terça-feira, 3 de maio de 2022

OS PECADOS SOCIAIS OFENDEM PRIMORDIALMENTE AO ESPÍRITO SANTO

 

Pecados sociais são aqueles cometidos por toda uma sociedade. Assim como o pecado original foi comum a todos os homens, pois cometido pela humanidade que existia no momento em que foi cometido, representada pelo primeiro casal, da mesma forma existe pecado que se pode dizer coletivo, pecado social, comum a todos os homens, pois cometido por toda a sociedade. Quais são eles hoje em dia? Os mais comuns são o orgulho e a sensualidade, mas há também pecados em forma de filosofia de vida, como liberalismo e o relativismo. E são tão imperantes na sociedade moderna que quase não há quem não os cometa em seu dia a dia, mesmo sem o notar, sem perceber sua gravidade.  O liberalismo permite todo tipo de consentimentos permissivos ao império do mau; o relativismo vê tudo que ocorre, mesmo o império do mau, como coisa “relativa”, normal, como se diz.  A tal ponto que, provavelmente, a regência do corpo místico do demônio sobre a sociedade deve atuar mais por intermédio destes pecados coletivos, embora existam tantos outros: adultério, amor livre, socialismo, marxismo, etc., todos na ordem prática a simples aplicação dos dois antes citados.

Em seus comentários sobre o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem (obra de autoria de São Luís Grignion de Montfort) feitos a seus filhos espirituais em 1951, Dr. Plínio Corrêa de Oliveira deixa-nos entender que os pecados sociais (embora não o diga explicitamente) ofendem primordialmente ao Espírito Santo. São pecados contra a segunda pessoa da Santíssima Trindade, os quais, embora cometidos individualmente afetam toda uma sociedade, todo um modo de viver, e provocam um encalhe espiritual tanto individual quanto coletivo:

“Falando “grosso modo”, os pecados contra o Espírito Santo que se conhecem são apenas os gravíssimos: negar a verdade conhecida como tal e desesperar-se da salvação. Mas há inúmeras formas miúdas de pecados contra Ele – pecados que quase todos cometem – que, sem constituírem diretamente um pecado gravíssimo, fazem com que contrariemos a obra do Espírito Santo em nós. Quantas defecções e estagnações espirituais não têm aí suas raízes!

Negar a verdade conhecida como tal. Analisemos mais detidamente o pecado de negar a verdade conhecida como tal. Nós, católicos, não a negamos porque, com o favor de Nossa Senhora, somos fiéis à Igreja Católica. Mas, cada vez que, por amor a um preconceito, a um capricho, a uma extravagância da inteligência, não aderimos a uma verdade da Santa Igreja, nós ofendemos o Divino Espírito Santo. Cada vez que queremos ter uma opinião particular, só pelo gosto de ser particular, não nos preocupando em pensar como a Igreja pensa, estamos contrariando a obra do Espírito Santo.

Cada vez que, por uma mania de conservarmos íntegra a nossa individualidade, aberramos do espírito da Igreja, estamos contrariando a obra do Espírito Santo em nossas almas, a qual visa conformar-nos inteiramente à Igreja Católica. Nessas ocasiões, congelamos o progresso de nosso senso católico e, às vezes, até acabamos por ser um escolho para o apostolado da Igreja e para o desenvolvimento dos interesses católicos. Por quê? Por falta de correspondência ás graças do Espírito Santo.

Desesperação da salvação. Analisemos agora o pecado que consiste em desesperar-se da salvação. Ele é cometido de forma plena quando uma pessoa renuncia expressamente a se salvar. Mas há outro modo, muito freqüente até de se cair, em grau menor, nesse pecado. É quando nos deixamos influenciar pelo seguinte estado de espírito: “Tenho tal defeito que jamais conseguirei vencer; aliás, é um defeito pequeno (por exemplo, o ter mau gênio), de maneira que não vou combatê-lo”.

É um pecado contra o Espírito Santo! Porque, de fato, Ele nos dá todas as graças necessárias para que possamos vencer todos os nossos defeitos e, se desesperarmos de corrigir algum, estamos, em ponto pequeno, fazendo o mesmo que se desesperássemos de nossa salvação. A graça de Deus nos dá forças para nos corrigirmos de todos os nossos defeitos, se temos um defeito de que não nos corrigimos, somos responsáveis por isso. E não há por onde escapar.

Outros, para acobertar suas falhas, dizem: “bem, para uma pessoa com mentalidade muito especial, determinada coisa pode não ser um defeito, mas um modo de ser. Isto, em mim, não é defeito”.

Nada de mais falso! Quando o modo de ser não está de acordo com a razão e não se conforma à ordem natural das coisas, é um modo de ser errado e, portanto, um defeito. E, ainda aqui, não há por onde escapar.

Que pensaríamos de um indivíduo que, tendo nascido com um desvio na espinha, dissesse: “Aquele outro, que tinha a espinha direita e depois a entortou, é um defeituoso. Mas em mim, que nasci assim, isto não é um defeito!”?

Salta à vista que é defeito ter nascido com a espinha torta e que se deve procurar endireitá-la.

Seria, para um nervoso, como dizer: “em mim isto é um “tique”, uma manifestação nervosa, um cacoete até interessante; os outros que suportem um pouco, pois, que culpa tenho de ser nervoso?”

Ora, raciocinando-se desse jeito, poder-se-ia perguntar: que culpa tem o carro de andar ladeira abaixo? Entretanto, se ele não for freado, ele despenca mesmo, abalroa os outros, e será culpado por todas as pernas e braços quebrados que fizer rolar pelo caminho.

Não há dúvida alguma, há culpa, não por se ter nascido com certos defeitos temperamentais, mas por não se ter deles corrigido. O desespero de não se corrigir desses defeitos, de não conseguir retificar o que há de errado, é uma falta de correspondência à graça de Deus, e é, em ponto muito pequeno, um defeito na linha de desesperar da própria salvação.

De fato, se todos têm obrigação de ser conformes à razão, ninguém tem o direito de não o ser, e nisto estaria cometendo este pecado.

Como evitá-lo? Por meio da oração à Santíssima Virgem. Nossa Senhora, que é a Medianeira Universal e necessária de todas as graças, e por meio de Quem todos os dons do Espírito Santo se conseguem, pode obter-nos, como esposa do Espírito Santo, todas essas graças. É enquanto Esposa do Divino Espírito Santo que devemos rezar a Ela.”[1]

Como se vê, Dr. Plínio comenta sobre pecados cometidos individualmente, mas sabemos que é toda uma sociedade que os comete e impele ritmo de vida favorável ao seu livre curso, sendo, portanto, pecados sociais.

 



[1] Extraído de apostila divulgada entre os discípulos de Dr. Plínio em 1967, após revisão do Autor, sob título de “Comentários de Dr. Plínio sobre o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”. A conferência original datava do ano de 1951.


Nenhum comentário: