domingo, 3 de janeiro de 2021

MEDITAÇÕES PARA O ADVENTO E EPIFANIA (XXXVI

 




3 de janeiro 

COMENTÁRIOS DE SÃO TOMÁS DE AQUINO

- FESTA DO SANTO NOME DE JESUS

 Devemos saber que esse nome tem uma imensa virtude e múltiplo: É um refúgio para penitentes, um remédio para os doentes, ajuda para aqueles que lutam, sufrágio para aqueles que rezam, porque confere perdão dos pecados, a graça da saúde, a vitória aos tentados, a força e confiança para alcançar a salvação.

Quanto ao perdão dos pecados, diz São João em sua epístola I (2, 12): “eu escrevo para vocês, filhinhos, porque vocês estão perdoados seus pecados pelo nome dele”. E Santo Agostinho acrescenta: "O que isso significa? Jesus, se não Salvador? Então por si mesmo eu conheço Jesus por mim. Não Tenha em mente, Senhor, meu mal, para que esqueça o seu bem. Mas deve-se notar que esse nome é imposto à circuncisão; com o que significa que os circuncidados são salvos espiritualmente."  É por isso que São Bernardo diz:" É necessário, irmãos, que nós sejamos circuncidados para receber o nome da salvação; ser circuncidado não literalmente, mas em espírito e em verdade ".

Quanto à graça da saúde é dito no Cântico dos Cânticos (1, 2): “O óleo derramado é o seu nome”. Porque o petróleo é alívio de dor, e assim é este nome de Jesus. São Bernardo diz: "Você tem, minha alma, um eletuário[1] escondido no pequeno copo de uma palavra, que é Jesus, que nunca foi ineficaz para qualquer epidemia "[2] E Pedro de Ravenna: "Este é o nome que deu vista ao cego, ouvido ao surdo, perna ao coxo, palavra ao mudo, vida para os mortos". Quanto à vitória nas tentações, lê-se nos Provérbios (18, 10): “Torre muito forte o nome do Senhor”; e São Marcos: “eles vão lançar demônios em meu nome” (16, 17); e em São Lucas: “E os setenta voltaram e dois com alegria, dizendo: Senhor, até mesmo os demônios estão sujeitos a nós em seu nome” (10, 17). E Pedro de Ravenna: "A virtude deste nome, de Jesus, afugentou dos possuídos todo o poder do diabo ".

Quanto à confiança saudável, diz São João: Tudo o que peedir ao Pai em meu nome, eu farei (14, 13). Para este propósito Santo Agostinho diz: "Em meu nome, que é Cristo Jesus. Rei, Jesus significa Salvador; e tudo o que pedimos por ele, pedimos em nome do Salvador, e ele é o Salvador, não somente quando a ele pedimos, mas também quando isso não acontece; porque quando ele vê isso que é perguntado é contrário à salvação, o salvador não é mostrado fazendo isso Bem, o médico sabe o que o paciente está pedindo, já em favor de sua própria saúde e contra ela; portanto, não faz o contrário Aquele que pede, a fim de curá-lo ".

Observe as palavras de São Bernardo sobre a circuncisão de Cristo e a imposição de seu nome: "Grande e admirável mistério!: O menino é circuncidado e ele é chamado Jesus. O que isso significa conexão? Reconhecer o mediador entre Deus e os homens que, a partir do início do seu nascimento associa o humano ao divino, o ínfimo ao sumo. Nasce de uma mulher, mas tanto o fruto da fertilidade, que não perde a flor da virgindade. Está embrulhado nas fraldas, mas essas fraldas são homenageadas com elogios angelicais. Ele se esconde em uma manjedoura, mas é descoberta por uma estrela radiante no céu Da mesma forma, a circuncisão também prova a verdade do humanidade tomada, e o nome, que está acima de todo nome, indica a glória de sua majestade ". (De Humanitate Christi, capítulo XXVI)

 (Extraído de “MEDULLA S. THOMAE AQUITATIS PER OMNES AMNI LITURGICI SEU MEDITATIONES EX OPERIBUS S. THOMAE DEPROMPTAE.- Recopilação de Fr. Mezar, OP, e tradução do latim para o espanhol por Luís M. de Cádiz)

 

MEDITAÇÕES DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO PARA A OITAVA DE NATAL E OS DIAS SEGUINTES ATÉ A EPIFANIA

- SOBRE O NOME DE JESUS

Ó meu Jesus, se vos tivesse eu sempre invocado, não teria sido jamais vencido pelo demônio. tive a infelicidade de perder a vossa graça porque, nas tentações deixei de pedir o vosso auxílio. Agora ponho toda a minha confiança no vosso santo nome: Tudo posso naquele que me conforta. Gravai, meu Salvador, gravai em meu coração o vosso poderoso nome de Jesus, a fim de que, tendo-o sempre no coração pelo amor, eu o tenha também sempre nos lábios e o invoque nos assaltos com que o inferno me ameaça para tornar-me novamente seu escravo e separar-me de vós. No vosso nome acharei todos os bens: se eu estiver aflito, me consolará recordando-me que muito mais vos afligistes por meu amor; se os meus pecados abalarem a minha confiança, me animará lembrando-me que viestes ao mundo para salvar os pecadores; se for tentado, me fortalecerá recordando-me que, se o inferno é poderoso para vencer-me, vós o sois mais para socorrer-me; se enfim me sentir frio no vosso amor, despertará o meu fervor, lembrando-me o quanto me amais. Amo-vos, meu Jesus! Vós sois, e espero, sereis sempre o meu único amor. Dou-vos todo o meu coração, ó meu Jesus, quero amar unicamente a vós, e estou resolvido a invocar-vos o mais que me seja possível. Quero morrer tendo nos lábios o vosso santo nome, nome de esperança, nome de salvação, nome de amor!
Ó Maria, se me amais, espero de vós uma graça, a de invocar sempre o vosso santo nome com o de vosso divino Filho. Fazei que esses doces nomes sejam a respiração de minha alma, e que o repita sempre durante a vida, para redizê-lo ainda no último suspiro: Jesus e Maria, socorrei-me; Jesus e Maria, eu vos amo: Jesus e Maria, em vossas mãos entrego a minha alma. (pág. 196)

(“Encarnação, Nascimento e Infância de Jesus Cristo” - Santo Afonso Maria de Ligório - Doutor da Igreja e Fundador da Congregação Redentorista - Tradução do Pe. OSCAR DAS CHAGAS AZEREDO, C.Ss.R. - Edição Pdf - Aparecida – 2004 – Fl. Castro - págs. 193/194

 

[1] medicamento de uso interno constituído de pós finos, xarope, mel ou resinas líquidas; empregado especialmente  como calmante e purgativo.

[2] De circum. serm. 2.


Nenhum comentário: