quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Autorizada exumação do Cardeal Newman

O governo inglês autorizou a exumação dos restos mortais do Cardeal Henry Newman (1801-1890), atendendo pedido da Igreja para dar prosseguimento ao processo de batificação do mesmo. O pedido havia sido negado anteriormente por causa de uma lei do século XIX que proibia exumação para aquela finalidade, mas o Ministério da justiça inglês decidiu abrir uma exceção.
O Cardeal Newman foi personalidade marcante, pois trata-se um anglicano convertido ao catolicismo, o que levou muitos anglicanos à conversão. Foi uma das figuras proeminentes do "Movimento de Oxford" que tentava aproximar a igreja anglicana da Igreja Católica. Foi também um exímio escritor e mestre de espiritualidade.
Seu corpo encontra-se sepultado em Rednal Hill, nos subúrbios de Birminghan, juntamente com o seu inseparável amigo Ambroise St. John, também convertido ao catolicismo ao mesmo tempo que ele. Os restos mortais do Cardeal Newman, segundo informa a Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales, serão transferidos para o Oratório São Felipe Nery de Birmingham, onde poderá ser objeto de veneração dos fiéis.

Nenhum comentário: