quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sé Primaz das Américas completa 500 anos

No último dia 8 de agosto, festa de São Domingos de Gusmão, a arquidiocese de Santo Domingo, na República Dominicana, concluiu as celebrações jubilares pelo aniversário de 500 anos da sua fundação, feita pelo Papa Júlio II, em 8 de agosto de 1511. Uma missa, presidida pelo arcebispo emérito de Sevilha (Espanha), cardeal Carlos Amigo Vallejo, encerrou as comemorações.
O papa Bento XVI, em mensagem enviada ao arcebispo de Santo Domingo, cardeal Nicolas de Jesus Lopez Rodriguez, expressou sua esperança, na celebração dos 500 anos de criação da primeira diocese na América, desejando que este evento “traga abundantes frutos de fé e compromisso entre sacerdotes, religiosos e leigos que, com fervor, pregam o Evangelho”.
Além da arquidiocese de Santo Domingo, com a Bula Romanus Pontifex, o papa Julio II constituiu, no mesmo período, as circunscrições eclesiásticas de La Concepcion de la Vega, na ilha de Hispaniola, e a circunscrição de San Juan, em Porto Rico.
Desde a sua fundação, em 1511, a arquidiocese de Santo Domingo teve 43 bispos, 32 dos quais foram arcebispos e dois cardeais, além de diversos funcionários e administradores apostólicos.
São Domingos, ou Santo Domingo, é a primeira cidade do Novo Mundo, onde estão as primícias das Américas, pois lá se estabeleceu a primeira sé, o primeiro bispo, a primeira catedral, a primeira fortaleza, etc.
A cidade foi fundada em 1496, à margem esquerda do rio Ozama, por Bartolomeu Colombo, irmão de Cristóvão Colombo. Inicialmente, como colônia espanhola, foi batizada com o nome de Nova Isabela, em honra da Rainha Isabel, então reinante. Como cidade, seu nome completo era “La Nueva Isabela, Santo Domingo del Puerto de la Isla de la Española”, servindo então de ponto de apoio para as expedições em busca do resto do continente.
Apesar de haver sido criada por ordem papal no ano de 1511, sua construção somente se iniciou no ano seguinte e sua consagração somente deu-se no ano de 1541. Seu estilo arquitetônica tem traços góticos, com três naves, com as linhas italianas sobressaindo-se em sua fachada principal.
No interior da igreja, destaca-se o estilo renascentista, com grande tesouro artístico formado por móveis, monumentos, quadros, pinturas e outras obras de grande valor histórico. Lá estão os mausoléus de vários arcebispos daquela sé do período colonial. Os restos mortais de Cristóvão Colombo estiveram lá também por muitos anos, depois trasladados para a Espanha. Dentre as obras de arte se destaca o da Virgem de Altagracia, pintada em 1523, uma impressionante obra ainda existente na nave principal.
Como se vê, as Américas receberam seu “batismo” no dia do Santo do Rosário, São Domingos de Gusmão, cujo nome ainda perdura até hoje naquela localidade.

Nenhum comentário: