quarta-feira, 21 de abril de 2021

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, FONTE LUMINOSA DAS GRAÇAS DIVINAS

 



20. Como é o Sagrado Coração,  fonte luminosa das graças divinas ?

Representai-vos este Coração adorável, no meio do vosso coração, diz a Bem-aventurada (•), como o manancial das águas vivas, que deve regar o canteiro da vossa alma, onde as flores das virtudes estão de todo murchas.

Ele lhes restituirá a natural beleza para que a vossa alma se transforme em um jardim de delicias.

“O meu divino coração, disse-me o meu Salvador, tornar-se-á uma fonte abundante de misericórdia, de graças, de amor, e de toda a espécie de bens” .

“Pedi ao Sagrado Coração de Jesus que depois de ter feito crescer as vossas virtudes, com o seu brilho e calor, e dissipado as trevas e as duvidas das vossas almas, seja também um manancial de água viva, que se deleita em correr com afluência em favor dos seus amigos, e não procura senão comunicar-se ás almas fieis.

“Sejamos, pois, fiéis ao Sagrado Coração, que será para nós a origem de todos os bens, enquanto lhe guardarmos fidelidade. Mas, se, pelo contrário, lhe formos ingratos, então, abandonar-nos-á, ou tornar-se-á insensível ás nossas necessidades.

“O Redentor do mundo, que tinha resolvido atrair tudo a si, quando estivesse levantado sobre a cruz, atraiu maravilhosamente, (lemos no decreto da beatificação) a sua venerável serva, Margarida Maria . Levantou-a à altura do seu coração altíssimo - Cor altum - para que sentisse na sua própria origem a doçura da caridade infinita, e a pregasse entre os homens. Por isso, as águas de suavidade que bebeu no lado aberto de Jesus Cristo derramou-as qual rio suavíssimo sobre toda .a terra. O seu único e ardente desejo era purificar os corações de todas as criaturas, neste oceano de águas vivas para que neles brotasse .urna fonte que jorrasse até á vida eterna.

“Este divino Coração é com efeito, continua a serva de Deus, urna fonte inesgotável de onde partem três canais, que fluem continuamente : o primeiro, é um canal de misericórdia para os pecadores, sobre os quais corre o espírito da contrição e da penitencia ; o segundo é de caridade, e por ele recebem socorros todos os miseráveis, quaisquer que sejam as suas necessidades, especialmente aqueles que aspiram á perfeição e assim poderão vencer todos os obstáculos ; do terceiro, correm o amor e a luz para os verdadeiros amigos, que ele quer unir a si para lhes comunicar a sua ciência e as suas máximas, e para que eles se consagrem , na medida das suas forças, a promover a sua gloria” .

Corramos, pois, a esta fonte divina ; se está aberta às almas fiéis, é certo também que os pobres pecadores não foram excluídos dela : « Não digam eles, como a samaritana : “Puteus altus est!” (**), esta fonte é tão funda que lhe não podemos chegar ; porque, se o Coração de Jesus é a fonte das águas vivas, ele se encarregará de as levar até nós.

(*) Vida por ela mesma, pag. 327 - Observ. 63. 3o

(**) S. João IV., 11: “Senhor, não tens com que tirar água e o poço é fundo...”

 (Extraído de “O Coração de Jesus Segundo a Doutrina da Beata Margarida Maria Alacoque” – Por um Oblato de Maria Imaculada, Capelão de Montmarfe – Introdução do Pe. Joaquim dos Santos Abranches -  Editor Manuel Pedro dos Santos, 1907, Lisboa –pág. 29)

Obra foi publicada em 1907, quando Santa Margarida ainda era Beata. Há muitos outros dados neste livro de 311 páginas, fora a excelente introdução do padre Abranches. Destacamos estes por causa do alto significado desta simbologia para aumentar nossa devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Notar que foram relacionadas 33 comparações ou símbolos, exatamente a mesma quantidade de anos que Nosso Senhor Jesus Cristo viveu entre nós).

 

 


Nenhum comentário: