terça-feira, 16 de agosto de 2011

JMJ de Madri tem relíquia de João Paulo II

Uma oferta para Madrid : uma ampola com sangue do novo beato presidirá as celebrações da JMJ
Madrid, 16 de Agosto de 2011– A presença de João Paulo II é reforçada na Jornada Mundial da Juventude de Madrid com uma relíquia que presidirá as principais celebrações. O arcebispo de Cracóvia e ex-secretário do agora beato, Stanisław Dziwisz, ofereceu esta relíquia que presidirá às principais celebrações da Jornada.
O cardeal arcebispo de Madrid, Antonio María Rouco Varela, acompanhado de um grupo de jovens voluntários, rezaram uma oração a João Paulo II pedindo que interceda pelos participantes nestas Jornadas que começaram graças à sua iniciativa em 1985.
Durante as celebrações litúrgicas da JMJ utilizar-se-á um evangeliário – escultura em forma de livro aberto – no qual se conserva uma relíquia do beato João Paulo II: sangue armazenado numa ampola de vidro. A página direita deste livro contem uma imagem do crucifixo que João Paulo II usava como báculo. Na página esquerda aparece o escudo de armas papal, sob o qual se pode ler uma das frases mais famosas do beato durante o seu papado: “Não tenhais medo”, em latim.
O evangeliário será colocado na missa de abertura da JMJ diante do ambão de onde serão proclamadas as leituras, virado para a assembleia.
O sangue que a ampola contém foi extraído de João Paulo II numas recolha para análises que se realizaram nos últimos dias da sua doença no Hospital Menino Jesus. Depois da sua beatificação foi recuperado para relicário. A relíquia foi oferecida ao arcebispo de Madrid a 15 de Agosto de 2011. A escultura que contém a relíquia é obra do artista italiano Carlo Ballina.
O beato João Paulo II, é um dos dez patronos da Jornada Mundial. Além disso, Madrid estará preenchida de múltiplas actos culturais nas quais se celebrará o novo beato e que inundam a cidade por estes dias.
Existem outras duas relíquias de João Paulo II: uma conservada no Hospital Menino Jesus de Roma e outra na Oficina para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.


Nenhum comentário: