sexta-feira, 28 de março de 2008

A Igreja está voltando às pompas do passado?

Até o pontificado de Pio XII a Igreja primava pelos cerimoniais de grande pompa, como era costume se ver o Papa sendo carregado no Sólio Pontifício como o da foto acima. Mas, com os ventos que sopraram na era conciliar tudo mudou, havendo uma preferência pela simplicidade.

Quem não se lembra do Crucifixo com a imagem de Cristo meio retorcida que João Paulo II levou a todos os lugares onde peregrinou?

Bento XVI usou aquele mesmo Crucifixo no início de seu pontificado, mas nos últimos cerimoniais da Igreja foi visto um outro mais artístico como o da foto acima.


Comenta-se que esta mudança é decorrente da nomeação de um novo encarregado do cerimonial do Vaticano, Monsenhor Guido Marini, que tem procurado fazer com grandes solenidades as cerimônias da Igreja.

É preciso se frisar que é milenar o estilo de pompa nos grandes cerimoniais da Igreja, tradição que se firmou principalmente nos tempos medievais.


No entanto, em virtude de uma mudança tão grande havida após o último Concílio, com uma exagerada preferência pela simplicidade e pobreza, é alvissareira a notícia que nos informa das mudanças que estão sendo feitas a respeito.


Esperemos que todo o episcopado da Igreja, desde os das grandes cidades até os das mais humildes cidadezinhas, copiem Bento XVI e a Igreja volte a ter o lugar merecido nas festas religiosas da Cristandade.








Nenhum comentário: