quarta-feira, 25 de novembro de 2020

COISAS ADMIRÁVEIS EM SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA

 


Na Legenda Dourada, de Santiago de La Voragine, estão relacionadas cinco coisas admiráveis observadas nesta Santa: sua sabedoria, sua eloquência, sua fortaleza, sua puríssima castidade e os muitos privilégios com que Deus quis honrá-la.

1.       Exemplo admirável de sabedoria.  “Esta insigne  donzela dominou todos os ramos da ciência filosófica. A Filosofia, ou sabedoria por antonomásia, se divide em teórica, prática e lógica. A  teoria,  segundo alguns tratadistas, compreende três tipos de saber humano: as ciências do entendimento, as chamadas naturais e as de índole matemática. Santa Catarina possuiu perfeito domínio destes três grupos de ciências”. 

2.       “Santa Catarina foi admirável por sua eloquência. Para provar o alto grau em que possuía esta qualidade, podemos aludir á facilidade com que de sua boca fluíam as palavras quando pregava: a claridade dos argumentos que esgrimia ao razoar, como quando, discutindo com o imperador numa ocasião... (ou)... a eficácia com que convencia a seus oponentes, posta a manifesto durante a controvérsia que manteve com cinquenta oradores, os quais absoluta e definitivamente deixou vencidos pela causa que ela defendia”.

3.       “Foi Santa Catarina admirável por sua fortaleza.  Esta fortaleza ficou claramente demonstrada nas seguintes três atitudes da santa: a) na inquebrantável  constância com que suportou e desprezou as reiteradas ameaças a que foi submetida...  b) Na energia com que rechaçou os prêmios e recompensas que César lhe oferecia... c) Na certeza com que aguentou os tormentos...entre eles a prisão no calabouço e o das rodas”.

4.       “Santa Catarina foi admirável por sua castidade. Com efeito, a santa conservou incólume sua pureza apesar de que sua vida transcorreu num ambiente pouco propício e até muito perigoso  para observância desta virtude, porque há cinco coisas que fazem sumamente difícil a perseverança na guarda da castidade, a saber: a abundância da riqueza, pois as riquezas permitem levar uma vida mole, fácil para o debilitamento do espírito; determinadas ocasiões, aptas de si para arrastar as pessoas que nelas se encontram para o pecado de lascívia; a idade juvenil, na qual a pressão de  luxúria  é mais forte; a liberdade, ´pouca amiga de freios; e a beleza, que por si é provocativa. Todas estas cinco circunstâncias se deram no caso de Catarina, porém, de fato, nem separadas nem juntas constituíram obstáculos insuperáveis para que a santa donzela conservasse sua puríssima castidade”...

5.       “Esta santa é digna de nossa admiração pelos muitos privilégios com que o Senhor quis honrá-la.  A este propósito convém notar que Deus favoreceu a certos santos outorgando-lhes  à hora de sua morte algum benefício especial; por exemplo, a João Evangelista concedeu-lhe a mercê de que se lhe aparecesse Cristo; a São Nicolau, que de seus ossos fluísse azeite; a São Paulo, que de seu sepulcro manasse leite; a São Clemente, lavrou-lhe um mausoléu debaixo do mar;  a Santa Margarida favoreceu aceitando sua petição de que atendesse as orações de quantos se encomendaram a ela. Pois bem, a Santa Catarina outorgou-lhe o Senhor não meramente alguns dos mencionados privilégios, senão todos eles...” Há um outro privilégio que a Legenda Áurea não conta: o corpo da santa foi traslado por São Miguel ao Monte Sinai, onde é venerado hoje sob uma catedral construída em sua honra.

 (La Leyenda Dorada”, de Santiago de La Voragine, vol. II, Editora “Alianza Editorial”, Madri,  págs. 773/774)

Nenhum comentário: