SÃO JOSÉ DE ANCHIETA E A NATUREZA

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA E A NATUREZA
São José de Anchieta

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Prêmio europeu Carlos Magno para a Juventude


Foi lançada a terceira edição do Prêmio Europeu Carlos Magno para a Juventude. O galardão destina-se a jovens envolvidos em projetos destinados a promover o entendimento entre pessoas de diferentes países da Europa. O Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude, organizado conjuntamente pelo Parlamento Europeu e pela Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, em Aachen, é atribuído a projetos desenvolvidos por jovens entre os 16 e os 30 anos. Os projetos vencedores devem servir de modelo para jovens na Europa e dar exemplos práticos de Europeus que vivam em comunidade. Entre os programas selecionados, contam-se intercâmbios de jovens, projetos artísticos e de Internet com dimensão europeia.
Os três projetos vencedores receberão 5.000, 3.000 e 2.000 euros, respectivamente. Os seus autores serão também convidados a visitar o Parlamento Europeu.
Em 2009, o primeiro lugar foi atribuído ao projeto polaco "YOUrope needs you!". Recorrendo a uma série de "workshops" para o ensino secundário, da responsabilidade de alunos universitários, este projeto utiliza métodos informais para transmitir aos adolescentes fatos interessantes sobre a Europa.
O segundo e terceiro prêmios foram para o "Festival Europeu de Teatro Universitário de Albi" (França) e para "Gumboot Diplomacy" (Alemanha), respectivamente.
Os três melhores projetos serão então selecionados em duas fases.
Primeira fase: um júri nacional, constituído por, pelo menos, um eurodeputado e um representante de uma organização para a juventude, irá selecionar um vencedor nacional de cada um dos Estados-membros até 5 de Março de 2010
Segunda fase: um júri europeu, constituído por três eurodeputados, pelo Presidente do Parlamento Europeu e por quatro representantes da Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, selecionará o vencedor de entre os 27 projectos submetidos pelos júris nacionais até 8 de Abril de 2010.
Os prémios para os três melhores projetos serão entregues pelo Presidente do Parlamento Europeu e por um representante da Fundação do Prêmio Internacional Carlos Magno.
Os representantes dos 27 projetos nacionais serão convidados para a cerimónia de entrega dos prémios, em Aachen, na Alemanha, no dia 11 de Maio de 2010.
Em 2009, Portugal concorreu com o projeto "Cafébabel", de Maria Alcaparra, Mónica Guerreiro, Igor Caldeira e Ana Franco. Criado em 2001 por um grupo de estudantes franceses e Erasmus do Instituto de Estudos Políticos de Estrasburgo, cafebabel.com tornou-se no primeiro magazine europeu multilinguístico (7 línguas, entre as quais o português) sobre a actualidade além-fronteiras, analisando a evolução política e intelectual do continente segundo uma perspectiva europeia

Nenhum comentário: