sábado, 18 de maio de 2019

A VERDADEIRA CIVILIZAÇÃO FAZ O HOMEM SER REGENTE DO UNIVERSO





Quando se fala em civilização logo vem à mente moderna um conceito baseado em construções, edificações, algumas filosofias (como a grega), etc., No entanto, o conceito real é mais amplo, mais abrangente, porque a verdadeira civilização se inicia quando o homem consegue um convívio social mais pacífico e ordeiro possível. E foi também visando tal convívio que Nosso Senhor nos deixou  vários ensinamentos no Evangelho, um deles o mais repetido, que é amarmo-nos uns aos outros como a nós mesmos. Mas há outros, como algumas regrinhas de etiquetas sociais, respeitando o seu lugar ao sentar-se à mesa, desejando ser o último e não o primeiro, etc. Os chamados “Conselhos Evangélicos” são constantes no Novo Testamento, e destinam-se diretamente ao nosso convívio social.
Foi baseada nestes conselhos que a Civilização Cristã se estabeleceu e iniciou a construção do Reino de Cristo na terra. E uma nação onde isso mais se acentuou foi na França do “Ancien Regime”, do qual assim se expressou G. Lenotre:  “A velha França, que se prolongou com esta obstinação, se infelizmente não era santa, tinha, entretanto, restos de tudo aquilo que agrada a Deus e cativa os homens: virtudes, ciência, nobreza e opulência.  Mas alguns espíritos menos sensíveis ao charme destes encantos não a viam assim. Distinguiam nas suas instituições, nos seus costumes, uma “cascata de desprezos”. Não foi somente convivendo socialmente que o Ancien Regime atingiu este apogeu do relacionamento humano, mas porque tal convivência era sobretudo cristã, obedecia conselhos e normas oriundas do próprio Cristo. Desta forma, aperfeiçoaram-se diversas ciências sociais, como o direito, a filosofia,  a sociologia, até mesmo a antropologia, não somente pelos estudos acadêmicos, mas, sobretudo, por causa das relações sociais que eram observadas conforme os princípios que a Igreja pregava entre os povos. E o homem começou assim a aprender como auto-reger-se, aperfeiçoar-se, enfim, tornar-se santo.
Mas, foi sabendo reger-se que o homem conseguiu dominar tudo o que o rodeia, as forças da natureza, além da sua. É claro que na Civilização Cristã isso não chegou ao seu apogeu, mas foi marcadamente desta forma, conseguindo reger as forças da natureza, que o homem demonstrou estar procurando sua própria perfeição.



Nenhum comentário: