segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

O NATAL DE DONA CHICA

 




Sentado na poltrona, o Sr. Manoel lia o jornal quando suas filhas se acercaram dele para um raro entretenimento, somente possível naquelas noites especiais em que algo de especial está para acontecer. Dona Marieta, esposa do Sr. Manoel, reclamava:

- Mas, logo hoje, que a novela estava tão atraente e cheia de suspenses, a TV foi se quebrar?

O Sr. Manoel, porém, estava gostando daquilo:

- Ah, Marieta, você não imagina como está bom assim. Pelo menos hoje a gente vai deixar de ouvir este suspense novelesco que não acaba nunca; é sempre um atrás do outro para deixar vocês nesta torcida. Só assim a gente vai ter oportunidade de conversar mais familiarmente, sem interferência desta famigerada caixinha eletrônica.

No entanto, Sr. Manoel não conseguia ler o seu jornal, pois Fabíola e Laura não o deixavam. A certa altura, Dona Marieta o interrompe:

- Pois bem: que entretenimento ou conversa familiar é essa? Você aí, sentado no sofá tendo ler o jornal?

O Sr. Manoel sobressaltou-se, jogou o jornal pro lado, beijou suas duas filhas, de 8 e 10 anos, dizendo:

- Desculpem-me, vamos conversar um pouco...

Não era de estranhar que procedesse dessa forma, pois tinha passado um dia estafante em seu trabalho. Era policial, e naquele dia de véspera de Natal sua presença no trabalho tinha sido indispensável. Ao chegar à sua casa é que se propunha a ler alguma coisa para saber as notícias do dia.

Repentinamente, lembrando-se de algo, colocou as duas filhas no colo e lhes perguntou:

- Que presentes vocês esperam receber de São Nicolau?

- São Nicolau? Quem é São Nicolau? – perguntaram as duas numa só voz.

- Ah, então vocês não sabem? São Nicolau foi um bondoso bispo, homem muito abastado e muito santo, que tornou-se o símbolo do espírito festivo natalino para os cristãos. Hoje existe a figura do Papai Noel, uma invenção comercial, mas está muito longe de representar o verdadeiro espírito natalino que tinha São Nicolau. Todo ano no Natal ele presenteava as crianças que haviam sido boas durante o ano, era um prêmio por terem praticado virtudes cristãs. No entanto, aquelas que haviam sido más ou cometido muitas indisciplinas ou pecados eram severamente advertidas. E uma ou outra que reincidia em erro e maldade recebiam, de seu secretário, uns bolos nas mãos. De costume andava ele carregado de presentes, doces, chocolates e outras iguarias, com o que alegrava as crianças e procurava sempre premiar as boas e castigar as más. Pois, vejam bem: as pessoas hoje nem falam mais em São Nicolau, só se lembram do Papai Noel inventado pelos comerciantes para vender seus produtos.

Dona Marieta intervém, então, na conversa.

- São Nicolau ou Papai Noel, o que vocês desejam ganhar neste Natal?

- Uma boneca! – Responderam as duas meninas em uníssono.

Dona Marieta saltou de lá, censurando:

- Ah, não! Outra boneca? Vocês não sabem pedir outra coisa? Já viram quantas delas possuem no quarto de vocês?

- Deixa as meninas, Marieta – intervém o Sr. Manoel – pois elas têm o direito de pedir o que mais gostam, não é verdade?

- Isso mesmo, papai, – pontificou Fabiana – o senhor tem toda razão!

- É verdade; mas, mesmo assim, seria muito bom que começassem a pensar em outras coisas. A gente tem de variar os gostos, não é mesmo? Agora mesmo lembrei-me de lhes contar um fato muito a propósito que presenciei hoje. Lembram-se da velha Chica, a catadora de lixo?

- Sim, mas que teve ela? – indagou Laura.

- É que hoje eu tive a oportunidade de saber toda a história da vida dela e fiquei muito comovido, pois é muito triste.

- Então não conta, que hoje é véspera de Natal, dia de alegria e não de tristeza – falou dona Marieta.

- Conta, papai! – pediu Fabiana.

- É, vamos lá! Conta, assim mesmo – completou Laura.

- Pois bem, eu vou contar, pois vai servir de exemplo para vocês. Eu estava fazendo a ronda quando vi dona Chica se meter em sérios apuros. Haviam nos chamado para prender uma suspeita ladra escondida num prédio velho abandonado. Pegamos o carro-patrulha, eu e um cabo, e quando lá chegamos vimos a mulher por entre uns escombros sentada no chão, de costas, como se estivesse arrumando algo. Aproximamo-nos, lentamente, e, ao chegar perto, vi que era dona Chica. Estava ali, fazendo sabem o quê?

- Ela é uma ladra, papai, estava escondendo o roubo? – perguntou Laura.

- Não, nada disso. Ela estava simplesmente brincando com uma boneca.

- Brincando com uma boneca!? – espantaram-se as meninas.

- Sim. E estava tão entretida que não notou nossa presença. Perguntei-lhe, então: “Onde conseguiu essa boneca, dona Chica? Não me diga que foi no lixo...” De um ímpeto, assustada, ela levantou-se e correu com a boneca na mão. Nós a pegamos rápido. Voltei, então, a perguntar:

- Vamos lá, diga-me dona Chica: de quem roubou esta boneca?

Verifiquei que a velha estava muito assustada e quase chorando. Disse-me logo em seguida:

- Sargento, eu nunca roubei e nunca roubarei jamais. O senhor sabe que sou uma pobre miserável, mas muito honrada neste aspecto. Esta boneca caiu de um caminhão de cargas que passava na estrada. Era uma caixa cheia delas: eu peguei esta e outras pessoas as demais. Isso é roubo? Quem lhe disse que eu roubei?

- Olhe, dona Chica; pode ser que a senhora esteja falando a verdade, mas tem que ir conosco até o distrito policial, pois alguém nos telefonou a acusando de roubo. Vamos investigar isso direito. Se for inocente, nada vai lhe acontecer.

- Quem telefonou?

- Não sabemos. Vamos lá que talvez a pessoa apareça reclamando o que é dela.

- Ah, deve ser alguma pessoa invejosa que me viu assim maltrapilha apanhar a boneca, e ela não conseguiu nada porque outras pessoas também as cataram na rua. Certamente vai dizer que a boneca é dela. Olhe, eu não tenho medo de ir ao distrito policial, pois tenho minha consciência tranqüila. Quando eu era criança aprendi desde cedo a respeitar os bens alheios, e quando ia às vezes me confessar contava ao padre até mesmo os pequenos furtos de comida que fazia escondida na cozinha de minha mãe. E hoje, já adulta, tenho como grande honra nunca haver roubado nada de ninguém, apesar de ser pobre e passar muitas privações.

- Eu sei, dona Chica, mas, mesmo assim, a senhora vai nos acompanhar para que possamos apurar este fato e esclarecer toda a questão. Vamos lá!

- Só quero que o senhor tenha um pouquinho de paciência e ouça-me. Quero lhe contar uma história que, ao ouvi-la, o senhor vai entender o que representa para mim esta boneca.

- Está bem; no caminho a senhora vai nos contando sua história.

Embarcamos na viatura, mas dona Chica não quis largar a boneca, dizendo ser muito importante para ela. A caminho, contou a seguinte história:

-“Sargento, na verdade em minha infância eu não era uma menina pobre e tinha um pai e uma mãe muito bondosos. Eles davam-me tudo o que necessitava e mais o que lhes pedia, como joias, pulseiras, relógios, roupas e, sobretudo, muitos brinquedos, como bonecas. Eles também tinham muito carinho por mim. Um dia, porém, minha mãe bateu-me muito porque lhe dei um grande desgosto. E ela, muito irritada, disse-me uma coisa que nunca deveria ter dito.

- Que disse-lhe ela assim de tão importante?

- Disse-me que não era minha mãe verdadeira. Contou-me que desejava muito ter um filho, mas, impossibilitada por problemas de saúde, resolveu adotar-me num orfanato. Estava bastante revoltada comigo e não sabia o que fazer de minha pessoa, afirmando que eu não merecia aquele carinho que ela e meu pai me davam. Insensatamente, pedi-lhe que me levasse à casa de minha verdadeira mãe, pois pretendia conhecê-la. E ela fez o que eu menos esperava: levou-me realmente à casa de minha mãe verdadeira, mas, chegando lá deixou-me com ela e afirmou categoricamente (juntamente com meu pai adotivo) que nunca mais queria ver-me, jamais deveria voltar à casa deles.

- Que mulher do gênio ruim! E você ainda diz que ela era bondosa...

- Foi aí, sargento, que eu comecei a entender o que é a verdadeira bondade. Eu pensava que meus pais eram bons porque me davam tudo o que eu queria. Enganei-me. Chegando à casa de minha mãe verdadeira, não vi que lá se gozava uma vida boa, como na casa de meus pais adotivos: havia muita carência, como das coisas essenciais à sobrevivência, tratava-se de uma família muito pobre, paupérrima mesmo. Mesmo assim, todos se contentavam com o pouco que tinham, quase não havia reclamações, e minha mãe verdadeira tinha muita paciência com os filhos, que eram muitos, em torno de sete inclusive eu. Corrigia os filhos com severidade, mas com amor.

- E neste novo lar, você era feliz?

- Não. Eu já estava muito mal acostumada com a vida fácil. Minha nova vida na casa de minha mãe verdadeira foi, na verdade, um inferno pra mim. Pois eu não suportava ver meus irmãos mal vestidos, aquela humildade que os fazia aceitar quase tudo sem reclamar, que me foi útil apenas para querer dominá-los. Havia aprendido a ser orgulhosa, e aquela vida pra mim era insuportável. Como foi duro, sargento: antes morava num palacete, e depois passei a morar num casebre, dentro de uma favela malcheirosa e, para piorar, não haviam me deixado levar meus pertences pessoais, como as roupas, joias, brinquedos, os vestidos elegantes e, sobretudo, minhas bonecas. Passava o tempo quase todo a chorar e a me maldizer.

- Então a senhora foi sempre malcriada, não foi?

- Nem tanto. Acontece que a vida levada na casa de minha mãe adotiva era muito artificial. E quando descobri o meu verdadeiro mundo, revoltei-me.

- Por que não voltou para a casa da mãe adotiva?

- Realmente, eu tentei voltar, mas eles repeliram-me. Lá havia outro filho adotivo mais novo. Era mais uma tentativa deles encontrar um filho que lhes fosse do agrado.

- A senhora deve ter aprontado uma boa com sua mãe adotiva, não foi?

- Apenas, inocentemente, contei um segredo a uma vizinha. Era criança, tinha lá meus 8 ou 9 anos, nem me lembro direito...

- Que fez na casa de sua mãe verdadeira, já que também lá não se deu bem?

- Não aguentei muito tempo, e fugi antes de completar meus 14 anos de idade. Apesar de minha pouca idade já tinha um corpo formoso e foi fácil se aproveitar disto para conquistar alguns homens e conseguir dinheiro. Tinha visto algumas meninas da mesma idade fazer o mesmo, e rapidamente aprendi como levar uma vida na prostituição. Algum tempo depois, arranjei um namorado que quis me ajudar e tentou conseguir emprego pra mim. Por sinal, não muito recomendável, num ambiente de gente de má fama. Fiquei junto com este rapaz por alguns anos, viajamos e fomos morar no Rio de Janeiro, vivendo lá a vida que Deus nos desse.

- E aí, se realizou com o rapaz?

- Que nada, era um embusteiro. Mesmo assim ainda convivi com ele uns 5 ou 6 anos. Não tivemos filhos, pois nos ensinaram a sempre “dar um jeito”. Sozinha no mundo passei a frequentar diversos ambientes para sobreviver, tendo ido uma vez aos estudos de uma TV para aprender a ser artista. Mas, nada consegui: eles exigiam curso de artes dramáticas, e eu nada disso tinha. Naquele ambiente onde morava, a única coisa que aprendi foi o uso de drogas e prostituição. Era comum ser seviciada e estuprada, pois convivia com gente da pior classe. Às vezes tinha saudades das famílias onde morei quando criança, mas não tinha coragem de voltar. Estive doente, fui internada num hospital para tratamento de drogados, mas nunca fui presa por motivo algum. Finalmente, na minha velhice, com a saúde tão abalada, sozinha no mundo, sem conseguir amparo de ninguém, sem família, sem marido ou filhos, consigo manter-me apenas como catadora de lixos. Recolho o que é útil daquilo que as pessoas jogam fora e tento vendê-lo. Sempre acho compradores.

- Tudo isto porque contou um segredo. Que segredo era este, posso saber?

- Era sobre um boneca...

Dona Chica começou a chorar e, soluçando, quase não falava.

- Uma boneca?

- Sim, uma boneca muito bonita que era de minha mãe adotiva. Ela a havia roubado de uma amiga, vizinha nossa, e nada disso eu o sabia. Havia possuído uma outra igual que se desmanchara num incêndio e, para manter a lembrança de algo que ela achava de tanto valor, roubou a da vizinha e a mantinha bem escondida. Dizia que a boneca, por ter sido tão importante, não se encontrava semelhante à venda em nenhuma loja.

- E a senhora teve a coragem de contar isso à vizinha?

-Foi sem querer. Eu vi uma foto, e disse: a mamãe tem uma boneca igual a essa da foto. Foi o bastante para a vizinha desconfiar, investigar e descobrir a verdade. Daí surgiu brigas o desfazimento da amizade das duas. E quem pagou mais caro foi eu...

- Ah, quer dizer que, por causa de uma simples boneca a senhora caiu no desamparo...

- Esta era a razão pela qual eu estava brincando com aquela boneca quando o senhor me encontrou. Não iria vendê-la, mas ficar com ela para matar saudades de meu tempo de infância. Relembrava todo o meu passado, embora cheio de amarguras, mas também de doçuras.

- Que havia de doçura na sua vida?

- Acho que nunca fui tão feliz senão quando morei com minha mãe adotiva. Naquele tempo eu ainda tinha inocência, e só é feliz quem se conserva inocente. Quando perdi a inocência, e depois a pureza, nasceu dentro de mim um verdadeiro inferno.

O sargento manda parar o carro, e virando-se para o cabo, pergunta:

- Que acha disso, Jorge?

- Não sei; eu também sou muito humano, mas não entendo como uma pessoa desta idade ainda queira brincar com bonecas. Mesmo se tratando de dona Chica.

- Olhem, meus caros, – responde a velha – eu não quero mais esta boneca. As recordações que ela me trouxe já me fez um pouco feliz durante o dia, mas também deixou-me bastante triste. O sargento não quer levá-la e dá-la a alguém?

- E se sua história for um embuste e aparecer alguém, verdadeiro dono da boneca, lá na delegacia?

- Dê-lhe, então.

- Não. A boneca é sua. Se for verdade o que disse, a terá merecido, pois noto que ainda resta um pouco de bondade na senhora. Se for mentira, eu saberei como encontrá-la e puni-la por querer nos enganar. Aliás, tenho convicção interior de que a senhora foi sincera conosco.  Admiro que em pessoas como a senhora ainda haja algum resquício de bondade e, sobretudo, de honestidade, virtudes muito raras nos dias atuais. Continue, dona Chica, seja sempre honesta, cate seus lixos para viver se não encontra outra atividade mais humana, mais nobre, mas nunca se desvie deste caminho. Desejo que o seu Natal, neste ano, seja o mais feliz de sua vida”.

Laura já dormia no colo do pai, mas Fabiana ainda estava atenta e perguntou contrafeita:

- Mas, papai, porque não trouxe a boneca pra mim?

- Não, minha filha, dona Chica precisava mais dela. Aquela velhinha necessitava ter um pouco de alegria, o que ela supõe ser a verdadeira felicidade. Notei que ela não estava mentindo, e depois constatamos que o telefonema realmente foi de alguém que queria se apossar da boneca caída do caminhão, que era de certo valor. Constatamos que houve realmente a queda do pacote de bonecas de um caminhão de cargas, o motorista nada viu, e várias pessoas apanharam a carga na estrada, dentre elas dona Chica.

- O senhor disse que dona Chica é bondosa: é verdade?

- Não completamente, mas algo de bondade ela ainda tem. Por ela se vê quantas histórias semelhantes e brutalmente desumanas ocorrem no mundo de hoje, tão materialista, tão egoísta. Não há mais candura, inocência, castidade, honestidade, e as pessoas levam uma vida materialista que parecem estar no supra-sumo da felicidade e do gozo, mas, no fim, é tudo falso. Um dia, como aconteceu com os pais adotivos de dona Chica, se descobre que em vez de bondade estas pessoas praticam uma autêntica maldade escondida.

- O que uma criança deve fazer para ser bondosa?

- Veja o exemplo do Menino Jesus, que adoramos no Natal. Inocência, pureza, candura. É a bondade inicial de todo ser humano, mas no Menino Jesus estas virtudes estavam como uma fonte para toda a humanidade. Se a pessoa conseguir manter-se em toda a vida, não tanto inocente no sentido de ignorante, mas no sentido de pureza, sem maldade, casta, com integridade de caráter, poderá ser uma pessoa boa até o fim da vida. Dona Chica vivia numa casa, com dos pais adotivos, em que a alegria era falsa. Tinha conforto material, mas não haviam virtudes sendo praticadas, nem caráter sendo aperfeiçoado, nem se praticavam bons costumes. Sua própria mãe adotiva era uma ladra sem escrúpulos. Talvez se dona Chica tivesse sido criada toda a sua vida pelos seus pais verdadeiros, embora numa situação de extrema pobreza, não tivesse se transformado e aprendido tanta maldade.

- Então ela se tornou uma pessoa má?

- Não, completamente; apenas aprendeu algumas coisas erradas convivendo com gente ruim, mas sempre guardando algo de bom dos tempos de criança.

- O senhor acha que neste Natal dona Chica aprendeu o que é bondade?

- Algo da bondade ela deve ter aprendido, como, por exemplo, viver resignadamente, na solidão, sem amparo de criatura alguma, procurando corrigir-se de seus defeitos ou seus erros do passado. Vamos rezar por ela, para que o Menino Jesus neste Natal lhe dê paz de espírito e a ajude na desesperança desta vida que leva.

Os sinos das igrejas tocavam pausadamente e ritmicamente; Dona Marieta trazia algumas bandejas com salgados, doces e outros quitutes. A mesa regiamente enfeitada fazia contraste com um singelo presépio colocado num canto da sala. A pequena família preparava-se para rezar suas orações, quando Laura acordou-se meio atordoada, perguntando:

- Mamãe, a senhora é minha mãe verdadeira?

Ao lado dos risos gerais veio a resposta sonora de dona Marieta:

- Mas, claro! Por que faz esta pergunta?

- Porque a senhora disse, há poucos instantes, que eu não pedisse uma boneca a São Nicolau...

- Ora, minha filha, não seja tolinha. São Nicolau já trouxe muitas bonecas para você, e mesmo que eu não fosse sua mãe de verdade eu lhe pediria que lhe desse mais bonecas, pois eu amo você como uma mãe deve amar sua filha, isto é, desinteressadamente. Lembre-se: o mais importante no Natal não são os presentes que ganhamos, mas o que podemos oferecer de bom ao Menino Jesus. Basta que você prometa ser tão pura e inocente como Ele foi, a fim de que um dia vá Lhe fazer companhia no Céu. E agora, vamos rezar para que possamos tomar a santa ceia de nosso Natal...

 

(Extraído de “CHOQUE DE MENTALIDADES, trabalho ainda inédito de minha autora, onde consta vários pequenos contos em que se mostra a prática de virtudes em choque com os maus costumes e vícios sociais atuais)

 


Nenhum comentário: