segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Fatos extraordinários ocorridos no Nascimento de Cristo


O fato extraordinário mais falado no dia do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo é o surgimento da estrela que guiou os Santos Reis Magos até Belém. No entanto, muitos outros fatos extraordinários e milagrosos ocorreram naquele dia, como narra São Boaventura. São Boaventura, frade franciscano que viveu no século XIII, recebeu o título de Doutor Seráfico devido à elevação e clareza de sua doutrina. É de sua autoria o "Sermão XXI - No nascimento do Senhor", pronunciado na igreja de Santa Maria de Porciúncula, o qual se baseia, segundo atesta o próprio Santo, em diversas descrições antigas.




"São estes, segundo diversas descrições, alguns dos milagres manifestados ao povo pecador no dia da natividade de Cristo:

Primeiro - Uma estrela brilhantíssima apareceu no céu, do lado do Oriente, e nela se via a figura de um belíssimo menino em cuja cabeça refulgia uma cruz, para manifestar que nascia Aquele que vinha iluminar o mundo com sua doutrina, sua vida e sua morte.


Segundo - Em Roma, ao meio dia apareceu sobre o Capitólio, junto ao sol, um círculo dourado visto pelo imperador e pela Sibila tendo ao centro uma Virgem belíssima, portando um menino, a fim de manifestar que Aquele que nascia era o rei do mundo, que se dava a conhecer como o "resplendor da glória do Pai e a figura da sua própria substância" (Hebr. 1,3). Vendo este sinal, o prudente imperador ofereceu incenso ao menino, e recusou desde então ser chamado deus.
Terceiro - Em Roma desmoronou o templo da Paz, a respeito do qual, ao ser construído, os demônios se perguntavam quanto tempo duraria; tendo lhes sido respondido: até o momento em que uma Virgem dê a luz. Este foi um sinal de que nascia Aquele que haveria de destruir os edifícios e as obras da vaidade.
Quarto - Uma fonte de azeite de oliveira irrompeu em Roma e fluiu abundantemente, por muito tempo, até o rio Tibre, para ficar patente haver nascido a fonte da piedade e da misericórdia.
Quinto - Na noite da Natividade, as vinhas da Engadda, que produzem bálsamo, floresceram, cobriram se de folhas e produziram licor, para significar que nascia Aquele que faria o mundo florescer, reverdecer e frutificar espiritualmente, e atrair com seus odores o mundo inteiro.
Sexto - Todos os prostituídos, homens e mulhere
s, morreram por toda a terra, conforme disse São Jerônimo, comentando o salmo "A luz nasceu para o justo", para evidenciar que Aquele que nascia vinha reformar a natureza e promover a castidade.
Sétimo - No momento em que a Virgem deu a luz, todos os ídolos do Egito se espatifaram, segundo o sinal que Jeremias dera aos egípcios quando esteve entre eles, para que se entendesse que nascia Aquele que era verdadeiro Deus, único a ser adorado como o Pai e o Espírito Santo.
Oitavo - Logo que o Menino nasceu e foi reclinado no presépio, um boi e um asno ajoelharam se e, como se fossem dotados de razão, O adoraram, para que se compreendesse que nascia Aquele que a seu culto chamava o povo judeu e os gentios.


Nono - Todo o mundo gozou da paz e se colocou em ordem, para que ficasse manifesto que nascia Aquele que amaria e promoveria a paz universal
e marcaria os seus eleitos para a eternidade.
Décimo - No Oriente três sóis apareceram, e aos poucos se transformaram em um só corpo solar, pelo que se mostrava que se aproximava do mundo o conhecimento da unidade e trindade de Deus, e também que a Divindade, a Alma e a Carne
em uma só Pessoa convergiram.


Por tudo isso, nossa alma deve bendizer a Deus e venerá-lo, porque nos libertou e sua majestade, com tão grandes milagres, se manifestou a nós, p
ovo pecador".

Nenhum comentário: