sexta-feira, 26 de março de 2010

São Ludgero de Munster

São Ludgero de Munster ou de Ultrecht

Nasceu em 743 em Zuilen, Friesland (moderna Holanda)

Filho de Thiadgrim e Liafburg, de família nobre. Irmão dos Santos Gerburgis e Hildegrin. Ouviu São Bonifácio pregar em 753 e decidiu entrar para a vida religiosa. Estudou sob a direção de São Gregório de Ultrecht (do qual escreveu sua biografia). Estudou na Inglaterra três anos sob a direção de Santo Alcuin, diácono.

Retornou a Holanda em 773, como missionário. Foi enviado a Deventer, em 775, para restaurar uma capela destruída pelos pagãos saxões e recuperar as relíquias de São Lebwin que havia construído a capela. Destruiu ídolos pagãos e locais de cultos pagãos na área o este de Lauwers Zee e converteu vários, e aquela área tornou-se cristã após a sua estadia. Notável pregador. Ensinou na escola de Ultrecht

Foi ordenado em Colonha, em 777; depois, trabalhou como missionário em Friesland, principalmente ao redor de Ostergau e Dokkum, de 777 até 784. Retornava a cada outono a Ultrecht para ensinar na escola da Catedral; deixou a área em 784, quando os Saxoes invadiram e expulsaram todos os padres.

Foi em peregrinação a Roma, em 785, e encontrou-se com o Papa Adriano I e os dois trocaram conselhos.Viveu como monge beneditino em Monte Casino, de 785 a 787, mas não tomou os votos. A pedido do Rei Carlos Magno ele retornou a Friesland como missionário; bem sucedido nesta expedição, construiu um Monastério em Weden, para servir de base as suas jornadas. Diz à tradição que curou vários cegos. Curou e converteu o cego pagão Berulef. Com isso, converteu mais pagãos que todo o exército de Carlos Magno.

Recusou o bispado de Trier em 793. Em seguida, foi missionário entre os Saxões. Construiu um Monastério em Mimigernaford, para centro do trabalho missionário e serviu como Abade. A palavra “monasterium” levou o nome para cidade que cresceu ao redor da casa em Munster. Construiu várias pequenas capelas em toda a região. Foi o primeiro Bispo da Munster em 804, sendo consagrado em Wesphalia.

Sua saúde piorou nos últimos anos, mas ele nunca reduzia a sua carga de trabalho.

Não interessava quão perigoso ou trabalhosa fosse a sua vida fora do Monastério: Lugero nunca deixou de ter tempo para as orações e meditações. A sua vida pode ser resumida em dois fatos:

Ele recebeu uma repreensão quando Bispo porque gastava mais em caridade que na decoração das igrejas e, no dia de sua morte, celebrou a Missa duas vezes.

Faleceu na tarde de 26 de março de 809 (sábado da Paixão) de causas naturais e foi enterrado em Werden.

Seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão. Assim, suas relíquias foram trasladadas para a Catedral de Munster, onde tem o seu santuário.

Na arte litúrgica da Igreja ele é representado como um bispo segurando uma Catedral ou como um bispo com um cisne ao seu lado ou como um bispo recitando seu breviário.

Sua festa é celebrada no dia 26 de março.

Nenhum comentário: