quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Comemorações do IV Centenário do nascimento do padre Vieira

O Padre Antonio Vieira nasceu em Lisboa a 6 de fevereiro de 1608, vindo para a Bahia ainda criança, onde ingressou na Companhia de Jesus. Ainda noviço, foi testemunha ocular da primeira invasão holandesa da Bahia (1624), da qual fez relato circunstanciado. Como Vieira era rude nos estudos, pediu fervorosamente à Virgem Maria que o curasse. Mais ou menos nessa época ocorreu com ele o milagre operado por Nossa Senhora das Maravilhas, conhecido como "milagre do estalo". Depois, tornou-se um dos maiores escritores e orador sacro da língua portuguesa. Trabalhou, também, infatigavelmente pela conversão dos indígenas do Maranhão como exemplar missionário. As comemorações do quarto centenário de seu nascimento vêm sendo feitas desde o início deste ano e irão prolongar-se até meados de 2009. Faz parte destas comemorações, por exemplo, o Congresso Internacional "Padre António Vieira: Ver, Ouvir, Falar: O Grande Teatro do Mundo", que reune mais de 100 especialistas de diversos países. "É o maior acontecimento cultural e científico das Comemorações do IV Centenário do Nascimento do Padre António Vieira", disse fonte da organização.
Promovido pela Comissão Organizadora de "2008 - Ano Vieirino", o congresso trará a Lisboa especialistas da Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália e Portugal. O Ano Vieirino – iniciativa da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e do seu Centro de Estudos de Filosofia, da Faculdade de Letras e do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, e da Província da Companhia de Jesus – será um ano de festa e cultura, para todos quantos nela quiserem participar. Veja a
Programação. Senado brasileiro homenageia o Padre Antônio Vieira
Em Brasília, o Senado brasileiro realizou sessão especial de homenagem ao quarto centenário de nascimento do Padre Antônio Vieira, realizada no último dia 4 por requerimento do senador Marco Maciel (DEM-PE). A sessão contou com a presença do embaixador português no Brasil, Francisco Seixas da Costa; do adido cultural daquele país, Adriano Jordão; do padre Hernani Pinheiro, representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); do ex-ministro do Meio Ambiente Henrique Brandão Cavalcanti; e do padre e estudioso de Vieira José Carlos Brandi Aleixo, entre outras personalidades. O Conselho Editorial do Senado estará divulgando o livro De Profecia e Inquisição (Padre Antônio Vieira – Coleção Brasil 500 Anos): Reunião de textos de autoria de Vieira referentes ao processo que o Santo Ofício promoveu contra o missionário e pregador. 278 páginas. Conselho Editorial do Senado. R$ 20.
Veja abaixo um vídeo da agência Ecclesia sobre esses eventos.

Nenhum comentário: