segunda-feira, 30 de novembro de 2020

MEDITAÇÕES PARA O ADVENTO (II)

 



Segunda-feira da primeira semana


COMENTÁRIOS DE SÃO TOMÁS AQUINO SOBRE O ADVENTO E O NATAL DO MENINO JESUS

- Conveniência da Encarnação

I. Parece muito conveniente que os atributos invisíveis de Deus sejam mostrados por coisas visíveis; porque para isso o mundo inteiro foi feito, como afirma o Apóstolo: As coisas invisíveis de Deus são vistas, depois da criação do mundo, considerando-as pelas obras criadas (Rm I, 20).

Mas, como diz São João Damasceno, pelo mistério da Encarnação manifesta ao mesmo tempo a bondade, a sabedoria, a justiça e o poder de Deus ou de sua virtude. A bondade, porque ele não desprezou a fraqueza de sua própria criatura; a justiça, porque, vencido o homem, fez que ninguém que o homem vencesse ao tirano, e libertou o homem da morte pela violência; sabedoria, porque encontrou a melhor forma de pagar o preço mais caro; o poder ou virtude infinita, porque nada é maior do que ter se tornado Deus homem. Então, foi conveniente que Deus se encarnasse.

II. Convém a cada coisa o que lhe corresponde de acordo com o sua natureza, como convém ao homem raciocinar, porque esse ato lhe corresponde na medida em que é racional de acordo com sua própria natureza. Sendo, pois, a própria natureza de Deus a essência da bondade, tudo o que é essencial para é bom para Deus. E como é da essência do Bem comunicar-se com outros, portanto, é essencialmente adequado ao Sumo Bem comunicar-se com a criatura de um modo soberano. O que  se verifica principalmente ao unir-se a uma natureza criada, de modo que se faça uma só pessoa desses três princípios, a saber: o Verbo, a alma e a carne. Portanto, é notório que foi conveniente que Deus se encarnasse.

Unir-se a Deus na unidade de pessoa não era conveniente para a carne de acordo com a condição da natureza, porque isto supera a sua dignidade; mas foi conveniente para Deus, de acordo com a excelência infinita de sua bondade, aquele que a unisse a si mesmo para salvar o homem.

Deus é grande, não em volume, mas em virtude; conseqüentemente, a magnitude de seu poder não sente qualquer estreiteza no que é limitado. Se a palavra fugaz do homem é ouvida simultaneamente por muitos e toda inteira para cada um deles, não é incrível que o Verbo de Deus esteja por sua vez o tempo em todos os lugares todo inteiro. (Suma Teol, 3ª parte, q. I, a,. 1)

 (Extraído de “MEDULLA S. THOMAE AQUITATIS PER OMNES AMNI LITURGICI SEU MEDITATIONES EX OPERIBUS S. THOMAE DEPROMPTAE.- Recopilação de Fr. Mezar, OP, e tradução do latim para o espanhol por Luís M. de Cádiz)

 

 AFETOS E SÚPLICAS DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

 -Et Verbum caro factum est. E o Verbo se fez carne (Jo 1,14)

 Ó alma, corpo e sangue de meu Jesus, eu vos adoro e agradeço; vós sois a minha esperança, vós sois o preço pago para resgatar-me do inferno que tantas vezes mereci. — Ah! E que vida infeliz e desesperada me esperaria na eternidade, se não tivésseis pensando em salvar-me com vossos sofrimentos e a vossa morte! Como pois almas remidas por vós com tanto amor, sabendo isso, podem viver sem amar-vos, e desprezar essa graça que lhes alcançastes a custo de tantas penas? E eu não sabia tudo isso? e pude ofender-vos, e ofender-vos tantas vezes? Mas, repito, o vosso sangue é a minha esperança. Reconheço, meu Salvador, a grandeza do mal que vos fiz. Oh! oxalá tivesse morrido antes mil vezes! Oxalá vos tivesse sempre amado! Agradeço o tempo que me dais ainda para o fazer . Espero empregar o resto da minha vida e toda a eternidade em louvar sem cessar as vossas misericórdias a meu respeito. Após os meus pecados, eu merecia mais trevas, e me destes mais luzes; merecia ser abandonado por vós, e correstes atrás de mim chamando-me com voz mais terna; merecia que meu coração ficasse mais endurecido, e vós o enternecestes e tocastes de compunção. Sim, por vossa graça sinto uma grande dor das ofensas que vos fiz, sinto em mim um vivo desejo de vos amar, e estou firmemente resolvido a antes perder tudo do que a vossa amizade, sinto por vós um amor que me faz detestar tudo o que vos desgosta; e essa dor, esse desejo, essa resolução, esse amor, quem mos dá? sois vós que mos dais por vossa misericórdia; é isso por um sinal, ó Jesus, de que me tendes perdoado, um sinal de que me amais e quereis a todo o custo a minha salvação. Quereis que me salve, e eu quero salvar-me, quero-o sobretudo para vos agradar. Vós me amais e eu também vos amo. Mas amo-vos pouco, dai-me mais amor: estou obrigado a amar-vos mais do que os outros, porque  tenho recebido de vós graças mais especiais; aumentai pois em mim as chamas do vosso santo amor.

Santíssima. Virgem Maria, fazei por vossa intercessão que o amor de Jesus consuma e destrua em mim todos os afetos estranhos a Deus. Atendeis a todos, atendei também a mim: obtende-me o amor e a perseverança.

 

(“Encarnação, Nascimento e Infância de Jesus Cristo” - Santo Afonso Maria de Ligório - Doutor da Igreja e Fundador da Congregação Redentorista - Tradução do Pe. OSCAR DAS CHAGAS AZEREDO, C.Ss.R. Edição Pdf - Aparecida – 2004 – Fl. Castro – págs. 122/123)

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: