quarta-feira, 16 de junho de 2021

ALGUNS ORATÓRIOS EM HONRA DO SAGRADO CORAÇÃO

 



 

Lê-se na vida do Venerável P. Eudes, que o santo fundador dos Eudistas  mandou construir alguns nas cidades que evangelizou, principalmente em Montmartre, na cerca do convento da célebre abadia beneditina. Foram esses provavelmente os primeiros oratórios com invocação do Coração de Jesus.

Mas parece-nos, que se podem contar no número das igrejas do Sagrado Coração os antigos santuários, onde as gerações cristãs iam venerar a Santa Lança e as Relíquias do Precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. As principais são:

1º. - A Catedral de Sarzana na ltália, “na qual, diz uma Bula de Nicolau V, os fieis adoram com grande devoção o Sangue de Nosso Senhor”, guardado por Nicodemos, quando desceu da Cruz o Corpo do Salvador. Foi para esta igreja que primitivamente se compôs o ofício do Precioso Sangue, que andando o tempo se estendeu a toda a Igreja.

2º. - A igreja de S. Frediano de Lucques, que dividiu com a de Sarzana o precioso tesouro recolhido por Nicodemos .

3º .  - A igreja dos Franciscanos de Polenta possui alguma terra embebida no Sangue de Nosso Senhor, recolhido pelas santas mulheres; tem também

relíquias deste mesmo Sangue misturado com bálsamo. Esta relíquia foi trazida de Jerusalém em 1.656 pelo Conde Rogério S. Severino.

4º.  - A igreja da Anunciação de Modena possui desde tempo imemoriais uma relíquia, que segundo a tradição é Sangue sabido do Lado do Salvador. Provavelmente esta relíquia é uma pequena porção da de Mântua.

5º. - A basílica de Santo André, a catedral e a igreja de Santa Bárbara de Mântua possuem as relíquias mais insignes do Precioso Sangue. Diz a tradição, que foram trazidas pelo soldado Longino.

6º. - Um pequeno glóbulo deste sangue divino foi cedido em 1.886 ao Santuário do Sagrado Coração em Paray-le-Monial.

7º. - Uma parcela da relíquia de Mântua é também venerada em Weingarten na Baviera; foi trazida da Itália em 1.054 pelo imperador Henrique II.

8º.  - O Santíssimo Sangue de Burges (Bélgica) é uma das relíquias mais célebres; trouxe-a de Jerusalém em 1.149 Ehierry d'Alsácia, quinto conde de Flandres e um dos chefes mais valorosos da segunda cruzada.

9º  - Uma igreja de Viena na Áustria e ainda outra no Wurtemberg gloriam-se de possuir restos do Sangue Redentor.

10º. - A cidade de Fécamp na França possui também um santuário, onde se venera uma relíquia do Precioso Sangue, que a tradição faz remontar a Nicodemos.

11º. A cidade de Bolonha-sur-Mer tem uma relíquia idêntica. Diz a tradição, que foi enviada à Bem-aventurada Ida por seu filho Godofredo de Bouillon.

I2o . À lista dos santuários, onde são veneradas as relíquias do preciosíssimo Sangue, deve acrescentar-se como coroa a Basílica Vaticana, onde se conserva a santa Lança desde 1.492. Achada milagrosamente em Antioquia pelos Cruzados a 14 de Junho de 1.098, foi primeiro levada para Jerusalém e depois transportada para Constantinopla para a Igreja de S. João. Depois da tomada de Constantinopla pelos Turcos o sultão Bajazet enviou-a ao Papa Inocêncio VIII. A ponta desta lança adorável foi dada a S. Luiz rei de França, que a levou para a Santa Capela em Paris.

(Extraído de “O Coração de Jesus Segundo a Doutrina da Beata Margarida Maria Alacoque” – Por um Oblato de Maria Imaculada, Capelão de Montmarfe – Introdução do Pe. Joaquim dos Santos Abranches -  Editor Manuel Pedro dos Santos, 1907, Lisboa –págs 168/170)


Nenhum comentário: