quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bento XVI no Reino Unido: alguns aspectos da mídia como reflexo da opinião pública


Um dos maiores êxitos da viagem de Bento XVI à Inglaterra foi ter obrigado a mídia, de modo geral, a reconhecer a importancia do Papa e da Igreja. Sim, por que as noticias prestigiosas divulgadas não foram frutos de alguma simpatía recôndita que os homens da imprensa têm pelo Papa. Algo de mais profundo aconteceu, e um fato inconteste é que eles foram obrigados a falar bem do Papa porque a opinião pública o exigiu. Ficaria muito mal para eles esconder esta realidade palpitante da importancia da influencia do Papa e da Igreja.
A própria BBC, costumeiramente hostil à Igreja, diz numa manchete:”Multidão recebe o Papa”. O The Times, por sua vez, publica: “Bento XVI, seja bem vindo à Grã-Bretanha” e o “The Guardian” anda foi mais enfático: “Ele veio, viu e venceu”, referindo-se ao éxito da viagem papal. Todos os jornais ingleses, o The Sun, o The Independent, o Sunday Times, o Sunday Telegraph, etc., colocaram manchetes semelhantes.
O Daily Telegraph reconheceu o éxito da visita num editorial onde diz: “Algo inesperado aconteceu: o público britânico escuta com curiosidade genuína e com respeito ao Papa. Católicos e não católicos reconhecem que o líder espiritual mais influente do mundo está aquí para enviar uma mensagem não só para o Reino Unido, mas também para uma audiencia internacional…”
É claro que não deixou de respingar notas e comentários desabonadores em algumas notinhas de menor destaque, geralmente fazendo referência aos recentes escândalos de pedofilia. Mas ficou patente que as vozes ouvidas a esse respeito sao aquelas mesmas que costumeiramente atacam a Igreja sobre qualquer tema.
Incapaz de mentir, as imagens diziam tudo. E como elas estão hoje facilmente acessíveis ao público, não adiantaria falar de algum fiasco do evento. Tinha-se que falar a verdade, embora a mesma fosse contrária ao que muitos desejariam que ocorresse.
O próprio Papa falou sobre o papel da mídia em uma parte do discurso durante o encontro com a rainha Elizabeth II no Palácio de Holyrood Scotsman : "[...] Desde as suas opiniões são uma audiência tão ampla, a mídia britânica tem uma responsabilidade mais pesada do que a maioria e uma maior oportunidade para promover a paz das nações, o desenvolvimento integral dos povos e a difusão dos verdadeiros direitos humanos ".
O tema dos meios de comunicação social foi um dos pontos abordados nas diversas reuniões e discursos, mas não foi o único ou central. Já em entrevista a jornalistas durante o vôo de Roma a Gasglow estavam sobre a mesa para abordar o essencial e principais motivações deste Estado e viagem apostólica de Bento XVI , a segunda de um Papa , 28 anos após a histórica visita de João Paulo II em 1982.

Nenhum comentário: