terça-feira, 19 de setembro de 2023

SALETTE: NOSSA SENHORA CHORA PARA UM MUNDO QUE VIVE DO SORRISO

 




“O pequeno criador Pierre Selme dirigiu-se para o lugarejo chamado Corps, vizinho de La Salette, a procura de um menino que pudesse substituir o pastor de seu rebanho, então doente. O garoto encontrado, chamado Maximin, era incapaz de qualquer trabalho que lhe exigisse mais aplicação. Por causa disto, Pierre pediu que Mèlanie, pastora de um outro criador, conduzisse os animais em conjunto com ele.

Alguns dias depois, a 19 de setembro de 1846, os dois garotos saíram com os respectivos rebanhos para levá-los a pastar nas encostas montanhosas de La Salette. Muito religiosos, enquanto os animais pastavam os dois se divertiam construindo altares de pedras, os quais eram ornados com gramas e flores silvestres.

Pelo meio-dia, ao ouvir de longe o toque do "Ângelus", deitaram-se na relva e adormeceram. Mèlanie acordou-se sobressaltada, temendo que o gado houvesse se dispersado para longe. Acordou Maximin e chamou-o para procurar os animais. De uma pequena elevação deu para verem que o gado estava pastando tranqüilamente nas encostas do monte Galga.

Resolveram, então, voltar e tornar a brincar com a diversão predileta: construir altares de pedra. De repente, Mèlanie pára e grita para o companheiro: "Maximin, não vês lá em baixo uma grande luz?" Ambos param extasiados, a contemplar aquele globo luminoso de intensa luz. O globo abriu-se e deixou aparecer uma bela Senhora.

A menina, com medo, deixou cair seu bastão e ficou emudecida. Maximin,  mais senhor de si, grita para Mèlanie: "Pega novamente teu bastão, que eu conservarei o meu; se Ela nos fizer qualquer coisa, eu lhe darei umas boas bastonadas".

Foi aí que eles verificaram que aquela Bela Senhora estava sentada exatamente em cima de um dos altares que haviam feito a poucos instantes. Seus pés repousavam sobre o leito seco de um pequeno córrego, ocultando a face entre as duas mãos, com os cotovelos apoiados sobre os joelhos e, demonstrando profunda tristeza, parecia chorar. De repente, levantou-se e olhou para os dois pequenos pastores a lhes dirigir a palavra.

- Vinde, meus filhos, não temais; estou aqui para vos anunciar uma grande nova.

Por impulso irresistível os pastorzinhos foram atraídos para perto da Bela Senhora, ficando ambos ao seu lado, um à esquerda e outro à direita. É a própria Mèlanie quem descreve a visão:

"Toda Ela era só luz, de regular estatura, bem proporcionada, rosto branco e formoso, um tanto alongado, de finos traços. Uma touca muito alva cobria-Lhe a cabeça, os cabelos, a fronte, até por cima dos olhos, as orelhas e o pescoço. Estava coroada a "Bela Senhora" com magnífico diadema de refulgentes raios de luz, adornada na base com rosas de variadas cores, de cujos centros surgiam jatos luminosos. O vestido branco, recamado de pontos brilhantes como pérolas, fechado até a base da touca, vai descendo até cobrir parte dos pés.  É bastante amplo para não ressaltar as partes do corpo.  Da cinta, chegando até um dedo acima da orla do vestido, pende um avental cor de ouro".

Mèlanie observou no olhar da Virgem Maria uma expressão de grande ternura, mas também de profunda dor, tendo visto, inclusive, rolar em sua face algumas lágrimas. A certa altura, Nossa Senhora transmitiu uma Mensagem aos videntes, pedindo que a levasse às autoridades religiosas e civis. Nesta Mensagem, a Santa Mãe de Deus anunciava graves castigos se os homens não se convertessem e continuassem a ofender a Deus.

 

A Mensagem

"Se meu povo não quiser submeter-se, serei forçada a deixar cair o braço de  Meu Filho; é tão forte e pesado, que não o posso mais suster. Ah! Quanto sofro por vós! E para que Meu Filho não vos abandone, sou obrigada a Lhe rogar sem cessar:  e vós, disso, não fazeis caso. Por mais que rezeis, por mais que façais, nunca podereis retribuir minha solicitude por vós.

Dei-vos seis dias para trabalhar e me reservei o sétimo, e nem este quereis conceder-me.

Os que conduzem carroças não são capazes de praguejar sem interpor o nome de Meu Filho. São as duas coisas que tornam pesado o braço de Meu Filho.

Se a colheita se estraga é por vossa culpa; bem vo-lo mostrei no ano passado, com as batatas, mas não fizestes caso; pelo contrário, encontrando-as estragadas, praguejáveis, interpondo o nome de Meu Filho. Elas continuarão a se estragar, e pelo Natal, já não haverá  mais"

Como as crianças pareciam não entender o que dizia, Nossa Senhora lhes falou em seu dialeto, sendo interrompida por Maximin: "Tanto assim, não, Senhora. As batatas não desaparecerão todas. Sempre se hão de encontrar algumas". Após dizer "vê-lo-ás, meu filho", prosseguiu a Virgem:

"Se tendes trigo, não o deveis semear, pois tudo o que semeardes, os animais comerão; e o que vingar, tornar-se-á poeira quando for malhado. Sobrevirá uma grande fome. Antes, porém, as crianças de menos de sete anos serão acometidas de tremores e morrerão nos braços das pessoas que as sustiverem. Os outros farão penitência pela fome.

As nozes tornar-se-ão ruins e apodrecerão"

Chegando a este ponto da mensagem, Nossa Senhora falou algo a Maximin mas que Mèlanie, por mais que tentasse, não conseguiu ouvir. Em seguida, disse algo também a Mèlanie, que Maximin também não conseguia ouvir nem entender. Tudo indica que foi neste momento que Nossa Senhora confiou um "segredo" aos videntes, posteriormente divulgado e em seguida proibido pela Santa Sé. Depois, continuou de forma que os dois entendessem:

"Se se converterem, as pedras e os rochedos transformar-se-ão em montes de trigo, e as batatas hão de semear a terra.

- "Fazei bem vossa oração, meus filhos?"

- Não muito, Senhora - responderam os videntes.

- "Ah, meus filhos, é preciso fazê-la bem, de manhã e à noite. Quando não puderdes rezar mais, recitai ao menos um Padre Nosso e uma Ave Maria; mas quando tiverdes tempo é preciso rezar mais.

Prosseguiu depois recriminando os cristãos atuais:

"Aos domingos, só vão à missa algumas mulheres idosas.  Os demais trabalham durante o verão;  e, no inverno, quando não sabem o que fazer, vão à missa, mas somente para zombar da Religião. E, na Quaresma, vão ao açougue como cães".

As aparições de La Salette se deram em setembro de 1846 e já em dezembro do mesmo ano começaram a se cumprir suas previsões: não se encontrava neste mês mais nenhuma batata em toda a Europa. O governo francês, por decreto, proibiu a exportação do produto e facilitava sua importação. Em janeiro de 1847, a rainha Victória, da Inglaterra, declarou: "Na Irlanda particularmente, a falta do alimento comum, a batata, ocasionou cruéis sofrimentos, epidemias e aumento da mortalidade". Naquele país, pertencente à "Comunidade Britânica", morriam aos milhares por falta de alimentos, mas em outros lugares também  se sofria da fome.

No dia 21 de janeiro de 1847, todos os jornais de Londres estampavam em suas páginas que as perdas das lavouras de batata, somente na Irlanda, se elevavam a um prejuízo superior a 12 milhões de libras esterlinas. Para estes homens céticos, a perca maior não eram as vidas humanas, muito menos as almas, mas sim as libras esterlinas. De outro lado, a população da Irlanda diminuiu, no período que vai desta crise até 1867, em mais de 3 milhões de pessoas. No censo de 1867 o país tinha apenas 5 milhões de habitantes, contra 8  milhões em 1846. Quer dizer, mais de três milhões de pessoas emigraram ou morreram de fome...

Depois da falta de batatas veio a segunda catástrofe, ocorrida com o trigo já no ano seguinte, destruído por pequenos vermes. Falava-se em milhares de mortos pela fome e, já no ano de 1855, as notícias diziam que haviam morrido mais de um milhão de pessoas na Europa,  250 mil só na França.  No ano de 1857 o vírus do cólera morbus já havia vitimado mais de 150 mil crianças, cumprindo-se assim o restante das profecias.

O jornal francês "Constitutionnel", de março de 1856, publicou que no ano anterior, embora sem estatísticas oficiais, tinha havido excepcional mortandade na França, com mais de oitenta mil falecimentos por causa da escassez de alimentos.

Três anos e alguns meses depois, já se registravam oficialmente mais de 250 curas milagrosas obtidas pela invocação de Nossa Senhora da Salete.  A pequena fonte permanecia jorrando, apesar do lugar estar sempre nevando no inferno e seco no verão, o que se constituía num milagre permanente. Da mesma forma que em Lourdes e Fátima, os videntes foram interrogados por teólogos e moralistas, respondendo às perguntas com coerência e presteza, o que demonstra que eram assistidas pela Virgem Santíssima.

Sobre o citado segredo de La Salette, sabe-se que os videntes comunicaram-no, sob ordem, ao Papa Pio IX, então reinante, em envelope lacrado. A vidente  Mélanie disse que Nossa Senhora queria que o segredo fosse revelado no ano 1858. Exatamente o ano das aparições de Lourdes. Futuramente, o seu conteúdo foi divulgado e a Santa Sé baixou um decreto a 21 de dezembro de 1915, no pontificado de Bento XV, proibindo a quem quer que fosse difundir aquela parte reservada contida na Mensagem ou mesmo tratar do tema.

 

O Segredo de La Salette

O texto abaixo foi objeto de proibição da Santa Sé, e durante muito tempo não podia ser publicado. Eis a tradução do francês:

1. Mèlanie, eis que eu tenho para vos dizer algo que por ora deve ficar em segredo, mas que poderá ser publicado em 1858.

2. Os padres, ministros de Meu Filho, os padres, por sua má vida, por suas irreverências e sua impiedade ao celebrar os santos mistérios, pelo amor ao dinheiro, o amor da honra e dos prazeres, os padres que chafurdam na lama da impureza. Sim, os padres pedem vingança, e a vingança está suspensa sobre todos eles. Malditos os padres e as pessoas consagradas a Deus, os quais, por suas infidelidades e sua vida indigna, crucificam novamente meu Filho! Os pecados das pessoas consagradas a Deus clamam aos céus e pedem vingança, e a vingança está às suas portas, pois não se encontra mais pessoa para implorar misericórdia e perdão pelo povo; não existem mais almas generosas; não existem mais pessoas dignas do sacrifício para oferecer a Vítima sem mancha ao Eterno em favor do mundo.

3. Deus sofre de uma forma sem igual.

4. Maldição aos habitantes da terra! Deus vai despejar sua cólera, e nenhuma pessoa ficará imune a tantos males reunidos

5. Os chefes, os condutores do povo de Deus, negligenciam a oração e a penitência, e o demônio tem obscurecido suas inteligências; são estrelas cadentes arrastadas pela cauda do diabo que as farão perecer. Deus permitirá à antiga serpente o poder de divisão entre os governantes, em todas as sociedades e em todas as famílias; se sofrerá penas físicas e morais;  Deus abandonará os homens a si mesmos e enviará castigos que se sucederão durante mais de trinta e cinco anos.

6. A sociedade está à beira dos flagelos mais terríveis e dos maiores acontecimentos: deverá ser governada por uma vara de ferro e beberá o cálice da cólera de Deus.

7. Que o Vigário de meu Filho, o Soberano Pontífice Pio IX, não saia mais de Roma, após o ano de 1859; que ele seja forte e generoso, que ele combata com as armas da fé e do amor; eu estarei com ele[1].

8. Que desconfie de Napoleão[2]: seu coração está dividido, e quando ele desejar ser  coroado imperador pelo Papa, Deus se retirará dele; ele é aquela águia que, voando sempre mais alto, despirá sua espada e desejará dela se servir para obrigar os povos a fazer-se elevar.

9. A Itália será punida de sua ambição em querer sacudir o jugo do Senhor dos Senhores; assim, ela será dominada pela guerra; o sangue correrá por todos os lados; as igrejas serão fechadas ou profanadas; os padres, os religiosos serão caçados; os farão morrer, e morrer de uma morte cruel. Muitos abandonarão a fé, e o número dos padres e dos religiosos que se separarão da verdadeira religião será grande; dentre estas pessoas encontrar-se-ão até mesmo bispos.

10. Que o Papa esteja em guarda contra os fazedores de milagres, pois chegarão os tempos em que os prodígios mais assombrosos terão lugar sobre a terra e nos ares.

11. No ano de 1864[3], Lúcifer com um grande número de demônios serão desacorrentados do inferno: eles pouco a pouco abolirão a fé até mesmo nas pessoas consagradas a Deus; eles lhes cegarão de tal maneira, que se não for uma graça toda particular, essas pessoas possuirão o espírito dos anjos maus; muitas casas religiosas perderão completamente a fé e perderão também suas almas.

12. Os malvados livres abundarão sobre a terra, e os espíritos das trevas espalharão por toda parte um relaxamento universal por tudo aquilo que diz respeito ao serviço de Deus; eles terão grandíssimo poder sobre a natureza; e haverão igrejas para servir esses espíritos. As pessoas serão transportadas de um lugar a outro por estes espíritos malignos, até mesmo os sacerdotes, pelo motivo de que eles não se conduzem mais pelo bom espírito do Evangelho, que é um espírito de humildade, de caridade e de zelo pela glória de Deus. Se farão ressuscitar dos mortos os justos, quer dizer, estes mortos terão a figura da alma dos justos que já viveram sobre a terra, a fim de melhor seduzir os homens; eles se dirão mortos ressurrectos, que não serão outra coisa senão os demônios sob tais figuras, pregando um outro Evangelho contrário a esse do verdadeiro Jesus Cristo, negando a existência do céu, ou então serão almas dos condenados. Todas essas almas aparecerão como se estivessem unidas a seus corpos. E todas elas operarão prodígios extraordinários, até que a verdadeira fé seja exterminada e que a falsa luz brilhe no mundo.  Malditos os Príncipes da Igreja que só se ocuparem em entesourar riquezas sobre riquezas, em salvaguardar sua autoridade e dominar com orgulho.

13. O Vigário de meu Filho terá muito que sofrer, para que, por algum tempo, a Igreja seja levada a grandes perseguições; esse será a hora das trevas; a Igreja passará por uma crise espantosa.

14. A santa fé de Deus ficará obscurecida, cada indivíduo procurará guiar-se por si mesmo e ser superior a seus semelhantes. Se abolirão os poderes civis e eclesiásticos, toda ordem e toda justiça serão pisadas aos pés; só se verá homicídios, ódio, inveja, mentira e discórdia, falta de amor à pátria e à família.

15. O Santo Padre sofrerá muito. Eu estarei com ele até o fim para receber seu sacrifício.

16. Os maus atentarão muitas vezes em suas vidas sem poder incomodar em sua época;  mas nem eles, nem seus sucessores..., nunca verão o triunfo da Igreja de Deus.

17. Os governantes civis terão todos um mesmo propósito,  que será de abolir e de fazer desaparecer todo princípio religioso, para fazer surgir o materialismo,  o ateísmo, o espiritismo e toda a sorte de vícios.

18. No ano de 1865, se verá a abominação nos lugares santos: nos conventos, as flores da Igreja ficarão apodrecidas e o demônio se achará como o rei dos corações. Quem estiver a frente das comunidades religiosas se proteja contra as pessoas que eles devem receber, pois que o demônio usará de toda sua malícia para introduzir nas ordens religiosas as pessoas entregues ao pecado, porque as desordens e o amor dos prazeres carnais serão espalhados por toda a terra.

19. A França, a Itália, a Espanha e a Inglaterra entrarão em guerra; o sangue correrá pelas ruas;  o francês combaterá pela França, o italiano pela Itália;  em seguida haverá uma guerra geral que será fenomenal. Por um tempo Deus não se lembrará mais  da França nem da Itália, desde que o Evangelho de Jesus Cristo não é mais conhecido. Os maus despejarão toda sua malícia:  se matar-se-á, se massacrará mutuamente até dentro de casa.

20. Ao primeiro golpe de sua espada fulminante, as montanhas e a terra inteira tremerão de pavor, porque as desordens e os crimes dos homens atingirão a abóbada celeste. Paris será abrasada e Marselha engolida; muitas cidades grandes serão sacudidas e engolidas pelos tremores de terra:  se crerá que tudo está perdido; se verão somente homicídios, não se ouvirão mais do que o estrépito das armas e blasfêmias. Os justos sofrerão muito;  suas orações, suas penitências e suas lágrimas subirão até o Céu,  e todo o povo de Deus pedirá perdão e misericórdia, e suplicará por minha ajuda e intercessão. De modo que Jesus Cristo, por um ato de sua justiça e de sua grande misericórdia pelos justos, ordenará a seus anjos que todos seus inimigos sejam entregues à morte. Toda a troupe de perseguidores da Igreja de Jesus Cristo e todos os homens entregues ao pecado perecerão, e a terra se tornará como um deserto. Quando surgir a paz, a reconciliação de Deus com os homens, Jesus Cristo será servido, adorado e glorificado, a caridade florescerá por todos os lados. Os novos reis serão o braço direito da Santa Igreja, que será forte, humilde, piedosa, pobre, zelosa e imitadora das virtudes de Jesus Cristo. O Evangelho será pregado a todos, e os homens farão grandes progressos na fé, porque eles estarão unidos como obreiros de Jesus Cristo, e os homens viverão na crença de Deus[4].

21. Esta paz entre os homens não será longa; vinte e cinco anos de abundantes colheitas lhes farão esquecer que os pecados dos homens são causa de todos os castigos que caem sobre a terra[5].

22. Um precursor do anticristo[6], com suas tropas de várias nações, combaterá o verdadeiro Cristo, o  Salvador do mundo; ele derramará muito sangue, e tentará extinguir o culto a Deus, apresentando-se como um deus.

23. A terra será abalada de toda sorte de castigos, como a peste e a fome que serão gerais; e haverão guerras até à  última delas, que será aquela feita pelos dez reis do anticristo, os quais terão todos um mesmo sinal e serão eles que governarão o mundo. Antes que isto aconteça, eles promoverão uma falsa paz no mundo; todos só pensarão em se divertir; os maus praticarão toda sorte de pecados;   mas os filhos da Santa Igreja,  os filhos da fé, meus verdadeiros imitadores, crescerão no amor a Deus e nas virtudes que me serão mais caras.  Ditosas as almas humildes conduzidas pelo Espírito Santo! Eu combaterei com elas até que elas atinjam a plenitude da idade.

24. A natureza se vingará dos homens, e ela ferverá de pavor na expectativa do que deve acontecer à terra emporcalhada de crimes.

25. Tremei, terra, e vós que fazeis profissão de servir a Jesus Cristo e que, no íntimo, adorais a vós mesmo, tremei; porque Deus vai se tornar vosso inimigo,  porque os lugares santos estão cheios de corrupção; muitos conventos não são mais casas de Deus, mas pastagens de Asmodeu[7] e dos seus seguidores.

26. Será nestes tempos que nascerá o anticristo, de uma religiosa hebraica, de uma falsa virgem que terá comunicação com a velha serpente, ele nascerá da impureza: seu pai será uma mulher; ao nascer, ele vomitará blasfêmias, já virá com dentes; em uma palavra, ele será o diabo encarnado, possuirá um grito assustador, fará prodígios, se encherá de impurezas. Ele terá irmãos, os quais serão como ele encarnação do demônio, serão filhos das trevas; com 12 anos de idade, ele se destacará por importantes vitórias que alcançará; ademais, cada um deles estarão à testa dos exércitos, assistidos pelas legiões do inferno.

27. As estações mudarão, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma fraca luz avermelhada; a água e o fogo mostrarão no globo terrestre os movimentos convulsivos e de horríveis terremotos, que farão engolir as montanhas, as cidades, etc.

28. Roma perderá a fé e deixará a Santa Sé sob poder do anticristo.

29. Os demônios dos ares com o anticristo farão grandes prodígios sobre a terra e nos ares, e os homens se perverterão muito mais.  Deus cuidará de seus fiéis servidores e dos homens de boa vontade; o Evangelho será pregado a todos, todos os povos e todas as nações terão conhecimento da verdade!

30.. Dirijo um urgente apelo à terra; apelo aos verdadeiros discípulos do Deus vivo e reinante nos céus; apelo aos verdadeiros imitadores de Cristo feito homem, o único e verdadeiro Salvador dos homens; apelo aos meus filhos, meus verdadeiros devotos, aqueles que se entregaram a mim para que os conduzisse ao meu divino Filho,  aqueles que eu carrego por assim dizer em meus braços, aqueles que vivem do meu espírito;   enfim, apelo aos Apóstolos dos últimos tempos[8],   os fiéis discípulos de Jesus Cristo que vivem no desprezo do mundo e de si mesmos, na pobreza e na humildade, no desprezo e no silêncio, na oração e na mortificação, na castidade e na união com Deus, no sofrimento e desconhecidos do mundo. Eles surgirão naqueles tempos e irão iluminar a terra. Eia!,  mostrai-vos como meus filhos queridos;  eu estou convosco e em vós, quero que vossa fé seja o luzeiro que vos ilumine nestes dias calamitosos.  Que vosso zelo vos possua como inflamados pela glória e a honra de Jesus Cristo. Combatei, filhos da luz, que vosso pequeno nome  prevalecerá até o fim de todos os tempos.

31. A Igreja será eclipsada, o mundo estará em consternação. Mas eis Elias e Enoch cheios do Espírito de Deus; eles pregarão com a força de Deus, e os homens de boa vontade crerão em Deus, e muitas almas serão consoladas; eles farão grandes progressos pela virtude do Espírito Santo e condenarão os erros diabólicos do anticristo.

32. Malditos os habitantes da terra! Por causa das guerras sangrentas e das fomes, das pestes e das doenças contagiosas; haverá uma chuva de granizo com espantosos animais; os trovões abalarão as cidades; os tremores de terra engolirão o país; se ouvirão vozes pelos ares; os homens se baterão de frente contra as muralhas; eles pedirão a morte, e, por outro lado, a morte será seu suplício; o sangue correrá por todos os lados. Quem poderá vencer se Deus não diminuir o tempo da prova? Pelo sangue dos mártires e as preces dos justos, Deus se deixará comover.  Enoch e Elias serão mortos; a Igreja de Roma ficará separada; cairá o fogo do Céu e consumirá as cidades; todo o universo será ferido de terror, muitos se deixarão seduzir aos que não são do verdadeiro Cristo que vivem entre eles; naqueles tempos o sol se obscurecerá; só a fé viverá.

33. Eis chegado o tempo em que o abismo obrará. Eis aqui o rei do rei das trevas. Eis aqui a besta com seus prosélitos, dizendo-se salvador do mundo.  Ele se elevará com orgulho para subir até o céu;  mas será subjugado pelo sopro de São Miguel Arcanjo.  Ele tombará, e a terra, depois de três dias, depois de contínuas evoluções, mostrará suas entranhas cheias de fogo; ele será mergulhado para sempre com todos os seus nos abismos eternos dos infernos[9].  Então a água e o fogo purificarão a terra e consumirão todas as obras do orgulho dos homens e tudo será renovado: Deus será servido e glorificado. [10]

[1] Está profetizada aí a invasão dos Estados Pontifícios, época em que o Papa considerou-se prisioneiro no Vaticano

[2] Deve estar se referindo a Napoleão III, que governou a França de 1852 a 1870.

[3] Visão semelhante teve Anna Catarina Emmerich, só que se refere ao ano 1960 e não 1864.

[4] Esta renovação da Igreja deverá ocorrer numa época bem posterior, pois o período de provação será longo.

[5] O Profeta Ezequiel parecia prever os dias atuais quando disse: "Eis qual foi a (causa da) iniqüidade de Sodoma, tua irmã: a soberba, a fartura de pão e a abundância, a ociosidade dela e das suas filhas, e o não estender a mão para o pobre indigente. Elevaram-se e cometeram abominações diante de mim; e eu as destruí, como tu viste".(Ezequiel 16, 49-51)

[6] Assim como os Apóstolos dos últimos tempos serão os precursores dos fiéis que lutarão ao lado de Elias e Enoch, da mesma forma haverá um precursor do anticristo, numa época em que ocorrerão fatos semelhantes aos do fim do mundo: são as chamadas pré-figuras de acontecimentos futuros, muito comuns na Obra Divina.

[7] Asmodeu é um dos poderosos demônios que acompanhou Lúcifer na queda. Ele aparece no livro de Tobias, é o principal inspirador dos pecados da carne, o demônio da luxúria.

[8] "Apóstolos dos últimos tempos", expressão usada por São Luís Grignion de Montfort para designar aqueles que serão a pré-figura dos fiéis que lutarão ao lado de Elias e Enoch,  e que existirão na época que precederá ao Reino de Maria.

 

[9] A partir do item “22” nota-se que a mensagem abrange todo o tempo que vai até o fim do mundo e a vinda do Anti-Cristo.

[10] Texto traduzido de "Celle qui Pleure" - Leon Bloy - Ed. Mercure de France - pp.200/213

 


Nenhum comentário: