segunda-feira, 19 de outubro de 2020

TEMPLOS QUE LEMBRAM O MENINO JESUS EM ROMA

 

Um deles é a Igreja de Santa Maria in Trastevere,  a mais importante de Trastevere, em Roma. e que também dá nome à bela praça decorada como uma fonte antiga. A fonte é do séc I a.C. (época do imperador Augusto), mas foi trazida para lá somente em 1450. Inicialmente não ficava no centro da praça, mas do lado oposto à igreja.

No bairro judaico de Roma, no dia do nascimento de Jesus Cristo, uma fonte de óleo surgiu do chão numa taberna de um certo homem num lugar chamado hoje Trastevere - a região a Sul do Vaticano e a Oeste do rio Tibre. Esta fonte de óleo revelou aos judeus de Roma que o Messias tinha finalmente nascido, visto que Messias ou Cristo significa "ungido com óleo". Até este mesmo dia, a Igreja de Santa Maria de Trastevere marca o local. O Imperador Septimius Severus, que reinou de 193 a 211 A.D., deu o local aos Cristãos. No ano 220 A.D., o Papa São Calisto I transformou o sítio numa igreja e as suas relíquias ainda lá estão, debaixo do altar principal. A igreja foi reconstruída várias vezes e ainda se pode visitar hoje. A Igreja de Santa Maria in Trastevere era denominada no início do Cristianismo de “Santa Maria in Fonte Olei” por causa de sua origem ter sido a fonte de óleo.

O outro é a Basílica Sanctae Mariae de Ara Coeli. A tradição diz que César Augusto aprendeu do oráculo da sibila Tiburtina que uma criança hebraica iria silenciar todos os oráculos dos deuses romanos. A tradição também registrou que a Santíssima Virgem Maria, segurando Cristo Menino nos seus braços, apareceu a César Augusto na colina capitolina. César reconheceu que esta visão correspondia ao oráculo que falava da criança hebraica. Em resposta a esta aparição de Maria e Jesus, o imperador construiu um altar no capitólio em honra desta criança com o título Ara Primogeniti Dei, que significa "Altar do Primogénito de Deus". Mais de trezentos anos depois, o imperador cristão Constantino o Grande construiu uma igreja nesta localização da aparição e do altar, chamada Basilica Sanctae Mariae de Ara Coeli, que significa "Basílica de Santa Maria do Altar do Céu."

Se alguém visitar a igreja hoje irá ver os murais de César da sibila Tiburtina pintados em ambos os lados do arco por cima do altar. Estas imagens fazem lembrar o oráculo que profetizara a vinda do "Primogénito de Deus". No século XV, esta igreja tornou-se famosa por uma estátua de Cristo Menino esculpida com madeira de oliveira tirada do Jardim do Getsemani, fora de Jerusalém.  A ligação da igreja ao nascimento de Cristo tornou-a num lugar adequado à devoção à infância do Salvador.

 

Visões de Catarina de Emmerich

A vidente Ana Catarina de Emmerich fala o seguinte em suas visões, quando destaca os diversos sinais ocorridos no mundo após o nascimento de Cristo:

“Eu vi muitas coisas em Roma esta noite. Quando Jesus nasceu eu vi um bairro da cidade, onde viviam muitos judeus: brotou uma fonte de óleo que causou admiração a todos que o viram. Uma magnífica estátua de Júpiter caiu do pedestal em pedaços, porque a abóbada do templo desabou. Os pagãos ficaram aterrorizados, fizeram sacrifícios e pediram a outro ídolo, Vênus, eu acho, o que isso significa? O demônio respondeu, por meio da estátua: "Isso aconteceu porque uma Virgem concebeu um Filho sem deixar de ser virgem; e esta criança acaba de nascer. " Este ídolo falou também da fonte de petróleo. No local onde a fonte surgiu uma igreja dedicada à Virgem Maria, Mãe de Deus[1]. Os sacerdotes pagãos ficaram consternados e fizeram perguntas. Setenta anos antes desses acontecimentos, uma mulher boa e piedosa morava em Roma. Não me lembro agora se ela era judia. O nome dela era algo como Serena ou Cyrena e ela tinha uma grande riqueza de ativos. Naquela época, tinha coberto de ouro e pedras preciosas o ídolo de Júpiter e sacrifícios solenes foram oferecidos a ele. A mulher teve visões, e como resultado delas fez várias profecias, dizendo publicamente aos pagãos que não deveriam honrar o ídolo de Júpiter ou fazer sacrifícios para ele, porque chegaria o dia em que o veriam cair quebrado. Os sacerdotes a fizeram aparecer e perguntaram a ela quando essas coisas aconteceriam. Como ela não conseguiu determinar a hora, foi trancada na prisão e maltratada, até que Deus a fez saber que isso aconteceria quando uma Virgem muito pura desse à luz uma criança. Quando deu esta resposta, eles zombaram dela e a libertaram, creditando-a por louca. Somente quando o templo desabou, destruindo o ídolo, eles reconheceram que ela havia falado a verdade, maravilhando-se com o tempo determinado e com o evento, embora eles não soubessem que a Santíssima Virgem tinha sido a Mãe e ignorando o nascimento do Salvador. Eu tenho visto os magistrados esses eventos foram relatados de Roma, bem como da fonte que brotou. Um deles era um certo Lentulus, avô de Moisés, sacerdote e mártir, e daquele outro Lentulus, que era amigo de São Pedro em Roma.

Relacionado ao imperador Augusto, vi algo que agora não me lembro bem. Eu vi o imperador com outras pessoas em uma colina em Roma, em um de cujos lados estava o templo, cujo telhado havia desabado. Alguns degraus levaram ao topo da colina onde havia uma porta de ouro. Era um lugar onde assuntos de interesse eram levados ao ar. Quando o imperador desceu da colina, viu à direita, acima dela, uma aparição no céu. Era uma Virgem em um arco-íris, com uma Criança no ar, isso parecia sair dela. Eu acho que o imperador foi o único que viu essa aparição. Para descobrir o seu significado, ele consultou um oráculo que tinha mudo, que naquela ocasião falava de um Menino recém-nascido, a quem todos deviam adorar e prestar homenagem. O imperador mandou erguer um altar no local da colina onde vira a aparição e, depois de oferecer sacrifícios, dedicou-o ao Primogênito de Deus. Esqueci outros detalhes desse fato.”

 (LA VIDA DE JESUCRISTO Y DE SU MADRE SANTÍSIMA -Desde el nacimiento de María Santísima hasta la muerte de San José - Según las visiones de la Ven. Ana Catalina Emmerick - Editado por Revista Cristiandad.org - y Editorial Surgite! – pág. 122)

 



[1] Igraeja de Santa Maria in Trastevere ou de Santa Maria in fonte olei

Nenhum comentário: