Quinta-feira da segunda semana
Por isso diz São João (1,17): Mas a graça e a verdade foram feitas
por Jesus Cristo; e como a Santíssima Virgem era a mais próxima de Cristo,
segundo a humanidade, pois dela recebeu a natureza humana, por esta razão
obteve de Cristo maior plenitude de graça do que os demais.
Efetivamente, a Beata Virgem recebeu as três perfeições da Graça.
A primeira como um dispositivo pelo qual ela se tornou adequada para ser mãe de
Deus; a segunda perfeição lhe veio por meio da presença do Filho de Deus
encarnado em seu seio; a terceira, a perfeição final que ela possui na glória.
É evidente que a segunda perfeição é mais importante que a primeira, e a
terceira mais do que a segunda, na ordem para o bem; pois, primeiramente, em
sua santificação, ela alcançou a graça que a inclinou para o bem; na concepção
do Filho de Deus, a graça pela qual foi confirmado no Bem; e em sua
glorificação, alcançou a consumação da graça porque foi aperfeiçoada no gozo de
todo bem.
II. Também estava plena para os outros. Deus dá a cada um a graça
que precisa para cumprir sua missão. E posto que Cristo, como homem, foi
predestinado e escolhido para ser o Filho de Deus em virtude da santificação,
era próprio ter tal plenitude de graça que redundasse para todos, de acordo com
isso: “E de sua plenitude todos nós participamos” (Jo 1,16). Enquanto à
Bem-aventurada Virgem Maria, ela obteve tamanha perfeição de graça que foi
colocada o mais próximo do autor da graça; pela mesma razão, ela recebeu o que
está cheio de toda graça e, dando à luz a ele, transbordou graça para todos.
Não há dúvida de que a Santíssima Virgem recebeu de uma forma eminente o dom da
sabedoria, a graça dos milagres e também o dom da profecia; mas ela não recebeu
esses dons para que pudesse ter o uso completo deles e outras graças
semelhantes como Cristo teve, mas enquanto o exigia a sua condição.
De fato, ela exerceu o dom da sabedoria no que diz respeito à
contemplação, de acordo com isto: Mas Maria guardou todas essas coisas,
ponderando-os em seu coração (Lc 2,19). Mas não usou sabedoria para ensinar,
porque isso não combinava com o sexo feminino. Nem era conveniente para ela
realizar milagres durante sua vida, porque naquele tempo a doutrina de Cristo
teve que ser confirmada por milagres, e por esta razão apenas Cristo e seus
discípulos, que eram portadores da doutrina de Cristo, era conveniente
fazê-los. Por isso também se diz que São João Batista (Jo 10:41) não fez
milagres, para que todos pudessem seguir em direção a Cristo. Ela teve, no
entanto, o uso da profecia, como se vê no cântico que compôs: “Minha alma
engrandece o Senhor”. (3º, q. XXVII, a.
V)
- Dolor meus in conspectu meo semper. A minha dor está sempre ante
os meus olhos (Is 37,18)
Eis, meu Jesus, a vossos pés o
ingrato, o perseguidor que encheu de amargura toda a vossa vida. Mas dir-vos-ei
com Ezequias: E tu livrastes a minha alma para ela não perecer, lançaste
para trás das vossas costas todos os meus pecados. Eu vos ofendi e vos feri
com numerosos pecados, e vós não recusastes carregar-vos de todas as minhas
iniqüidades; lancei voluntariamente
minha alma ao fogo do inferno, cada vez que consenti em ofender-vos gravemente,
e vós não deixastes de libertá-la com vosso sangue e de retirá-la do abismo. —
Meu amado Redentor, agradeço-vos. Quisera morrer de dor quando penso que tenho
maltratado tanto a vossa bondade infinita. Ó meu Amor, perdoai-me e vinde tomar posse de todo o meu coração.
Dissestes que vos não dedignais de entrar na casa de quem vos abre a porta e de
morar com ele: Se alguém me abrir a porta, entrarei e cearei com ele. Se
outrora vos repeli, agora vos amo e nada mais desejo do que a vossa graça. A
porta está aberta, entrai em meu pobre coração para dele nunca mais sair. É
pobre, mas a vossa presença o tornará rico: sim, serei rico enquanto vos
possuir, ó Bem supremo!
Ó Rainha do céu, Mãe dolorosa
desse Filho cheio de dores, eu também vos tenho causado dores, pois que
participastes em grande parte das dores de Jesus; perdoai-me, pois, minha Mãe,
e obtende-me a graça de ser fiel, agora que, como espero, Jesus entrou em minha
alma.
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