sábado, 2 de julho de 2011

A maldição que cai sobre os líderes esquerdistas das Américas


Há uma maldição que recai sobre líderes da esquerda latina. Um despacho da AFP relata o surpreendente surto de doenças que ataca os referidos líderes. O tema surgiu a propósito do câncer de Hugo Chávez, reconhecido oficialmente pelo mesmo. Embora não dirija oficialmente nenhuma país, Fidel Castro lidera a lista com um câncer que ninguém sabe em que fase se encontra, mas que já é notorio há mais de 5 anos.
Cristina Kircher, apesar de não pertencer à esquerda mais radical, tem dado sua colaboração ao avanço do grupo chavista. Segundo a AFP, a presidente argentina sofreu um pequeno acidente no dia 22 de junho passado, o que não a impediu, entretanto, de exercer normalmente suas atividades no dia seguinte. No mês de abril já havia postergado uma visita oficial ao México por causa de um quadro de hipertensão que a fez suspender sua agenda pública por vários dias.
Doenças menos graves sofreram também os demagogos e teatrais líderes da Bolívia e do Equador: Evo Morales, teve que tratar de uma inflamação no tendão da rótula, do qual foi operado recentemente; quanto a Rafael Correa, o seu problema foi no fêmur, do que resultou também uma cirurgia feita em setembro do ano passado.
Das doenças mais graves e mortais sofre também o presidente do Paraguai, Fernando Lugo: como todos sabem está se tratando de um câncer linfático, descoberto recentemente.
A AFP esqueceu-se de alinhar neste bloco a presidente brasileira que já sofria de um câncer antes mesmo de ser eleita. Qual o motivo da omissão? Dilma é considerada como curada? Ou foi mero esquecimento? Tratando-se da figura mais esquerdista de todas as outras citadas, não se referir ao seu estado de saúde pode ser mera gafe jornalística...

Nenhum comentário: