sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O "ESTRESSE DA FELICIDADE" E AS FESTAS DE FIM DE ANO



O espírito de festas do fim de ano pode causar problemas neurológicos? Segundo reportagem do jornal "Folha de São Paulo", de 15.12.2002, as festas de fim de ano podem causar "estresse da felicidade". O que vem a ser isso? "Tudo conspira para que seja assim: deve-se ficar feliz no Natal, o Réveillon tem de ser inesquecível, todas as festinhas precisam ser alegres, e a pressão da mídia, da família, dos colegas e dos amigos acaba acarretando, no fim de mais um ano, um desgaste paradoxal: pessoas ficam infelizes porque se sentem  na obrigação de estarem "bem", "pra cima" 
O médico Artur Zular, que é especialista em medicina psicossomática e dirige o Instituto Qualidade de Vida, diz: "... Os profissionais de saúde sabem disso: cresce a procura por tratamentos porque aumenta esse estresse. E por que ocorre? Porque, ao longo desse mês, as pessoas estão buscando desesperadamente uma felicidade que deverá ocorrer em determinada noite, no Natal ou no Ano Novo". Segundo Zular existe, sim, uma ansiedade no ar, já que "hoje em dia há famílias desintegradas, casais separados, há conflitos pessoais e profissionais de diversas ordens, e você vai ter de encarar tudo isso dentro de uma perspectiva de que deve ser bom, ser feliz. Acaba sofrendo por antecipação".
  Outros profissionais prestam depoimento sobre o mesmo tema acima e confirmam o mesmo pensamento exposto pelo Dr. Zular e pela reportagem.
A razão disso está em que a vida moderna afasta completamente as pessoas de Deus, deixando um vazio nas almas. Como os especialistas da área só vêm o problema do ponto de vista dito científico, nunca conseguirão resolver tais problemas naqueles que os sofrem.
Se houvesse menos psicólogos e mais sacerdotes fazendo confissões muitos destes problemas seriam mais facilmente resolvidos.

Veja o texto completo da reportagem da “Folha” no site da UOL:

Nenhum comentário: