quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Manifestação ímpar da Fé de nosso povo

Quando o Brasil foi descoberto, logo foi batizado com nomes católicos: Terra de Santa Cruz ou Ilha de Vera Cruz. Porém, já desde aqueles áureos tempos, houve uma verdadeira perseguição a tão lindo nome. Como os mapas geográficos eram feitos por tipógrafos renascentistas ou humanistas, todos eles infensos à religiosidade de nosso povo, começaram a colocar nos mapas não os nomes verdadeiros, mas o que lhes convinha, ou seja "terra dos brasis", ou simplesmente "brasil", por causa da árvore que aqui se cultivava. O mesmo ocorreu com a América, cujo nome verdadeiro "Nova Hispaniola", foi alterado naqueles mapas por "Ameriggo" ou "América", em homenagem a um amigo deles (também renascentista e humanista) Américo Vespúcio, apenas porque fez uma carta descrevendo o novo continente, cometendo-se assim uma grande injustiça com Colombo.
No Brasil, se não temos o país todo com o nome com que foi originalmente batizado, temos pelo menos uma cidade, Santa Cruz, situada no Rio Grande do Norte, e onde parece que há ainda uma pujante fé católica verdadeira. Um exemplo foi dado recentemente.
Uma estátua de 56 metros de altura de Santa Rita de Cássia, a padroeira da cidade, foi inaugurada naquela cidade.
"O fundador da cidade era devoto de Santa Rita de Cássia e construiu a primeira capela em homenagem à santa em 1825. Desde então ela é padroeira da cidade. Anualmente, em 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia, mais de 60 mil pessoas costumam vir para a cidade em peregrinação", diz o padre Aerton Sales, reitor do Santuário de Santa Rita na cidade. Santa Rita de Cássia é conhecida como santa das causas impossíveis.
A imagem de Santa Rita de Cássia fará parte do complexo Alto de Santa Rita, que oferecerá auditório para 225 pessoas, restaurante e capela. Segundo o Governo do Rio Grande do Norte, a obra contou com um investimento de cerca de R$ 6 milhões, com recursos municipais, estaduais e federais, e deve incrementar o turismo e uma maior manifestação da religiosidade do nosso povo. Vejam abaixo um vídeo institucional sobre o evento, um mostrando as etapas da construção do monumento e o terceiro com um teatro realizado na Festa de Santa Rita de Cássia.








Nenhum comentário: