sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Uma monarquia, apesar de tudo...

Muitos falam que o papel da rainha da Inglaterra é meramente figurativo, não tendo mais poderes para reger politicamente seu país. No entanto, é preciso que se frise que um governante não rege seu povo somente pela força da lei, mas por influência de sua própria presença, de sua personalidade, de sua maneira de ser. E a rainha Elisabeth II tem marcado época com uma personalidade fortemente ímpar, causando no povo inglês e outros povos uma grande influência de seriedade, de bons costumes e de moralidade. Nesse caso, ela reina mais do que o primeiro ministro e os deputados que fazem e executam as leis.
No último dia 6 ela completou 60 anos de sua ascensão ao trono e o Reino Unido pretende comemorar em grande estilo, com eventos programados ao longo de 2012, que terão seu auge em junho. Está prevista a emissão de selos postais e fotografias da rainha para marcar a data. As principais comemorações serão celebradas no primeiro fim de semana de junho, para quando está previsto um desfile de centenas de navios - modernos e antigos - pelo rio Tâmisa, em Londres.
O que não está sendo explicado é que sua ascensão ao trono se deu em 1952, mas sua coroação só deu-se no ano seguinte. Então, temos duas datas: a da ascensão ao trono e a da sua coroação.
Geralmente,na monarquia, se tem presente estas duas efemérides: assumir o trono é tomar conta do cargo, com as funções burocráticas que lhe são afins. E ser coroado é o simbólico reconhecimento da nação, é a aclamação popular de sua autoridade. Esta úiltima cerimônia foi muito comum nos reis medievais, e mostra o quanto a monarquia tinha de natural e popular. Em quase todos os países da Europa havia uma coroação real, feita logo após a ascensão ao trono, como símbolo do reconhecimento e da aclamação do povo àquele rei.
Assim, teremos em junho de 2013 uma festividade muito mais simbólica e importante para o povo inglês do que esta ocorrida agora em fevereiro.
Abaixo, divulgamos dois vídeos sobre a vida de Elisabeth II. No primeiro, com narrativa em francês, vemos seu casamento com o duque de Edimburgo, ocorrido em 1947. E no segundo, flashes de sua coroação a se completar 60 anos em 2013.


Casamento de Elisabeth II com o príncipe Phillip em 1947




Elizabeth II chegou ao trono após a morte do pai, o rei Jorge VI, em 6 de fevereiro de 1952. Aos 85 anos, ela se tornará a soberana britânica que mais tempo esteve no trono depois da rainha Victoria, que foi monarca durante 63 anos.

Coroação da Rainha em 1953

Apesar da morte de sua avó, Rainha Maria, em 24 de março de 1953, a Coroação foi em frente à Abadia de Westminster em 2 de junho de 1953, atendendo o desejo da prória Maria. A cerimônia inteira foi televisionada, exceto a unção e a comunhão. Mais de 20 milhões de britânicos assistiram à Coroação pela TV. Na América do Norte, 100 milhões de pessoas assistiram.


Nenhum comentário: