quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Perseguição religiosa no Vietnã continua

O Vietnã possui 6 milhões de católicos, a segunda maior população católica da Ásia, perdendo apenas para as Filipinas. No mês de setembro os comunistas pretendiam tomar a igreja de Thai Ha em Hanói e transformá-la num parque, alegando que o terreno pertencia ao Governo. Os católicos resistiram em vigílias e orações, vencendo momentamente as pretensões dos comunistas.
Veja nossa postagem anterior, de 29.09.2008 -
Católicos enfrentam comunistas no Vietnã, cujo vídeo divulgado na ocasião reproduzimos novamente abaixo.
Por realizar aquelas vigílias de oração em defesa do templo religioso, 7 católicos vietnamitas foram condenados a cumprir penas de 12 a 15 meses de arresto domiciliar e dois anos de liberdade condicional por “desordem pública”. Um oitavo foi posto em liberdade depois de receber uma advertência. A condenação foi tida como “leve”, (alegaram que a “lei” comunista previa 7 anos de prisão) mas tem o cunho intimidatório e persecutório, porquanto os católicos defenderam pacificamente o templo religiosa para que as autoridades comunistas não tomassem posse dele. E talvez não tenha havido pena mais rigorosa por causa da repercussão do caso no exterior. No mesmo dia do julgamento, vários católicos, vindos da igreja de Thai Ha (onde ocorreu o incidente, conforme mostramos em vídeo abaixo), alguns deles com fotos da Virgem Maria.
Um dos condenados, Nguyen Thi Nhi, de 46 anos, declarou que organizaram as vigílias para proteger o prestígio e a propriedade da igreja de Thai Ha, que lhes pertence, embora as autoridades comunistas
insistem em que o terreno foi apossado irregularmente no ano de 1962. A notícia não fala da violência cometida contra os católicos, causando ferimentos em alguns.
Ainda dizem por aí que o comunismo acabou.

Nenhum comentário: