sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

ERA NECESSÁRIO QUE CRISTO NASCESSE DE MULHER



Eva e Maria.
O Senhor veio e se manifestou numa verdadeira condição humana que o sustentava, sendo por sua vez esta sua humanidade sustentada por Ele, e, mediante a obediência na árvore da cruz, levou a cabo a expiação da desobediência cometida noutra árvore, ao mesmo tempo que liquidava as consequências daquela sedução com a qual havia sido vilmente enganada a virgen Eva, já destinada a um homem, graças à verdade que o Anjo anunciou à Virgem Maria, prometida também a um homem.
Pois, da mesma maneira que Eva, seduzida pelas palavras do diabo, assim Maria foi evangelizada pelas palavras do Anjo, para levar a Deus em seu seio, graças a obediência à sua palabra.
E se aquela se deixou seducir para desobedecer a Deus, esta se deixou persuadir a obedecê-Lo, do que a Virgem Maria se converteu em advogada da virgem Eva.
Assim, ao recapitular todas as coisas, Cristo foi constituído cabeça, pois declarou guerra a nosso inimigo, derrotou ao que num principio, por meio de Adão, nos havia feito prisioneiro, e esmagou sua cabeça, como encontramos dito por Deus à serpente no Gênesis: “Estabelecerei inimizades entre ti e a mulher, entre tua estirpe e a dela; ela te pisará na cabeça quando tu a ferires”.
Com estas palabras se proclama de antemão que Aquele que havia de nascer de uma donzela e ser semelhante a Adão haveria de esmagar a cabeça da serpente.  E esta descendência é a mesma da qual fala o Apóstolo em sua carta aos Gálatas: “A lei se acrescentou até que chegasse o descendente beneficiário da promessa”. E o expressa ainda com mais clareza em outro lugar da mesma carta, quando disse: “Porém quando se cumpriu o tempo, enviou Deus a seu Filho, nascido de uma mulher”. Pois o inimigo não teria sido derrotado com justiça se seu vencedor não tivesse sido um homem nascido de mulher. Já que por uma mulher o inimigo havia dominado desde o principio ao homem, pondo-se em contra dele.
Por esta razão o mesmo Senhor se confessa Filho do Homem, e recapitula em si mesmo aquele homem primordial do qual se fez aquela forma de mulher: para que assim como noutra raça descendeu para a morte a causa de um homem vencido, ascendamos do mesmo modo para a vida graças a um homem vencedor.
.

(Del tratado de san Ireneo; obispo contra las herejías - Libro 5, 19,1; 20, 2; 21, .1: SC 153,, 248,250. 260-264)


Nenhum comentário: