quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ato de Consagração a Jesus Cristo Rei

Ó dulcíssimo Jesus, Redentor do gênero humano, lançai sobre nós, humildemente prostrados na Vossa presença, o Vosso olhar. Nós somos e queremos ser Vossos. E a fim de podermos viver mais intimamente unidos a Vós, cada um de nós se consagra, espontaneamente, neste dia, ao Vosso Sacratíssimo Coração.
Muitos há que nunca Vos conheceram; muitos, desprezando Vossos mandamentos, Vos renegaram. Benigníssimo Jesus, tende piedade de uns e de outros e trazei-os todos ao Vosso Sagrado Coração.
Senhor, sede Rei não somente dos fiéis que nunca de Vós se afastaram, mas também dos filhos pródigos que Vos abandonaram: fazei que estes retornem quanto antes à casa paterna, para não perecerem de miséria e de fome.
Sede Rei dos que vivem iludidos no erro ou separados de Vós pela discórdia; trazei-os ao porto da verdade e à unidade da fé, a fim de que em breve haja um só rebanho e um só Pastor.
Senhor, conservai incólume a Vossa Igreja e dai-lhe uma liberdade segura e sem peias; concedei ordem e paz a todos os povos; fazei que de um pólo a outro do mundo ressoe uma só voz: louvado seja o Coração divino que nos trouxe a salvação, honra e glória a Ele por todos os séculos. Amém.
(Concede-se indulgência parcial ao fiel cristão que reze piedosamente este ato de consagração do gênero humano a Jesus Cristo Rei. A indulgência será plenária se este ato for realizado publicamente na solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei – PEITENCIARIA APOSTÓLICA, Manual de Indulgências).
(transcrito da revista “Arautos do Evangelho”, n. 83, novembro de 2008, pág. 27)
Nota: A Festa de Cristo foi instituída por Pio XI através da Encíclica "Quas Primas", de 11.12.1925. Inicialmente foi escolhido o dia 31 de outubro para a Festa, por cair um dia antes da de Todos os Santos. Mas com a reforma pós-Vaticano II a data foi fixada para o último domingo do Tempo Comum, anterior ao Advento. Este ano cairá no dia 23 de novembro próximo.

Nenhum comentário: