quarta-feira, 6 de outubro de 2021

SÃO BRUNO, FUNDADOR DOS CARTUXOS

 




Bruno, o célebre fundador da Ordem dos Cartuxos, nasceu em Colônia, no Reno, de pais nobres e virtuosos, e foi por eles muito educado. Foi enviado em sua juventude a Paris, onde progrediu tanto em todos os ramos do conhecimento, que foi nomeado Doutor em Divindade, e logo depois foi elevado à dignidade de cônego em Reims. Um evento horrível aconteceu em Paris antes de ele deixar a cidade. Um doutor que sempre foi considerado muito culto e ao mesmo tempo muito piedoso, morreu. Sua morte pareceu muito feliz, pois ocorreu logo após ter recebido os santos sacramentos. Mas quando o cadáver foi trazido para a igreja, para as cerimônias fúnebres e as orações usuais, eis! o morto levantou-se durante o Ofício dos Mortos, para grande horror de todos os presentes, e gritou, com uma voz terrível: “A Justiça de Deus acusou-me!” No segundo dia, quando o clero tinha alcançado a mesma lição no ofício divino, o corpo voltou a se mover e gritou nos mesmos tons de medo: "A Justiça de Deus me rejeitou!" No terceiro dia, aconteceu o mesmo: o morto sentado, gritou com uma voz ainda mais terrível: "A Justiça de Deus me condenou!" Os sentimentos de todos os presentes podem ser facilmente imaginados. Não houve um entre eles que não empalidecesse, e todos deixaram a Igreja com medo e tremendo.

Bruno, com seis de seus amigos, esteve presente neste triste evento, e seu coração foi tocado pela graça divina. Ele foi tão afetado por este terrível julgamento do Todo-Poderoso, que resolveu, a partir daquela hora, retirar-se do mundo e trabalhar fervorosamente pela salvação de sua alma, para que um dia pudesse se justificar diante do trono de Deus. Ele informou isso a seus amigos e os persuadiu, pela sinceridade de suas palavras, a tomar a mesma resolução. Eles não demoraram a cumprir sua intenção; mas imediatamente venderam tudo o que possuíam, deram aos pobres e, despedindo-se de seus conhecidos, foram, vestidos com trajes pobres de peregrinos, de Paris a Grenoble. Eles relataram a São Hugo, o santo bispo daquela cidade, tudo o que havia acontecido, e o informaram de seus planos, e imploraram que ele lhes designasse um lugar em sua diocese, onde pudessem morar na solidão e por uma vida piedosa , merecessem o favor do Juiz Divino. Hugo tinha sonhado na noite anterior que sete estrelas brilhantes caíram a seus pés; e quando ele viu aqueles sete homens, tão humildes e tão cheios de santo zelo, não duvidou que Deus, estando satisfeito com sua resolução, havia, por meio deste sonho, prefigurado sua vinda. Por isso, os recebeu muito gentilmente, fortaleceu-os em sua resolução e os trouxe para um deserto chamado Chartreuse. Fechado por altas montanhas, este deserto era tão pedregoso e árido que dificilmente parecia uma moradia adequada para animais selvagens, muito menos para homens cultos. Para São Bruno, entretanto, parecia ser exatamente o lugar para seu propósito.

Ergueu ali uma pequena igreja em homenagem a São João Batista, e várias cabanas pobres, todas separadas umas das outras. Este foi o início da Ordem dos Cartuxos, que desde então se tornou tão celebrada e cujos membros nunca diminuíram do fervor que distinguiu os primeiros fundadores. São Bruno e seus companheiros levaram uma vida muito austera. Os principais pontos que ele observou e desejava que observassem foram: Viver separado de toda comunicação com os homens; observar um silêncio contínuo, exceto quando reunidos na igreja para cantar os louvores do Altíssimo; sempre usar tapa-cabelos, abster-se de comer carne e jejuar diariamente; para ocupar seu tempo em oração, cantando os louvores a Deus, lendo livros devotos e trabalhos manuais. O santo Fundador escolheu a Divina Mãe como padroeira da Ordem, e São João Batista como seu protetor especial, pois sua vida pode servir de exemplo perfeito para os eremitas. O Maligno despertou muitos inimigos para perseguir o homem santo e seus companheiros; mas São Bruno continuou imperturbável na prática do que ele havia começado por amor a Deus e para a salvação de sua alma.

Tendo vivido neste deserto da maneira mais austera durante seis anos, foi convidado pelo Papa Urbano II, que o conhecia bem em tempos anteriores, para vir a Roma por causa de alguns assuntos importantes. O homem santo não ficou menos triste do que seus discípulos com esta notícia; mas foi obrigado a obedecer ao pontífice. O Santo permaneceu seis anos em Roma, pois o Papa precisava de seu conselho e conhecimento para o benefício da Santa Igreja. O Papa pretendia, como recompensa pelos seus fiéis serviços, elevá-lo à dignidade de Arcebispo de Reggio na Calábria, sede então vaga. O humilde servo de Deus recusou-se com muitas lágrimas a aceitá-lo, dizendo que já tinha o suficiente para prestar contas de sua própria alma e não poderia tornar-se responsável pelas muitas almas que tão alto cargo colocaria sob seu comando. O Papa ficou comovido, e não só desistiu de sua intenção, mas também permitiu que São Bruno deixasse a corte papal, como ele desejasse, e residisse em um local solitário na Calábria, onde, como no Chartreuse, poderia servir a Deus em paz e tranquilidade.

O santo, acompanhado por vários que o partilhavam, vagou pela Calábria, até encontrar, na diocese de Squillaci, um deserto adequado às suas intenções. Logo arrumou tudo da mesma maneira que no Chartreuse e instituiu as mesmas regras em relação à vida e ocupação dos eremitas. Foi lá que São Bruno passou o resto de seus dias em grande santidade. Um certo conde da Calábria, chamado Roger, enquanto caçava na floresta, um dia encontrou as cabanas dos monges. Ele ficou nada menos que edificado com a austeridade de sua vida e deu a São Bruno um terreno que havia nas redondezas. Também mandou construir uma igreja para esses homens santos, que foi dedicada à Santíssima Virgem. O Todo-Poderoso logo recompensou ricamente a liberalidade do conde; pois quando sitiou Cápua e um de seus súditos planejava entregá-lo nas mãos do inimigo, São Bruno, que estava longe em sua solidão, apareceu ao conde durante a noite e o avisou de seu perigo.

Não muito depois disso, o Todo-Poderoso enviou uma doença perigosa ao Santo como um mensageiro da morte que se aproximava. Ele recebeu os santos sacramentos com grande devoção, mas primeiro fez uma confissão pública de sua fé, contra a heresia que então estava invadindo a santa Igreja, e advertiu todos os presentes a permanecerem constantes no serviço de Deus. Por fim, vestido com suas vestes penitenciais, ele tomou o Crucifixo, e enquanto o beijava com devoção, o Todo-Poderoso libertou sua alma de seus grilhões terrestres, no ano de 1101. Uma fonte milagrosa jorrou perto de seu túmulo, a água de que curou os cegos, os coxos, os surdos e os que sofriam de outras enfermidades.

 CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS

.I. Um grande e célebre Doutor, que, ao que tudo indica, viveu piedosamente, morreu depois de receber os santos sacramentos; mas foi condenado. Verdadeiramente um acontecimento terrível! Ele ou recebeu os santos sacramentos indignamente, ou depois cometeu um pecado mortal e morreu nele. Aqueles que receberam os sacramentos nem sempre morrem felizes. Nem todos os que confessam e participam da abençoada Eucaristia antes do fim, salvam suas almas. Muitos confessam e recebem a sagrada Comunhão em seu leito de morte e ainda assim são condenados. Entre eles estão, em primeiro lugar, aqueles que, quando com saúde, muitas vezes receberam os santos sacramentos indignamente, seja por voluntariamente ocultando um pecado mortal na confissão, seja por não se arrependerem de seus crimes, ou por não terem o firme propósito, não apenas de evitar todo pecado, mas também toda ocasião de pecado; e que, neste estado, se atrevem a participar da sagrada Comunhão. A vergonha que os impede de confessar corretamente seus pecados com saúde é, para muitos, muito maior na hora da morte do que antes. O Maligno os faz crer que sua doença não é perigosa e que serão mais capazes de confessar esse pecado quando estiverem curados; ou que é impossível repetir todas as suas anteriores confissões indignas.

Daí sucede que assim como na saúde faziam más confissões e indignas comunhões, assim na doença fazem o mesmo. Em segundo lugar, aqueles que viveram muito tempo em grande ódio, não perdoando seus inimigos. Em terceiro lugar, aqueles que eram viciados no vício da falta de castidade e não se esforçavam para reformar enquanto tinham saúde. Estes têm todos os motivos para temer que, embora recebam os santos sacramentos dignamente em seu leito de morte, eles podem depois cair novamente no antigo pecado, morrer nele, e assim ir para a perdição eterna; porque o Maligno volta ao ataque depois de terem recebido os Sacramentos, e mais vividamente representa para eles o mal que lhes foi feito, e renova seu ódio ou o deleite sensual com que antes se entregavam, e os faz pecar por complacência e desejo. Como eles estão acostumados a ceder às tentações do diabo, eles serão facilmente vencidos novamente; e se morrerem sem outra confissão, ou se isso for impossível, sem contrição perfeita, com certeza serão condenados. Oh! que as três classes de homens acima mencionadas considerariam corretamente o terrível perigo de sua situação. Se você quiser evitá-lo, confesse e receba a sagrada Comunhão como deveria. Não alimente nenhum ódio em seu coração, e não seja um escravo do pecado da impureza, ou, se infelizmente ele se apoderou de você, afaste-se dele. Acostume-se sempre a lutar bravamente contra as tentações de Satanás.

II. São Bruno foi tomado de um terror salutar pelo fim miserável do célebre Doutor, e resolveu viver em grande austeridade para poder justificar-se perante o tribunal do Todo-Poderoso e escapar do inferno. Você ouve e lê tantos exemplos terríveis de pessoas morrendo sem tempo para o arrependimento.

 Por que então você não está decidido a fazer penitência e reforma? Temo que você não considere tão seriamente como São Bruno o que é comparecer perante o tribunal de um Juiz justo e onisciente, ou o que é estar eternamente perdido. Para sua própria salvação, exorto e imploro que pensem no futuro com freqüência no julgamento de Deus. Pense sempre no inferno. “Pense no julgamento divino”, diz São Cirilo de Jerusalém, “e nem a impureza nem qualquer outro vício ganhará poder sobre você. Assim que você se esquecer de Deus e de Seu julgamento, você pensará no pecado e o cometerá. " "Suplico-lhe", diz Santo Crisóstomo, "pense no inferno. O Maligno não deixa nada por fazer para fazê-lo esquecer o inferno. Ao pensar seriamente no inferno, evitamos que caiamos nele."

 (Extraído de ”Vidas dos Santos”, do Padre Francisco Xavier Weninger, DD, SJ.)

 


Nenhum comentário: