terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tudo pronto para se iniciar a Jornada Mundial da Juventude em Madri

Está tudo pronto na capital espanhola para a inauguração esta noite, às 20;00h (hora local) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011, onde espera-se uma participação de um milhão e meio de jovens provenientes de todo o mundo.
Após inaugurar o Centro Internacional de Imprensa, junto ao Palácio de Congressos de Madri (exatamente em frente ao estádio Santiago Bernabeu, do Real Madri), o arcebispo de Madri e Presidente da Conferência Apiscopal Espanhola, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, presidirá a Missa inaugural da JMJ na Praça Cibeles.
Tão logo terminaram os “Dias nas dioceses” em diferentes lugares da Espanha exceto Madri, os peregrinos começaram a abarrotar a capital exigindo uma série de medidas para poder acomodá-los e a fim de garantir o transporte durante os dias do evento, entre os dias 16 de 21 de agosto. Os peregrinos passarão o primeiro dia num dos 7 mil lugares de acolhida que se lhes ofereceu em toda Madri, entre colégios, paróquias, ginásios esportivos, etc.
Quanto ao transporte, a agência ACI Prensa foi informada, por exemplo, que o Metrô de Madri, que funciona com dez linhas fixas, ampliará sua oferta de veículos em 60%, apesar das ameaças de greve. Algumas linhas de ônibus deverão modificar suas rotas, mas também asseguraram que os peregrinos poderão fazer uso normal deles.
Nos primeiros dias, além de várias atividades culturais, programadas especialmente para os peregrinos, entre exposições, conferências, concertos, participarão das catequeses dadas por alguns dos 800 bispos que estão chegando a Madri para fazer parte deste importante evento eclesial e mundial.
Mais de uma vez foi desmentido que a JMJ ofereça algum custo para o governo, e destacou-se a austeridade com que o mesmo foi feito. Em entrevista dada à Europa Press, o vice-secretário geral do PSOE e porta-voz do governo, o ministro do fomento José Blanco, disse que esta jornada “acarretará alguns gastos, mas também importantes ingressos e, no final, ponderando ambos, não acarretará gasto para o Estado”.

Acompanhe os eventos no Site Oficial da JMJ Madri 2011


Nenhum comentário: