terça-feira, 3 de abril de 2018

BEATO HERMANO E HAWKING, PARALÍTICOS E GÊNIOS DE ONTEM E DE HOJE





Beato Hermano Contractus. Festa, da 25 de setembro.
Nos últimos tempos as pessoas mais elogiadas foram as que se dedicaram às ciências ditas exatas, como a física, a matemática, ou aquelas simplesmente chamadas de “ciências”. Um que se destacou no século passado por causa de intensa propaganda na mídia foi o astrofísico inglês Stephen William Hawking, considerado a maior inteligência do século (dizem que superior até a de Einstein). Era também ele cosmólogo e matemático, dando aulas na famosa universidade de Cambridge.
A publicidade em torno de tal cientista é realçada pelo sentimentalismo, haja vista que Hawking encontrava-se paralítico há dezenas de anos, era alimentado por outros e se locomovia por meio de cadeira de rodas, por sinal equipada com o que há de mais moderno em equipamentos eletrônicos. Como não falava de forma audível, pois havia sido submetido a uma traqueostomia, respondia às perguntas que lhe faziam digitando o teclado de um computador instalado em sua cadeira.
O gênio fazia viagens internacionais e era conferencista disputado. No entanto, assistir a uma exposição dele não era nada fácil, não era uma experiência muito agradável. O computador, ligado a um sintetizador de voz, era o interlocutor, enquanto o conferencista ficava completamente passivo na cadeira, movimentando apenas as mãos. Após algumas horas ouvindo aquela voz desincorporada e meio metálica, pedia-se aos assistentes que conversassem uns com os outros ou lessem jornais.
Hawking publicou o livro, “A Brief Hostory of Time” (Uma Breve História do Tempo), onde resumiu seus estudos sobre a relatividade e a mecânica quântica. Apesar de sua enorme divulgação (milhões de exemplares vendidos), poucos realmente conseguiram entender o pensamento do autor na obra. Um crítico comparou-a com outra sobre o culto  budista, “Zen and the Art Motorcycle Maintenance” (O Zen e a Arte de Manutenção da Motocicleta), que Hawking tomou como elogio.
O oposto de Hawking, também entrevado, foi o Beato Hermano Contractus, que viveu no século XI, em plena idade Média, constantemente transportado nos braços dos outros, como se fosse uma criança, mas considerado “A Maravilha do Século”, tal a sua genialidade.  Naquele tempo não havia a máquina moderna de propaganda para atrair simpatias e aplausos, havia mais autenticidade neste maravilhamento.
O Beato Hermano nasceu em 1013, em Baden, na Alemanha, e faleceu em 1054. Era também chamado de Hermano de Reichenau, OSB, pertencia, portanto, à ordem beneditina. Chegava a mexer apenas um pouco a língua e as mãos e, apesar disso, foi o maior sábio de seu tempo. Matemático e astrônomo de gênio, foi também historiador, compositor talentoso e poeta inspirado. São dele as composições sacras “Ave Maris Stella” e muitas outras, além de lhe terem atribuído a autoria da “Alma Redemptoris Mater” e da “Salve Regina”. Esta última teve o acréscimo feito por São Bernardo dois séculos depois, de uma jaculatória: “Ora pro nobis Sancta Dei Denitrix”
Inventou alguns instrumentos, como o astrolábio e uma máquina de calcular. Era tão admirado que recebeu visitas famosas, como a do Papa São Leão X e do imperador da Alemanha, Henrique III.
Como o Beato Hermano era diferente de Hawking! Ateu e pretensioso este, católico e humilde aquele. Ao contrário do arrogante físico inglês, o Beato Hermano considerava-se o último dos ignorantes. Escreveu ele numa obra sobre o astrolábio, seu invento: “Fui eu, Hermano, que fiz este livro, eu, o rebotalho dos pobres de Cristo, que anda a reboque dos aprendizes filosóficos, mais lento de espírito do que um jumentinho”.
Comparemos os dois gênios. Qual deles merece maior admiração? Ambos gênios de seu século, ambos paralíticos, mas, um temente a Deus e humilde, e o outro ateu e irreverente; um amante da Bondade e santo, enquanto o outro, espírito encharcado de orgulho e descrente.
Cada um, a seu modo, espelha a própria época em que viveram.


Nenhum comentário: