Segunda-feira da primeira semana
COMENTÁRIOS DE SÃO TOMÁS AQUINO SOBRE O ADVENTO E O NATAL DO MENINO JESUS
- Conveniência da Encarnação
I. Parece muito conveniente que os atributos invisíveis de Deus sejam mostrados por coisas visíveis; porque para isso o mundo inteiro foi feito, como afirma o Apóstolo: As coisas invisíveis de Deus são vistas, depois da criação do mundo, considerando-as pelas obras criadas (Rm I, 20).
Mas, como diz São João Damasceno, pelo mistério
da Encarnação manifesta ao mesmo tempo a bondade, a sabedoria, a justiça e o
poder de Deus ou de sua virtude. A bondade, porque ele não desprezou a fraqueza
de sua própria criatura; a justiça, porque, vencido o homem, fez que ninguém
que o homem vencesse ao tirano, e libertou o homem da morte pela violência;
sabedoria, porque encontrou a melhor forma de pagar o preço mais caro; o poder
ou virtude infinita, porque nada é maior do que ter se tornado Deus homem.
Então, foi conveniente que Deus se encarnasse.
II. Convém a cada coisa o que lhe corresponde
de acordo com o sua natureza, como convém ao homem raciocinar, porque esse ato
lhe corresponde na medida em que é racional de acordo com sua própria natureza.
Sendo, pois, a própria natureza de Deus a essência da bondade, tudo o que é
essencial para é bom para Deus. E como é da essência do Bem comunicar-se com
outros, portanto, é essencialmente adequado ao Sumo Bem comunicar-se com a
criatura de um modo soberano. O que se
verifica principalmente ao unir-se a uma natureza criada, de modo que se faça
uma só pessoa desses três princípios, a saber: o Verbo, a alma e a carne.
Portanto, é notório que foi conveniente que Deus se encarnasse.
Unir-se a Deus na unidade de pessoa não era
conveniente para a carne de acordo com a condição da natureza, porque isto
supera a sua dignidade; mas foi conveniente para Deus, de acordo com a
excelência infinita de sua bondade, aquele que a unisse a si mesmo para salvar
o homem.
Deus é grande, não em volume, mas em virtude;
conseqüentemente, a magnitude de seu poder não sente qualquer estreiteza no que
é limitado. Se a palavra fugaz do homem é ouvida simultaneamente por muitos e
toda inteira para cada um deles, não é incrível que o Verbo de Deus esteja por
sua vez o tempo em todos os lugares todo inteiro. (Suma Teol, 3ª parte, q. I,
a,. 1)
Santíssima. Virgem Maria, fazei
por vossa intercessão que o amor de Jesus consuma e destrua em mim todos os
afetos estranhos a Deus. Atendeis a todos, atendei também a mim: obtende-me o
amor e a perseverança.
(“Encarnação,
Nascimento e Infância de Jesus Cristo” - Santo
Afonso Maria de Ligório - Doutor da Igreja e Fundador da Congregação
Redentorista - Tradução do Pe. OSCAR DAS CHAGAS AZEREDO, C.Ss.R. Edição Pdf -
Aparecida – 2004 – Fl. Castro – págs. 122/123)
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