quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Círio de Nazaré em Salvador


A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará estará em Salvador de 18 a 21 de agosto. A chegada ao Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães está marcada para às 15h, de onde a imagem segue em carreata até a Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus. Missas, vigílias e orações do terço integram a programação da visita, que terá como ponto alto o dia 19 de agosto, com o Círio Luminoso.
Em paralelo as manifestações religiosas, de 19 a 21 de agosto acontece uma exposição com objetos do Ciro de Nazaré. Para a abertura da mostra, no dia 19, a imagem de Nazaré sairá da Catedral Basílica, às 9h30 em direção ao Palácio Rio Branco, na Praça Municipal, onde passará o dia. Na exposição o público poderá ver mantos, a berlinda e a corda do Círio, além de peças feitas de muriti, madeira utilizada pelos artesãos de Belém do Pará.
Na noite do dia 19, às 19 horas tem início o Círio Luminoso pelas ruas do centro de Salvador. Os fiéis junto com a imagem sairão da Praça Municipal e subirão a Avenida Sete de Setembro na contra-mão. Na Praça da Piedade seguirão pela Avenida Joana Angélica até a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Nazaré. Esta é a primeira vez que a cidade recebe esta manifestação religiosa.
“Nosso coração se alegra como o de um filho que espera por sua mãe. Nossa paróquia está muito animada. Creio que é uma graça de Deus receber a visita da Senhora da Amazônia. Celebraremos o primeiro Círio de Nazaré na terra do Senhor do Bonfim. Será um bem valoroso para a nossa Arquidiocese”, revela o pároco de Nossa Senhora de Nazaré e responsável pela vinda da imagem.
A curadora Executiva da Diretoria da Festa de Nazaré de Belém do Pará vê na religiosidade baiana semelhanças com a paraense. “A expectativa para Salvador é grandiosa já que é extremamente rica na concepção religiosa. Esta riqueza tem em comum com o Círio de Belém a hereditariedade dos portugueses. É o ardor religioso, a reverência ao belo, e a sensibilidade e fé do nosso povo”, conclui.
Peregrinação – A imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará começou a percorre oficialmente o Brasil em 2007, depois que o Círio de Nazaré foi tombado como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. A exposição do Círio já aconteceu no Senado Federal em 2007, em São Paulo em 2008, no Rio de Janeiro em 2009 e no ano de 2010 em Belo Horizonte.

Nenhum comentário: