quarta-feira, 30 de junho de 2021

CONSELHOS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS AO HOMEM DE HOJE

 





“Falarei primeiro para aqueles que não me conhecem: Sim; a vós, queridos filhos, que desde a vossa infância viveram longe do vosso Pai. Vinde! Vou te dizer por que não o conheceis e, quando souber quem ele é e que Coração amoroso ele tem, você não será capaz de resistir ao seu amor.

Muitas vezes acontece que os filhos que viveram longe dos pais não os amam; mas quando conhecem a doçura que contém o amor paterno e seu desvelo, passam a amá-los com ainda mais ternura do que aqueles que nunca saíram de casa.

Às almas que não só não me amam, mas que me odeiam e me perseguem, pergunto: Por que me odeias assim? ... O que tenho feito a vós, para que me persigam desse modo? Quantas almas há que nunca se fizeram esta pergunta, e hoje, que a faço, terei de responder por elas: "Não sei".

Não me conhecestes quando eras criança porque ninguém te ensinou a me conhecer e, à medida que crescias, as inclinações de uma natureza imperfeita, o amor pelos prazeres, o desejo de diversão, liberdade e riqueza também cresciam em você. Um dia ouviu alguém dizer que para viver sob a minha Lei é preciso apoiar os outros, amá-los, respeitar seus direitos, seus bens; que é preciso submeter-se às próprias paixões ... e como vivestes rendido aos seus caprichos, aos seus maus hábitos, ignorando que lei era, protestastes dizendo: Não quero mais lei do que o meu prazer! Eu quero curtir! Quero ser livre! Foi assim que começastes a odiar-me, a perseguir-me. Mas eu, que sou teu Pai, te amo com infinito amor e, enquanto te rebelavas cegamente e persistia no desejo de me destruir, meu Coração se enchia cada vez mais de ternura por ti. Assim se passou um ano, dois, três, tantos quantos sabes que vivestes assim. Hoje não consigo mais conter o impulso do meu amor e, visto que vives em guerra contínua contra aquele que tanto te ama, eu vim para te dizer quem eu sou.

Querido filho: Eu sou Jesus, e este nome significa Salvador. É por isso que minhas mãos estão perfuradas pelos cravos que me prendiam à cruz, na qual morri por seu amor. Meus pés têm as mesmas marcas e meu Coração é aberto pela lança, que eles introduziram nele após minha morte. Por isso, venho até você para lhe ensinar quem sou e qual é a minha lei. Eu sou seu Deus e seu pai. Teu Criador e teu Salvador! ... Tu és minha criatura, meu filho e meu remido, porque ao preço do meu Sangue e da minha vida te resgatei da tirania da escravidão do pecado. Tendes uma grande alma imortal, criada para desfrutar eternamente; tens uma vontade capaz de fazer o bem e um coração que precisa amar e ser amado.

Se buscas alimentar este amor pelas coisas terrenas e passageiras,  nunca o satisfará. Você sempre terá fome, viverá em guerra perpétua consigo mesmo, triste, inquieto, perturbado.

Se és pobre e precisa trabalhar para ganhar a vida, as misérias da vida o encherão de amargura. Sentirás ódio de seus senhores e talvez, se pudesse, destruiria sua propriedade, para reduzi-los a viver como você, sujeito às leis trabalhistas. Você experimentará cansaço, rebeldia e desespero, porque a vida é triste e no final terás que morrer. Sim, parecendo naturalmente, tudo isso é triste. Mas vim para mostrar a vida como ela realmente é, não como você a vê. Mesmo que você seja pobre e tenha que ganhar o seu sustento e o de sua família, mesmo que se veja sujeito a um senhor, não és um escravo. Fostes criado para ser livre.

Se estás procurando por amor e não consegues satisfazer seus desejos, é porque fostes criado para amar não o temporário, mas o eterno. Essa família que amas, pela qual se esforça para garantir sua subsistência, seu bem-estar e sua felicidade na terra, deves amá-la sem esquecer que um dia terás que se separar dela, embora não para sempre. Aquele dono a quem você serve e para quem trabalha, deve amá-lo, respeitá-lo, cuidar dos seus interesses e procurar aumentá-los com o seu trabalho e com a sua fidelidade; mas tenha em mente que ele só será seu senhor por alguns anos, pois essa vida passa logo e leva a outra que nunca terá fim e que será feliz.

A tua alma, criada por um Pai que te ama, não com qualquer amor, mas com um amor eterno e infinito, irá para o lugar da bem-aventurança eterna que este Pai preparou para ti. Lá encontrarás o amor que atenderá seus desejos. Lá viverás a verdadeira vida, da qual é apenas uma sombra que passa esta da terra: o céu nunca passará. Ali será recompensado o trabalho que você fez e suportou na terra, ali você encontrará a família que tanto amou e pela qual derramou o suor do rosto: ali você se unirá ao seu Pai, ao seu Deus. Se você soubesse que felicidade te espera! ...

Talvez, ao ouvir isso, diga: "Não tenho fé! Eu não acredito na outra vida”. Não tens fé? ... Você não acredita em mim? ... Bem, se não acreditas em mim, por que estás me perseguindo? ... Por que você está declarando guerra aos meus? Por que você se rebela contra minhas leis? ... E já que exige liberdade para si mesmo, por que não a deixa para os outros? ... Você não acredita na vida eterna? ... Diga-me, vives feliz aqui embaixo? ... Bem, você sabe que precisa de algo que não pode encontrar na terra. Se encontras o prazer que procura, ele não o satisfaz. Se você alcança as riquezas que deseja, elas não são suficientes. O carinho que você almeja, enfim, te deixa entediado. Não! O que você precisa, você não encontrará aqui ... Você precisa de paz; não a paz do mundo, senão a dos filhos de Deus. E como você vai descobrir isso na rebelião?

Direi onde serás feliz, onde encontrarás paz, onde saciarás aquela sede que há tanto tempo te devora ... Não te assustes quando me ouvires dizer que o encontrarás no cumprimento de minha lei. Nem se rebele quando ouves falar da lei, pois não é a lei da tirania, mas do amor. Sim, minha lei é de amor, porque eu sou seu Pai.

Sabes que no exército deve haver disciplina e em toda família bem ordenada, um regulamento. Assim, na grande família de Jesus Cristo também existe uma lei, mas cheia de brandura e amor. Venho ensinar-te o que é a minha lei e o que é o meu Coração que lhe dá, este Coração que não conheces e que tantas vezes persegues. Me procuras para dar-me a morte e eu te procuro para dar a vida. Qual dos dois triunfará? Seu coração será tão duro?

Que ele resista a quem deu a própria vida e amor.

Na família, os filhos levam o sobrenome do pai; é assim que eles são reconhecidos. Da mesma forma, meus filhos levam o nome de cristãos, que lhes é dado quando administram o batismo. Você recebeu este nome, você é meu filho e como tal você tem direito a todos os bens de seu Pai.

Eu sei que não me conheces, que não me amas, pelo contrário, você me odeia e me persegue. Mas eu amo-te com amor infinito e quero dar-te uma parte da herança a que tens direito. Ouça, então, o que você deve fazer para adquiri-lo: acreditar no meu amor e na minha misericórdia. Você me ofendeu, eu te perdôo. Você me perseguiu, eu te amo. Você me feriu em palavras e ações, eu quero te fazer bem e abrir meus tesouros para você.

Não pense que não sei como vivestes até aqui; Eu sei que você desprezou minhas graças, e talvez profanou meus sacramentos. Mas eu te perdôo.

E a partir de agora se você quer viver feliz na terra e garantir a sua eternidade, faça o que eu vou te dizer.

És pobre? Cumpre com submissão o trabalho a que és obrigado, sabendo que vivi trinta anos sujeito à mesma lei que tu, porque também fui pobre, muito pobre. Não veja tiranos em seus mestres. Não alimente sentimentos de ódio em relação a eles; não os deseje mal; faça o que puder para promover os interesses deles e ser fiel.

És rico? Você está encarregado de trabalhadores, servos? Não os explore. Remunera de maneira justa seu trabalho; ame-os, trate-os com doçura e bondade. Se você tem uma alma imortal, eles também têm. Não te esqueças de que os bens que te foram dados não são apenas para o teu bem-estar e lazer, mas para que, administrando-os com sabedoria, possas exercer a caridade com o teu próximo. Quando ricos e pobres obedecem à lei do trabalho, reconhecem humildemente a existência de um Ser que está acima de toda a criação e que é ao mesmo tempo seu Pai e seu Deus. Como Deus, Ele exige que você cumpra Sua lei divina. Como pai, ele pede que você se submeta aos seus mandamentos.

Assim, quando tiveres dedicado a semana inteira ao trabalho, aos negócios e até aos intervalos legais, peço que lhe dê pelo menos meia hora para cumprir "seu preceito". É muito exigente? Vá, então, à sua casa, à Igreja, onde Ele o espera dia e noite: no domingo e nos feriados, dê-lhe meia hora atendendo ao mistério do amor e da misericórdia, na Santa Missa. Lá, converse com Ele sobre tudo que lhe interessa, sobre seus filhos, sobre sua família, sobre negócios, sobre seus desejos, dificuldades e sofrimentos. Se soubesses com quanto amor Ele te escuta! Você pode me dizer: "Não sei ouvir missa, já faz tantos anos que não vou à igreja!" Venha; passe aquela meia hora aos meus pés, simplesmente. Deixe sua consciência lhe dizer o que fazer; não feche os ouvidos à sua voz. Abra sua alma com humildade à graça, ela falará e atuará em você, indicando como você deve se comportar em cada momento, em cada circunstância de sua vida; com a família, nos negócios; como você deve educar seus filhos, amar seus inferiores, respeitar seus superiores.

Talvez lhe diga que é preciso abandonar tal empresa, tal negócio, que rompa aquela amizade ... Que se afaste com energia daquele encontro perigoso ... Isso indicará que odeia tal pessoa sem motivo e, em vez disso, você deve deixar o tratamento de outra que você ama e cujos conselhos não deve seguir.

Comece a fazer isso, e você verá como, aos poucos, a cadeia de minhas graças está se espalhando; pois tanto no bem como no mal, uma vez que as obras começam, elas se sucedem, como os elos de uma corrente. Se hoje  deixais a graça falar com você e trabalhar em você, amanhã ouvirás melhor; depois melhor; então melhor ainda, e assim a cada dia a luz aumentará: você terá paz e preparará sua felicidade eterna.

Porque o homem não foi criado para permanecer na terra; é feito para o céu. Sendo imortal, ele deve viver não para o que ele morre, mas para o que durará para sempre. Juventude, riqueza, sabedoria, glória humana, tudo isso passa, acaba ... Só Deus subsiste eternamente ..., e as boas obras feitas por Ele são as únicas que perduram e que te seguirão para outra vida.

O mundo e a sociedade estão cheios de ódio e vivem em lutas contínuas, um povo contra o outro, algumas nações contra outras e os indivíduos uns contra os outros, porque o sólido fundamento da fé quase desapareceu completamente da terra. Se a fé for revivida, o mundo recuperará a paz e a caridade reinará. A fé não prejudica nem se opõe à civilização ou ao progresso, pelo contrário, quanto mais enraizada nos homens e nos povos, tanto mais neles cresce a ciência e o conhecimento, porque Deus é sabedoria infinita. Mas onde a fé não existe, a paz desaparece, e com ela a civilização e o verdadeiro progresso, introduzindo em seu lugar a confusão de idéias, a divisão dos partidos, a luta de classes e, nos indivíduos, a rebelião das paixões contra o dever, perdendo assim homem a dignidade, que constitui a sua verdadeira nobreza. Deixe-se convencer pela fé e você será ótimo; deixe-se dominar pela fé e você será livre. Viva pela fé e você não morrerá para sempre.

Que todos os homens saibam como o meu amor os procura, os deseja, espera que os preencham de felicidade. Eu vou atrás dos pecadores, como a Justiça atrás dos criminosos; mas a Justiça busca que eles os punam, e eu, que os perdoe. Eu quero perdoar. Eu quero reinar. Eu quero perdoar almas e nações; Eu quero reinar nas almas, nas nações, em todo o mundo.

Para apagar a ingratidão, derramarei uma torrente de misericórdias. Para reinar, começarei mostrando misericórdia, porque meu reino é de paz e amor. Eu sou sabedoria e felicidade. Eu sou amor e misericórdia”.

 (Parte da mensagem do Sagrado Coração de Jesus transmitida à Soror Josefa Menéndez em 1923 - Extraído e traduzido de “UN LLAMAMIENTO AL AMOR” - Sor Josefa Menéndez - Religiosa Coadjutora de la Sociedad del Sagrado Corazón de Jesús )

 

 

 


Nenhum comentário: