terça-feira, 27 de setembro de 2022

A CASTIDADE FAZ O HOMEM NÃO SÓ SEMELHANTE AOS ANJOS, MAS AO PRÓPRIO DEUS

 


  



Em sua obra “Luz e Calor”, o Padre Manuel Bernardes assim discorre no capítulo “Armas da Castidade”:

“Que não somente são os castos semelhantes aos Anjos, senão também ao mesmo Deus. Assim falam comumente os Santos Padres. São Basílio: “Precioso benefício, grande mercê e singular dom é o da Castidade, pois faz ao homem mui semelhante a Deus na incorrupção”. São João Clímaco: “A Castidade faz ao homem mui familiar a Deus e semelhante a Ele quanto é possível que o seja”. São Jerônimo diz que Cristo Senhor Nosso nos deu o magnífico dom da virgindade, pelo qual entramos ao consórcio da Divina natureza: “Grandia nobis, et pretiosa virginitatis promissa donavit, ut per hanc efficiamur Divinae consortes Naturae”. E São Pedro Crisólogo diz que o homem vencedor das paixões da carne transcende os Céus e chega voando ao mesmo trono da Divindade: “Homo, dum carnis exuperat passiones, transcendit Coelum, et ad ipsam Deitatis pevolat sedem”.  Com isto concorda o agudo reparo que faz Caetano sobre um texto do I Livro dos Reis,  onde se diz que el-rei Saul entregou sua filha Michol, mulher de David, a Falti, filho de Lais: “Saul autem dedit Michol filiam suam uxorem David Phalti filio Lais”. Porém, depois, no Livro II , quando se trata de como Michol foi restituída a David, já este mesmo homem se não chama Phalti, mas Phaltiel. A razão deste acrescentamento do nome, diz Caetano, foi porque “El” é um dos nomes próprios de Deus na língua hebraica; e como Falti se tinha havido com Michol castamente como um mero depositário, sem lhe tocar, por isso ao recebê-la foi somente Falti, mas ao entregá-la foi Faltiel, isto é, Falti divino ou endeusado. Porque os castos têm muito de Deus, que sem muito de Deus não poderiam ser castos: “Iste appelatus est Phalti in I libro, quando Saul dedit ei Michol in uxorem: modo autem appellatur Phaltiel:  ita quod adauctum est nomini eius nomen Dei El: ea ratione quia nunquam cognovit Michol, intuitu Dei, eo quod sciebat esse uxorem David”. Grande por certo é esta excelência de Castidade, Porque se os homens estimam em tanto aparentar-se ou tocar em sangue com grandes príncipes e reis, quanto mais devem estimar aquele dom, pelo qual participam a natureza e nome do mesmo Deus?”  

 

(Extraído de “A FELICIDADE ATRAVÉS DA CASTIDADE”, págs.66/67 – Desejando receber o texto integral desta obra, favor enviar mensagem para o email juracuca@gmail.com – Juraci Josino Cavalcante)




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