quarta-feira, 20 de outubro de 2021

POR QUE MIAMI CRESCEU COM OS CUBANOS VINDOS DA ILHA, E CUBA TORNOU-SE O PARAÍSO DA MISÉRIA E DO ATRASO

 


Encontrei essa descrição da situação dos cubanos em Miami, o que destoa completamente daqueles que permaneceram na ilha-prisão. Nesse relato consta que a população cubana em Miami chega a 54% do total, o que equivale a quase 200 mil pessoas, talvez a elite que fugiu da ilha. Lá só ficaram os miseráveis, os pobres e a classe média.

 “Uma breve história da comunidade cubana em Miami

Conteúdo

Quando a primeira onda de imigrantes cubanos começou a chegar a Miami, a cidade era em grande parte uma pacata cidade de marinheiros e aposentados.

A Flórida era um destino popular para pessoas mais velhas que fugiam do frio dos estados do norte. Mas Miami estava se preparando para uma grande reforma após 1959.

Fidel Castro venceu a revolução cubana contra o ditador e aliado dos EUA Fulgencio Batista, e as classes média e rica da sociedade cubana ansiosas por escapar de um regime comunista buscaram abrigo nas costas de Miami e também em Key West (a apenas 90 milhas náuticas de Cuba). Os migrantes não vieram para ficar; eles estavam esperando por um golpe liderado pelos Estados Unidos. Mas a invasão da Baía dos Porcos não teve sucesso devido à interrupção soviética, e os cubanos se estabeleceram em sua casa permanente.

Logo, mais migrantes chegariam, já que Castro abriu os portões da ilha várias vezes para cidadãos dissidentes e os EUA promulgaram a Lei de Ajuste Cubano de 1966, permitindo que refugiados cubanos procurassem residência. Muitos chegaram de aviões, barcos e os poucos azarados em jangadas frágeis.

Ao chegar à cidade, os refugiados tiveram seus documentos processados ​​no que hoje é a Freedom Tower, antiga sede da The Miami News e agora conhecida como a “Ilha Ellis do Sul” devido ao seu papel na crise dos refugiados cubanos. A maior parte da comunidade cubana se estabeleceu na área ao longo da 8th street (Calle Ocho) no que agora é chamado de Little Havana, a oeste do centro de Miami. Vários restaurantes, como o Versailles, começaram a aparecer, bem como outros locais com ventanitas (ou pequenas janelas onde você pede café), e o Parque Maximo Gomez, que também é conhecido como Parque Domino, onde os mais velhos vêm para jogar dominó.

Com sua população crescente, a comunidade cubana começou a transformar a paisagem de Miami em uma de língua espanhola. Eles entraram na política, tiveram sucesso nos negócios e ultrapassaram o que era em grande parte uma população americana e afro-americana - a população de Miami agora é 54% cubana. A transformação da cidade em uma comunidade bilíngue convidou outros países latino-americanos a se aventurarem em busca de oportunidades econômicas.

A cidade viu um boom econômico e um aumento no desenvolvimento. Além disso, as empresas encontraram um mercado na cidade de língua espanhola. O mundo começou a notar Miami; embora atormentado pela guerra da cocaína dos anos 80, despertou o interesse da indústria cinematográfica, que usou Vice City como cenário para filmes como Scarface e outros programas de TV inspirados no crime. Mas, além do cinema, a cidade também atraiu investidores, arquitetos e estrelas do esporte, e até mesmo músicos latino-americanos que desejam alcançar influência internacional devem vir a Miami para garantir sua popularidade.

A migração cubana moldou o que Miami se tornou, literalmente, "Capital da América Latina". A indústria de cruzeiros também está crescendo - o Porto de Miami é um dos portos mais movimentados, com 5,3 milhões de visitantes no ano passado.Todos os bairros e subúrbios da cidade estão misturados com hispânicos e agora até brasileiros, junto com russos e outras culturas atraídas para viver na cidade paradisíaca. A comunidade cubana também influenciou a cidade em termos de política e arte, trazendo políticos como Marco Rubio e Ileana Ros-Lehtinen, e até Jose M. Pérez, um bilionário cubano-americano que patrocinou o Pérez Art Museum Miami em sua homenagem.

Em suma, a Magic City é um dos destinos turísticos mais populares dos Estados Unidos, e pode nunca ter tido tanta importância se não fosse pela influência cubana”.

 Fonte:

https://pt.shinshu-navi.com/a-brief-history-of-the-cuban-community-in-miami-0e84b0e

 


Um comentário:

Giovanni Costa disse...

A primeira vítima do Comunismo Castrista é o bom povo cubano. Que Nossa Senhora do Caridade do Cobra esmague a serpente revolucionária que assola seu povo.