt 8:11).

Antes de São João, apenas se fazia menção ao reino dos jebuseus (Ex 3, 8.17), mas agora o reino dos céus está prometido à sua Igreja. (Em Matth., III)

 (Extraído de “MEDULLA S. THOMAE AQUITATIS PER OMNES AMNI LITURGICI SEU MEDITATIONES EX OPERIBUS S. THOMAE DEPROMPTAE.- Recopilação de Fr. Mezar, OP, e tradução do latim para o espanhol por Luís M. de Cádiz)

 



AFETOS E SÚPLICAS DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

- Deus autem qui dives est in misericordia, propter nimiam caritatem suam qua dilexit nos, et cum essemus mortui peccatis, convivificavit nos in Christo. -  Deus, que é rico em misericórdia, premido pelo excessivo amor com que nos amou, quando éramos mortos pelos nossos pecados, nos deu a vida em Jesus Cristo (Ef 2,4)

Ó meu Jesus, se não tivésseis aceito e sofrido a morte por mim, eu permaneceria na morte do pecado, sem esperança de salvar-me nem de poder jamais amar-vos. Por vossa morte me restituístes a vida; mas eu a perdi depois voluntariamente e muitas vezes, tornando a pecar. Morrestes para ganhar o meu coração, e eu, com minhas rebeliões, o fiz escravo do demônio; eu vos tenho desprezado e recusado reconhecer-vos por meu Senhor. Tudo isso é verdade, mas é verdade também que não quereis a morte do pecador, mas que se converta e viva, e morrestes para dar-nos a vida. Arrependo-me de vos haver ofendido, meu caro Redentor; perdoai-me pelos méritos de vossa Paixão. Dai-me a vossa graça, dai-me a preciosa vida que me adquiristes com a vossa morte e reinai de hoje em diante plenamente em meu coração. Não quero mais estar sob o poder do demônio: ele não é o meu Deus, ele não me ama, ele nada sofreu por mim. O demônio nunca foi o legítimo possuidor
do meu coração, ele o roubou; vós só, meu Jesus, vós só sois o seu verdadeiro dono, vós que me criastes e me resgatastes com o vosso sangue; só vós me tendes amado, e a que ponto! É pois justo que vos consagre sem reserva o resto de minha vida. Dizei o que quereis de mim, quero satisfazer-vos em tudo.
Castigai-me como vos aprouver, submeto-me a tudo; poupai me somente o castigo de viver sem o vosso amor: fazei que vos ame e disponde de mim  como vos aprouver.

Ó Maria, meu refúgio e minha consolação, recomendai-me a vosso divino Filho: a sua morte e a vossa intercessão são todas as minhas esperanças. 

(“Encarnação, Nascimento e Infância de Jesus Cristo” - Santo Afonso Maria de Ligório - Doutor da Igreja e Fundador da Congregação Redentorista - Tradução do Pe. OSCAR DAS CHAGAS AZEREDO, C.Ss.R. Edição Pdf - Aparecida – 2004 – Fl. Castro – pág. 136/137)

 


Nenhum comentário: