domingo, 13 de julho de 2008

Nossa Senhora de Mekong, protetora do Camboja


Alguns pescadores encontraram uma estátua de Nossa Senhora de Lourdes nas águas profundas e lamacentas do rio Mekong, na margem em frente à cidade de Phnom Penh, no encontro dos rios que se unem diante do Palácio Real. Na tarde de 11 de abril, oito homens da etnia Cham, muçulmanos, encontraram enroscada nas suas redes de pesca uma estátua de ferro fundido, pesando 160 quilos e com um metro e meio de altura, que estava no rio há pelo menos 33 anos, desde o início do regime do Khmer Vermelho.
Não sabendo o que fazer, decidiram vendê-la por 7 dólares americanos a alguns habitantes do local, pensando na reutilização da matéria-prima. Cristãos do vilarejo, ao passarem por lá, reconheceram imediatamente que se tratava de uma estátua da Virgem Maria. As negociações transcorreram, entre os novos proprietários desta estátua e a paróquia de Areaksat, pelo valor de 1000 dólares americanos e, logo em seguida, foi negociada por 10 sacos de arroz. Parece, de fato, que os novos proprietários, tomados pelo remorso diante dessa imagem sacra, não quiseram mais negociá-la. A estátua, então, chegou triunfalmente na paróquia de Nossa Senhora da Paz. Em seguida, a comunidade cristã quis agradecer à pobre família por ter-lhe doado a estátua encontrada.
De uns tempos para cá, então, a história da descoberta da estátua no rio começou a circular em Phnom Penh e nos arredores. No mês de maio, consagrado a Nossa Senhora, todos os dias os fiéis levaram flores e oferendas. No domingo, especialmente, os cristãos chegam em grande quantidade para se reunirem em oração diante da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que foi renomeada « Nossa Senhora de Mekong ».
No momento, ainda é ignorada a proveniência desta estátua. Com a destruição dos edifícios religiosos durante a guerra, sem dúvida, a estátua foi jogada no rio, onde permaneceu por mais de 33 anos. A paróquia de Areaksat, diante da qual aconteceu a redescoberta, na época da guerra não estava localizada ali, mas sim a cerca de 2 quilômetros mais distante. Também alguns idosos, interpelados após a redescoberta, não conseguiram reconhecer a estátua e dar informações sobre a sua localização antes de ser lançada às águas do Mekong.

Nenhum comentário: