SANTO ESTÊVÃO, PROTOMÁRTIR
Em continuação fala sobre a grandeza do
prêmio: “Entra no gozo do seu Senhor”.
Porque o gozo é o prêmio: “vos hei de ver, e vosso coração se alegrará” (Jo
16:22). Alguém poderia dizer: a visão é o prêmio ou é algum outro bem? Eu
respondo que se algo mais for dito prêmio, o gozo, no entanto, é o prêmio
final. Como dizemos que o fim de corpos pesados é o centro da terra, e aquele
que repousa no centro é o principal, então o gozo nada mais é do que o repouso
da alma no bem alcançado; portanto, em razão do fim, o gozo é chamado prêmio.
E por que ele diz: "Entre no gozo do seu
Senhor" e nos "receba"?
Deve-se responder que existem duas alegrias, a dos bens exteriores e a dos bens
internos. O que goza dos bens exteriores, não entra no gozo, mas o gozo que
entra nele; mas aquele que goza dos espirituais, entre no gozo: “me introduziu
o rei em sua câmara” (Cant 1, 3).
De outro modo. O que está em alguém é contido
por este, e o que contém é maior. Então, quando o gozo vem de uma coisa menor
que nosso coração, então o gozo entra no coração; mas Deus é maior do que o
coração; e é por isso que quem goza de Deus entre no gozo.
Ademais “entra no gozo do seu Senhor”, isto
é, goza do Senhor, porque o Senhor é a verdade. Pelo qual a bem-aventurança não
é outra coisa que o gozo da verdade. Ou
também "Entra no gozo do seu Senhor” significa: Alegra-te daquilo com que
se goza e de que se goza teu Senhor; a fruição de si mesmo. Então o homem goza
como o Senhor, quando goza da mesma maneira que o Senhor. Por isso diz aos
Apóstolos: “Eu disponho do reino ... para que vocês possam comer e beber à
minha mesa no meu reino” (Lc 22,29-30), isto é, para que sejais bem-aventurados
da mesma forma que sou bem-aveturado. (In Matth., XXV)
Este gozo será pleno: “Pedi e recebereis,
para que a sua alegria se cumpra” (Jo 17:24). Como desejo é movimento para o
bem e o gozo é o seu descanso no bem, o
homem goza quando repousa no bem possuído, para o qual o desejo se moveu. Mas o
gozo é proporcional ao bem possuído, e do bem criado não se pode ter gozo
absoluto, porque não satisfaz totalmente o desejo e o apetite do homem. Assim,
pois, nosso gozo será completo quando possuirmos esse bem em que são
superabundantemente os bens que podemos desejar. Este bem é só Deus, que enche de bens o nosso desejo com coisas
boas. É por isso que se diz: Peça para que o vosso gozo seja cumprido, ou seja,
desfrute de Deus e da Trindade, depois da qual não há mais nada. Me encherás de
alegria com teu rosto (Sl 15:11). (In Joan., XVI; 2ª 2ae, q. XXVIII, a. 3
O NATAL NOS FAZ PRESENTE A LUTA ENTRE O BEM E O MAL
É por isso que o
Filho do Pai Eterno teve que descer da grandeza da sua glória para a pequenez
da terra, já que o mistério da iniqüidade a cobriu com as sombras da noite.
A escuridão cobriu
a terra e Ele veio a nós como a luz que brilha na escuridão, mas a escuridão
não a recebeu. Ele trouxe aqueles que o receberam luz e paz; paz com o Pai do
céu, paz com todos os que são igualmente filhos da luz e do Pai celestial e a
paz profunda e íntima do coração. Mas de nenhuma maneira a paz com os filhos
das trevas. O Príncipe da paz não lhes traz paz, mas a espada. Para eles é uma
pedra de tropeço, contra a qual eles colidem e batem.
Esta é uma verdade
difícil e muito séria de que não devemos nos esconder com o encanto poético do
Menino de Belén. O mistério da Encarnação e o mistério do mal estão intimamente
unidos. À frente da luz que veio de cima, a escuridão do pecado torna-se mais
escura e mais sombria. O Menino na manjedoura estende seus braços pequenos e
seu sorriso parece predizer o que os lábios do homem dirão mais tarde:
"Venha para mim, todos vocês cansados e sobrecarregados, para que eu
descanse" (Mt.11,28). Para os que ouviram o seu chamado, aos pobres
pastores, a quem o brilho dos céus e a voz dos anjos lhes anunciaram as boas
novas nos campos de Belém e que, no caminho, responderam a esse chamado
dizendo: "Nós iremos Belém "(Lc.2,15); também para os reis que, do
Extremo Oriente, seguiram com fé simples a estrela maravilhosa, para todos eles
o derramamento de graça que emanava das mãos do pequeno filho foi derramado e
foram "cheios de grande alegria" (Mt.2 , 10).
Essas mãos concedem
e exigem ao mesmo tempo: você é sábio, deixe de lado sua sabedoria e faça-se
simples como crianças; os reis, dê suas coroas e tesouros e se incline
humildemente diante do Rei dos Reis e aceite sem hesitação as obras, dores e
sofrimentos que seu serviço exige. De vocês, filhos, que não podem dar nada de
forma voluntária, de você as mãos do Menino Jesus tomam a ternura de sua vida,
quase antes de começar. Ela não poderia ser melhor empregada do que no
sacrifício para o Senhor da Vida.
Siga-me! Desta
forma, as mãos da Criança são expressas, assim como serão os lábios do homem
(Mc 1,17). Assim falou seus lábios ao discípulo que o Senhor amou e que agora
também pertence a sua comitiva. O próprio João, o mais jovem de todos, o
discípulo com o coração de uma criança, seguiu-o sem perguntar onde e para o
que. Ele deixou o barco de seu pai e seguiu o Senhor em todos os seus caminhos
até o topo do Gólgota.
Siga-me! Estêvão
fez o mesmo. Ele seguiu os passos do Senhor na luta contra o poder das trevas e
contra a cegueira da incredulidade inveterada; ele finalmente deu testemunho
dele com Sua palavra e com Seu sangue. Ele também o seguiu no espírito; no
espírito de Amor que luta contra o pecado, mas que ama o pecador e, mesmo
diante da morte, intercede diante de Deus por seus assassinos.
Estas são as
figuras da luz que se ajoelham ao redor da manjedoura: os ternos filhos
inocentes, os pastores fiéis, os reis humildes, Santo Estêvão, o discípulo
entusiasmado e João, o apóstolo do amor. Todos seguiram o chamado do Senhor.
Diante deles estende a noite fechada da incompreensível dureza do coração e da
cegueira do espírito: a dos escribas, que poderia apontar com precisão para o
tempo e lugar onde o Salvador do mundo deveria nascer, mas quem, no entanto,
não conseguiram deduzir a partir de lá uma decisão: "Vamos a Belém"
(Lc.2,15); e a do rei Herodes, que queria tirar a vida do Senhor da Vida.
Em frente à Criança
reclinada na manjedoura, os espíritos estão divididos. Ele é o Rei dos Reis e
Senhor sobre a vida e a morte. Ele pronuncia o seu "segue-me" e
aquele que não está com ele está contra ele. Ele também nos diz e nos coloca
diante da decisão entre luz e escuridão”.
(“El Mistério de La Nochebuena” – Edith Stein – Biblioteca de Formación para Católicos – www.alexandriae.org, págs. 3/4 )
Nenhum comentário:
Postar um comentário