domingo, 13 de fevereiro de 2011

Enquanto cai o protestantismo, cresce o Catolicismo nos Estados Unidos

Segundo o site Forum Libertas o mapa do Cristianismo tem mudado drásticamente nos Estados Unidos da América, fazendo com que os católicos hoje sejam maioria.

Os Estados Unidos já está entre os quatro países de maioria católica no mundo, vindo após o Brasil, México e Filipinas. No decorrer de um século, o protestantismo lá só tem recuado e a religião Católica crescido.

Esta conclusão faz parte de um estudo elaborado por
The Catherine of Siena Institute o qual, com dados do último Atlas Global do Cristianismo, mostra como a face do protestantismo tem mudado nos últimos cem anos.

Como pode se observar na tabela abaixo, feita com base no mesmo estudo, o protestantismo recuou de 65%, em 1910, para representar hoje apenas 25% do total de cristãos daquele país. Quer dizer, uma queda de 40%. De outro lado, os católicos, que representavam apenas 22% em 1910, hoje têm um índice de 35% do total de cristãos americanos.



MAPA DO CRISTIANISMO NOS ESTADOS UNIDOS
Grupo religioso ..................1910......... 2010
Protestantes ........................65% ..........25%
Católicos ..............................22% ..........35%
Cristãos independentes...... 10% .........31%
Anglicanos ............................4% .............1%
Ortodoxos .............................1% ..............3%
Outros ....................................1% ..............5%

Segundo aquele estudo, o incremento de católicos nos Estados Unidos se deve em boa parte à imigração de irlandeses, italianos, polacos, e de origen latina.
O estudo não fornece dados sobre o percentual de protestantes que se converteu ao Catolicismo, fato que tem sido comum nos últimos anos.


Nenhum comentário: