segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

É FALSA PROFECIA PREGAR A PAZ A UM POVO PECADOR

 



Seria autêntica a pregação moderna da paz a um povo que vive mergulhado no pecado e na ofensa a Deus? Vejamos o que diz a Sagrada Escritura.

“Então eu disse: Ah! Ah! Ah!  Senhor Deus, os profetas dizem-lhe: Não vereis espada, e não haverá fome entre vós, mas ele vos dará paz verdadeira neste lugar. E o Senhor disse-me: Esses profetas falsamente vaticinam em meu nome; não os enviei, nem lho mandei, nem lhes falei; tudo o que vos profetizam é uma visão mentirosa, uma adivinhação, impostura, engano do seu coração. Portanto isto diz o Senhor: Acerca dos profetas, que profetizam em meu nome, sem terem sido enviados por mim, dizendo: A espada e a fome não afligirão esta terra; estes profetas hão de perecer à espada e à fome. Os povos, a quem profetizam, serão lançados nas ruas de Jerusalém, vítimas da fome e da espada, e não haverá quem os sepulte, a eles e suas mulheres, a seus filhos e filhas; e derramarei (o castigo) da sua maldade sobre eles”  (Jer 14, 13-16).

 Mentem os profetas que apregoam a paz

“Aos profetas; o meu coração está feito em pedaços dentro de mim mesmo, todos os meus ossos se abalaram, tornei-me como um homem ébrio, como um homem cheio de vinho, contemplando a face do Senhor, e à vista das suas santas palavras. Porque a terra está cheia de adúlteros, porque a terra chora à vista da maldição; secaram-se os campos dos desertos, a sua carreira tornou-se má, a sua fortaleza já não é a mesma. Porque o profeta e o sacerdote se corromperam e na minha casa encontrei os males que eles lá cometeram, diz o Senhor. Por isso o seu caminho será como um caminho escorregadio nas trevas; serão impelidos e cairão nele; porque farei vir sobre eles males no tempo em que eu os visitar, diz o Senhor.

“Nos profetas da Samaria vi extravagância; profetizavam em nome de Baal, seduziam o meu povo, povo de Israel. Aos profetas de Jerusalém vi imitar os adúlteros e ir após a mentira; fortificaram as mãos dos malvados, para que nenhum se convertesse da sua malícia; tornaram-se todos para mim como Sodoma, e os moradores de Jerusalém como Gomorra.  Portanto isto diz o Senhor dos exércitos aos profetas: Eis que os alimentarei com absinto e lhes darei a beber fel; porque dos profetas de Jerusalém é que se derramou a corrupção sobre toda a terra”.

“Isto diz o Senhor dos exércitos: Não queirais ouvir as palavras dos profetas, que vos profetizam e vos enganam; contam as visões do seu coração, e não (a que sai) da boca do Senhor. Dizem àqueles que blasfemam: O Senhor disse: Vós tereis a paz; e todos aqueles que seguem a perversidade do seu coração disseram: Não virá sobre nós mal algum. Mas qual deles assistiu ao conselho do Senhor, viu e ouviu a sua palavra? Quem considerou a sua palavra e a ouviu?  Eis que se levantará o redemoinho  da indignação do Senhor, e a tempestade desencadeada cairá sobre a cabeça dos ímpios.  O furor do Senhor não retrocederá até que efetua e cumpra o desígnio do seu coração; nos últimos dias entendereis o seu desígnio.  Eu não enviava estes profetas e eles corriam; não lhes dizia nada, e eles profetizavam. Se tivessem assistido ao meu conselho, e tivessem feito saber as minhas palavras ao meu povo, eu os teria certamente desviado do seu mau caminho e dos seus tão depravados pensamentos

“...Eu ouvi o que disseram os profetas, que em meu nome profetizam a mentira, e dizem: Tive um sonho, tive um sonho.  Até quando há de durar isto no coração dos profetas que vaticinam a mentira e que profetizam as ilusões do seu coração?...

“Por esta causa eis que venho contra esses profetas, diz o Senhor, que roubam as minhas palavras cada um ao seu vizinho. Eis que venho contra os profetas, diz o Senhor, que tomam em suas línguas estas palavras e dizem: Oráculo do Senhor. Eis que venho contra os profetas que sonham mentiras, diz o Senhor, que as contam e enganam o meu povo com suas mentiras e os seus milagres, não os tendo eu enviado, nem dado ordem alguma a esses (homens),que nenhum bem têm feito a este povo, diz o Senhor”   (Jer 23, 9-32).

“Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel, a Acab, filho de Colias, e a Sedecias, filho de Massias, que vos profetizam falsamente em meu nome: Eis que os entregarei nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, o qual os mandará matar diante dos vossos olhos. Todo o cativo de Judá, que está em Babilônia, se servirá deles para maldizer, dizendo: O Senhor te trate como tratou Sedecias e Acab, que o rei de Babilônia mandou frigir no fogo, por causa de terem feito loucuras em Israel, e adulterado com as mulheres de seus amigos, e pronunciado falsamente em meu nome palavras que eu lhes não tinha mandado dizer  (Jer 29, 21-23).

“Manda dizer a todos os deportados: Isto diz o Senhor a Semeias, neelamita: Porque vos profetizou Semeias, e eu não o enviei; e ele fez com que vós confiásseis na mentira; portanto isto diz o Senhor: Eis que castigarei Semeias, neelamita, e a sua geração; não haverá dele descendente que viva no meio deste povo, e não verá o bem que eu faço ao meu povo, diz o Senhor, porque profetizou a revolta contra o Senhor”  (Jer 29, 31-32).

“Os teus profetas vaticinaram-te coisas falsas e insensatas, e não te manifestavam a tua iniqüidade, para te excitarem à penitência; mas profetizaram-te falsamente sucessos e a expulsão”.  (Lam 2, 14-15).



Nenhum comentário: