domingo, 16 de outubro de 2022

EXEMPLOS BÍBLICOS DE PUREZA E CASTIDADE

 




 

1.    José do Egito

 

Um dos doze Patriarcas, filho de Jacob, era José. Foi vendido pelos irmãos como escravo, indo parar na casa de Putifar, eunuco do Faraó e general do exército egípcio. Para os puros a formosura e gentileza devem servir de maravilhamento e encanto, mas para os impuros pode ser um atrativo para o ultraje da castidade. Como José era “de rosto formoso e aspecto gentil”, a mulher de seu senhor se viu, pois, tentada a pecar com ele.

"Passado muito tempo, lançou sua ama os olhos sobre ele, e disse-lhe: Dorme comigo. Mas José tendo horror de cometer uma tão abominável ação lhe disse: Tu vês que meu amo me tem confiado tudo; que ele nem ainda sabe o que tem em sua casa; que nela não há nada que não esteja em meu poder; e que ele tendo entregado tudo nas minhas mãos, só reservou  para si a ti, que és sua mulher. Como logo poderei eu cometer um tão grande crime, e pecar contra o meu Deus? Continuou a mulher muitos dias a solicitar José com palavras semelhantes, e ele a resistir ao seu infame desejo. Ora sucedeu um dia, que tendo José entrado em casa, e estando fazendo certa coisa, sem ninguém se achar ali presente, sua ama lhe pegou pela capa, e lhe disse: Dorme comigo. Então José largando-lhe a capa nas mãos, fugiu, e saiu para fora" (Gên 39, 7-12).

Por haver recusado pecar, o Patriarca José foi caluniado injustamente e condenado à prisão. Mesmo sabendo que poderia sofrer tal pena, no entanto ele se recusou obstinadamente aos apetites carnais da mulher de Putifar. Deus o premiou por sua fidelidade, concedendo-lhe o dom de profetizar e desvendar os sonhos do Faraó, com o que não só conseguiu libertar-se, mas conquistar o cargo de confiança do rei, tornando-se o seu superintendente:

“Tu governarás a minha casa, e ao mando de tua voz obedecerá todo o povo; eu não terei sobre ti outra precedência além do trono. O Faraó disse mais a José: Eis que te dou autoridade sobre toda a terra do Egito. Tirou o anel da sua mão e colocou-o na mão dele; vestiu-lhe um vestido de linho fino e pôs-lhe ao pescoço um colar de ouro. E fê-lo subir para o seu segundo coche, clamando o pregoeiro que todos ajoelhassem diante dele, e soubessem que era o superintendente de toda a terra do Egito”. (Gên 41, 40-43).

  

(Extraído de “A FELICIDADE ATRAVÉS DA CASTIDADE”, págs. 160/161. Desejando o texto integral dessa obra, ainda inédita, enviar mensagem por e.mail para juracuca@gmail.com )


Nenhum comentário: