domingo, 21 de agosto de 2011

Bento XVI se despede da JMJ de Madri anunciando que a próxima será no Brasil

Apesar de um vendaval e de um calor próximo dos 40 graus, o Papa celebrou em Madri a missa de despedida da Jornada Mundial da Juvetude em um aeródodro chamado Cuatro Vientos. Na ocasião, Bento XVI deu suas mensagens de despedidas:
“É impossível encontrar Cristo, e não O dar a conhecer aos outros. Por isso, não guardeis Cristo para vós mesmos. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus.” Com estas palavras, o Santo Padre convidou participantes na missa final da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que façam os seus pares participar da fé que professam.
As palavras do Santo Padre estiveram carregadas de referências a Jesus Cristo, à Igreja e aos sacramentos. Assinalou que “A fé não se limita a proporcionar alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas supõe uma relação pessoal com Ele, a adesão de toda a pessoa, com a sua inteligência, vontade e sentimentos, à manifestação que Deus faz de Si mesmo.”
Por sua vez, motivou os jovens a seguir a Deus: “respondei-Lhe com generosidade e coragem, como corresponde a um coração jovem como o vosso. Dizei-Lhe: Jesus, eu sei que Tu és o Filho de Deus que deste a tua vida por mim. Quero seguir-Te fielmente e deixar-me guiar pela tua palavra.”
Além de animar a caminhar com Cristo, recordou a necessidade de segui-lo dentro da Igreja frequentando os sacramentos: “Para o crescimento da vossa amizade com Cristo é fundamental reconhecer a importância da vossa feliz inserção nas paróquias, comunidades e movimentos, bem como a participação na Eucaristia de cada domingo, a recepção frequente do sacramento do perdão e o cultivo da oração e a meditação da Palavra de Deus.”
Esta Eucaristia começou às dez da manhã, depois do Papa percorrer todo o aeródromo para saudar os jovens que – na sua maioria – pernoitaram em Cuatro Vientos.

Rio de Janeiro em 2013!

Ao finalizar a Santa Missa, anunciou a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, que será no Rio de Janeiro (Brasil), entre os gritos de alegria dos brasileiros lá presentes. Esta jornada terá lugar dentro de dois anos, em 2013.

Depois desta celebração, o Santo Padre terá um encontro com os voluntários da Jornada Mundial da Juventude no IFEMA, pelas 17:30 horas.




Nenhum comentário: