domingo, 6 de junho de 2010

Encerrada visita do Papa a Chipre

O noticiário moderno tem sempre um lado tendencioso, especialmente quando se relaciona com o Papa e a Igreja. Agora mesmo, no encerramento da visita de Bento XVI a Chipre, a AFP divulgou uma nota que distoa completamente do conteúdo do discurso do Papa. Vejam o título "Papa encerra visita ao Chipre pedindo fim de banho de sangue no Oriente Médio". Esta mesma manchete foi repetida como caixa de ressonãncia por jornais, revistas e tudo o que se copia em matéria de mídia. Quando se lê, porém, a notícia vê-se que essa expressão não foi a tônica do discurso. Disse o Papa: "sobre esta grave questão, eu reitero meu apelo pessoal por um esforço urgente e concertado para solucionar as tensões atuais no Oriente Médio, especialmente antes que tais conflitos levem a maiores banhos de sangue". Uma coisa é pedir que se evite um "banho de sangue", e outra é pedir o fim do mesmo banho, supondo que o mesmo já está ocorrendo.
Além de demonstrar completa pobreza de conteúdo, quanta falta de criatividade! Até mesmo uma foto do Papa, de costas, foi reproduzida, havendo tantas outras colhidas em Nicósia junto às autoridades ou ao povo que o acolhia.
Um outro fato que poderia chamar a atenção da mídia, tão sensacionalista quando se trata de violência, foi a morte do presidente da Conferência Episcopal Turca, Dom Luigi Padovese. No entanto, quase não se falou do assunto. Talvez porque o criminoso seja um muçulmano e isso pode revelar algum sinal do ódio dos maometanos contra os católicos.
Convido os que visitam este blog, porém, a dar uma vista nos vídeos colocados no Youtube que falam da importância de Chipre e da visita de Bento XVI àquele país.
Larnaca, a Casa de São Lázaro





Vídeo 4

http://www.youtube.com/watch?v=mjShpfg6O5w&feature=related

A Igreja Latina e a riqueza de Pafos
Programa da viagem de Bento XVI a Chipre


Nenhum comentário: